Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As margaridas de Deise
Reginaldo Ferreira

CAPÍTULO UM

Erguida entre as serras, a pequena cidade de Andaluzia prosperara como nenhuma outra no tempo do garimpo. Acabada a safra do ouro, muitos se mudaram, ficando ali somente aqueles que compraram terras e escravos, tornando-se coronéis ou comerciantes bem sucedidos.
A uma légua da cidade, um pequeno vilarejo fornecia tudo que ela precisava. Dava gosto de ver as frutas da estação, as flores de uma infinidade de cores e o rio, que fornecia a água para todos os moradores. Lá morava o comerciante de leite, o homem das rapaduras, a comerciante de legumes e tantos outros.
Um certo Nestor, morador da cidade e homem de poucas posses, viu-se atolado pelas dividas e tratou logo de pedir dinheiro emprestado. Como todos os seus conhecidos da cidade lhe negaram tamanho favor, resolveu que era hora de tentar a sorte noutro canto.
Pai de uma menina de olhos amendoados e dada a travessuras, hesitou por um instante em viajar, pois não poderia levar a pequena, uma vez que a viagem seria longa e extenuante. E foi num sábado que a ele veio a solução:
- O que te atormenta, homem? – perguntou Frederica, a mulher que lhe fornecia os legumes e amiga de longa data.
- É a Deise, dona. Os negócios estão ruins, preciso procurar nova vida em outro lugar, mas não posso leva-la agora. Temo que eu não possa viajar por causa disso.
- Ora – disse a mulher. – Deixe a garotinha comigo. Eu mesmo estava precisando de alguém para me ajudar na lida da casa. Sabe que sou viúva e não tenho filhas, apenas um menino macho que se foi para a capital.
- Mas não lhe causará problemas?
- Claro que não. Quanto tempo pensa em deixar a menina?
- Até que eu arrume um emprego fixo. Creio não demorar muito para encontrar.
- Então faça sua viagem, que da Deise cuido eu.
E as malas foram arrumadas, os beijos dados e as lagrimas rolaram do rosto pequeno da menina.
- Não fique assim filha, o papai volta logo.
- Não posso ir com o senhor? – perguntou Deise.
-Não por enquanto, o papai deve se estabelecer primeiro para poder busca-la. estou indo para morar com uns parentes distantes do papai, não é chegarmos os dois assim de uma vez. Prometo que a nossa casa na capital terá muitos cômodos e um quarto só para você ,princesa.
- Promete?
- Sim.
-Está bem. Vou ser boazinha e esperar o senhor vir me buscar.
- Isso. Obedeça à senhora Frederica, faça tudo que ela disser e não se esqueça do que conversamos.
- Sobre a mamãe?
- Sim. Não gosto de você andando por aí, mas como não posso impedi-la de visitar sua mãe, quero que nunca se afaste do vilarejo, ande sempre no caminho da ponte e nunca vá para a floresta. Está me entendendo?
- Sim, papai. Mas não se preocupe, o Rubens vai comigo, não tenho medo.
- Bom – disse Nestor, suspirando. – Isto me deixa realmente despreocupado.
Deise abraçou demoradamente o pai, deu-lhe um beijo e mais um abraço.

O pai seguiu de trem para a capital, onde ela imaginava existirem flores de chocolate e árvores de algodão doce.
- Mas que imaginação ridícula, menina! Árvores de algodão, doce – disse-lhe Frederica, guiando a carroça no chão duro do vilarejo.
- Pois não vejo outra razão para o pai ter de viajar – respondeu Deise, com Rubens no colo.- Aqui estávamos muito bem.
Depois de cuspir o fumo que mascava, Frederica disse:
- Os adultos é que sabem das coisas, menina!
Chegaram à casa da dona Frederica, uma casa azulada, com metade da cor desbotada pelo tempo. As duas desceram da carroça e entraram na casa.
Não se demoraram muito para desfazer as malas de Deise. Afinal, não eram tantas coisas, pois o pai da menina voltaria logo. Ela dormiria no quarto que era do filho de Frederica, agora morando na capital


Biografia:
Escritor amador. Leio de tudo um pouco, mas amante de mistério e terror, como as historias de Stepben King, Poe e Neil Gaiman. Junto a estas, também Tolkien e CS Lewis, com uma boa dose de Machado de Assis e Graciliano Ramos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52833


Outros títulos do mesmo autor

Contos As margaridas de Deise Capitulo três Reginaldo Ferreira
Poesias As margaridas de Deise Capítulo Dois Reginaldo Ferreira
Contos As margaridas de Deise Reginaldo Ferreira
Contos As velhinhas Reginaldo Ferreira
Contos O segredo de Sancha Reginaldo Ferreira


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55836 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55111 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54943 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54891 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54816 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54805 Visitas

Páginas: Próxima Última