Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OLHANDO PARA O FUTURO
DIRCEU DETROZ

Hoje, e não importa a classe social a qual você pertença, existe um consenso. O Brasil vive sua maior crise desde a volta da democracia. Então surgem duas perguntas: Foi a crise política que desembocou na crise econômica? Ou o inverso? Diante das respostas, sabemos que o consenso fica distante.

Um fato me preocupa. Todos estão olhando para o presente. Não existem visionários que enxerguem o futuro do país. Deveríamos pensar num Brasil para nossos filhos e netos. O legado atual é de dar vergonha e nenhuma esperança.

Acredito que foi a crise política que levou a nossa economia para um beco sem saída. Pior é olhar para a política perceber que também não temos nenhuma saída.

Esperar que uma reforma política seja desencadeada por deputados e senadores, donos de enormes privilégios, seria um milagre. O Brasil deles é financiado com o nosso dinheiro. Lá ele sempre está sobrando. Onde o dinheiro sobra, tudo é bacanal.

Também existe a visão simplista de que o impeachment resolverá todos os problemas. Basta uma simples olhada na linha sucessória, para perceber os perigos e as incógnitas do nosso futuro.

Começando pela presidente Dilma. Tenho a convicção de que, se o criador pudesse destituir sua criatura, ele o faria sem o pudor de estar sendo “honesto” ou não. Se a presidente quiser permanecer no cargo, deve esquecer a oposição, e começar a se preocupar com seu próprio partido.

Sem Dilma, teríamos três figuras do PMDB. Um partido que mais parece constituído por vampiros. Sugam e gostam de viver nas sombras. Desde a redemocratização o PMDB não teve coragem para descer do muro, e dizer com todas as letras a que veio.

Que futuro poderíamos esperar para o Brasil, com Michel Temer sucedendo a presidente Dilma pelos próximos dois anos. Ele não consegue ser o cacique nem da maioria do PMDB. Talvez, criasse um novo método de governar escrevendo cartas.

Se Michel Temer descobrisse que o Brasil é grande demais para seu caminhão, e na verdade é, viriam Eduardo Cunha, e Renan Calheiros. Com uma linha sucessória dessa “estirpe”, seria possível deixar a crise política para trás. A resposta é não.

Se, de repente, bate alguma esperança para 2018, diante dos nomes ela acaba indo embora rapidinho. Que futuro o Brasil teria governado por pessoas como Lula, Geraldo Alckmin, Aécio Neves, José Serra, ou Marina Silva, que diante da crise preferiu hibernar. Nenhum deles consegue olhar para além do seu próprio umbigo. E o futuro do Brasil não está ali.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69057 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57958 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57601 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55873 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55177 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55127 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55004 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54929 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54876 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54866 Visitas

Páginas: Próxima Última