Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O FENÔMENO SÉRVIO
DIRCEU DETROZ

“Tênis é um jogo de burgueses”. Foi isso que um menino ouviu do ex-presidente Lula, quando pediu a construção de uma quadra na sua favela. Felizes são aqueles que podem assistir esses “burgueses” suando a camisa e fazendo jogadas geniais.

Quando o suíço Roger Federer acendeu ao topo do ranking fazendo mágicas com a bolinha amarela foi comparado a um extraterrestre. Para os especialistas jamais apareceria um fenômeno igual ou parecido na História do tênis profissional.

Concordo com os especialistas quanto ao igual. Toda a ciência da igualdade é burra. Parecido, ainda na “era Federer” mesmo que no seu fim, estamos diante de um novo fenômeno. O que o sérvio número um do mundo Novak Djokovic vem fazendo nos últimos anos, e fez em 2015 será difícil de ser repetindo.

Em 2015, Djokovic chegou a final de todos os torneios que disputou incluindo os quatros do “Grand Slam”. Perdeu apenas três. A derrota para Stan Wawrinka em Roland Garros impediu que seu ano fosse ainda mais fenomenal.

Quando criança, Djokovic também não tinha quadras para jogar. Numa das passagens mais emocionantes da sua biografia, o sérvio conta que junto com sua amiga Ana Ivanovic jogavam tênis dentro de piscinas das casas abandonadas, quando as bombas inimigas davam uma trégua na Guerra da Bósnia.

Duas coisas na carreira de Novak Djokovic me colocam para pensar. A primeira é surpreendente. Como um jogador de tênis profissional descobre ser alérgico ao glúten só aos vinte e quatro anos de idade. E como a História do tênis seria diferente, se a descoberta fosse antes.

Agora não podendo mais tapar o sol com uma peneira, dois dos comentaristas de tênis do canal Sportv acharam uma saída pouco original. Decidiram apelar para o carisma. De Dácio Campos eu até entendo. Ele é um frustrado. Agora Maria Esther Bueno deveria saber a diferença entre ter carisma e ser um “queridinho”.

Para exemplificar isso temos um exemplo dentro do Brasil. O jogador Neymar tem carisma, ou é apenas um queridinho das fãs? Quando na primeira intervenção comentando uma decisão entre Novak Djokovic e Andy Murray, Maria Esther Bueno cita o carisma de Roger Federer e Rafael Nadal, muita coisa fica explicada.

Se a torcida sempre está ao lado de Federer e Nadal não significa que falte carisma a Novak Djokovic. E entre vender carisma e ser culto, Djokovic está certíssimo em escolher a segunda opção. Mesmo porque, nem sempre suspiros, aplausos e desmaios têm haver com carisma. Isto também é conhecido por bajulação.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52946


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69108 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 58006 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57665 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55943 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55274 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55258 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55167 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 55045 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 55022 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54999 Visitas

Páginas: Próxima Última