Um dos papeis de quem vai auxiliar “Alguém” intelectualmente (papel dos professores), é abrir as portas do conhecimento e não cercar o conhecimento intuindo que ele já esta pronto, na verdade o papel é apenas apertar o “start”, afinal, ser Humano não é igual a outro ser humano e se fosse, não seria ser humano. A formatação de ser um humano esta justamente na singularidade e, se Alguém é igual a Alguém, pode ser que seja prisioneiro....
É uma verdadeira esquizofrenia didática preparar um único calendário pra milhares de Alunos diferentes, enfim, isso é aprisionamento do potencial conhecimento e inibi futuras invenções que se quer sabemos e/ou podemos elencar . Aluno tem que ter disciplina, porem, não disciplinas que inibam as qualidades e possíveis qualificações...
A literatura é uma janela aberta para o conhecimento de quem assimilou a ideia de ler e, se Alguém (se quer) assimilou essa ideia o bom vira castigo, enfim, é preferível que não tenhas conhecimento a ter em forma de castigo.
A medida que o ensino é imposto ele cria uma revolta didática e o “individuo” por Ele vitimado começa a ver uma forma de não fazê-lo e mostrar nuances da não necessidade disso. A Tradição interessa só aqueles que desejam dar continuidade nela, porem, quem não deseja isso foge de padrões tradicionais, enfim, é preciso entender que padrão só é bom se for solicitado. Tudo isso cria uma síndrome da desatenção, ou seja, devo estar atento e não quero, preciso estar atento e não posso, enfim,,,, é uma crueldade.
Quem disse que os outros precisam de trabalho, padrões, idéias e imposições. Há muitas Pessoas que não querem terno e gravata, serem executivas, andar de carrões e, não estão nem aí pra celebridades e em qual Escola se formaram?
Desencadear o ensino é diferente de adestrar leões, pois, crianças precisam de carinho, aprender ser responsáveis, ser humanas na integralidade da palavra e, o conhecimento específico cientifico será buscado por Elas pela percepção do mudo que as cerca e isso é desenvolvimento intelectual, ou seja, a integração com a vida como um Todo e com o Todo que ela precisa para pode ser a vida. É triste sabe que o tempo não volta..... e se isso é assim.... Criemos agora um perfil de ensino que compreenda o ser humano para que essa compreensão se espalhe naturalmente pela vida.
Abraços,
Jecer de Brito
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