Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A CLASSE DOS INTOCÁVEIS
DIRCEU DETROZ

Já é possível afirmar que a política brasileira virou o país de cabeça para baixo. Se o Brasil fosse uma cobra jararaca poderíamos dizer que não sabemos mais onde fica a cabeça nem o rabo.

Claro que eles não são os únicos culpados. Querendo ou não, foram eleitos por nós. Para colocá-los lá, basta alguns toques na urna eletrônica. Tirá-los do cargo, deveria ser ainda mais fácil. Infelizmente não é.

Vou usar Marta Suplicy como um exemplo nefasto da nossa política. Claro que existem outros, mais Marta é uma personagem conhecida desde os tempos de sexóloga. Ou da famosa frase: “Relaxa e goza”.

Marta comungou com a ideologia petista por 33 anos. Passou por todos os cargos. Foi Ministra do Turismo do governo Lula. Depois de três décadas próxima do poder, pulou para o galho do PMDB em 2015.

Um dos discursos mais inflamados na convenção nacional do PMDB contra o governo Dilma, saiu da boca de Marta Suplicy. Disse resumidamente que Dilma “não tem dado conta do recado”, e engrossa a ala já maioria do partido que defende a saída do PMDB da canoa do petista. Sobre Lula nenhum pio. O dono do PT. O criador de Dilma.

A visão dos peemedebistas é a mesma das outras siglas, independentemente de ser aliado ou oposição. O governo é da presidente Dilma, e não do Partido dos Trabalhadores. Com a reação de todos diante do pedido de prisão do ex-presidente Lula, parece que ele é um ser intocável. Isto é maléfico para qualquer democracia.

Então não passou de uma mentirinha, o apoio de todos contra a corrupção. Os “aplausos” que os promotores recebiam, de repente, se transformaram. Para o governo, foi uma aberração. A oposição e os juízes não pouparam críticas. Só porque alguns deles decidiram enquadrar o ex-presidente Lula. Mirraram o arpão no tubarão.

É aqui que cabe outro paralelo da falta de decoro (vergonha) das nossas siglas partidárias. Qual seria a reação de todos, se o pedido de prisão fosse para o ex-presidente Collor de Mello? Acho que nem preciso responder. E ainda ouviríamos de muitos, que lugar de corrupto é na cadeia. Muitos estão lá. Os bagrinhos, é claro.

Nosso sistema político nascido com o fim da ditadura está falido. Foi o principal culpado pelas crises de todos os governos pós-redemocratização. E ainda se mostrou um nascedouro sagaz de corruptos sedentos por poder e riquezas com dinheiro fácil.

Não apenas isso. Ele conseguiu criar a classe dos “intocáveis”. Um país politicamente com essa capacidade, precisa rever seus conceitos de nação com extrema urgência.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69028 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57931 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57570 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55854 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55139 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55096 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54974 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54908 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54852 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54847 Visitas

Páginas: Próxima Última