Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
COISAS QUE ENVERGONHAM
DIRCEU DETROZ

Se alguém falar que o Brasil é um caso de polícia, não podemos criticá-lo. Ele não será de todo um mentiroso. Uma mentira dessas é nada quando comparada as que nossos governantes contam. Seria nossa democracia uma caixinha de mentiras?

Os noticiários são explícitos. Atualmente as manchetes das crises política e econômica, são subjugadas pelas policiais envolvendo nossos governantes. Nunca antes na História deste país, se viu tantos políticos acuados. Alguns apelando até para a macumba.

De um a dez, acredito que o Brasil atingiu o estágio sete de ingovernabilidade. Nove de imoralidade. Chegamos a tal ponto, que não existe mais ninguém preocupado em governar ou contornar a crise em que o Brasil foi atirado.

É um toma lá dá cá diário. Todos dando alguma coisa em troca para manter-se no poder. E parece que o povo já percebeu que tirando a “utopia do voto”, não tem poder nenhum para mudar o cenário.

Já fomos comparados a uma “república das bananas”. Com um país “não sério”. Agora somos de fato uma “republica de corruptos”. Está ficando claro. O que se arquitetou na última década e meia, não foi um projeto de governo. Foi um projeto de corrupção. E não pensem que ele será desmontado como num passe de mágica.

No caso da presidente Dilma, a vergonha se multiplica por dois. Por permitir que os corruptos continuassem agindo. E por criar uma das nossas maiores crises econômicas. A vergonha fica maior sabendo que ela foi eleita com os predicados de uma “grande gestora”. Talvez, deixe o governo com a marca da “grande deficitária”.

Infelizmente parece que a sociedade vem se contaminando rapidamente com o que acontece no topo da pirâmide. Aumenta assustadoramente os casos daqueles que pensam que também podem e acreditam na impunidade. Roubar e matar com uma arma nas mãos, é apenas mais um componente. Diria uma inovação e aperfeiçoamento.

Vergonha é o mínimo que os brasileiros deveriam sentir diante do ficamos sabendo diariamente. Mesmo as pequenas coisas. Num passado recente, a mídia divulgou o não pagamento a empresa que transportou nossa comitiva numa viagem aos Estados Unidos. Fato que o governo confirmou depois de quitar a dívida.

No domingo soubemos pelo jornal A Folha de São Paulo, que o Brasil vem quitando apenas a parcela mínima do que deve a ONU. O pagamento foi feito na véspera do discurso da presidente em setembro. Isto somado ao rombo do orçamento evidencia que estamos literalmente quebrados. E como todos os quebrados, mantendo a pose.

Não deveríamos aceitar um país com tantas imoralidades. Infelizmente estamos.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61632


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62674 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62654 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62509 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62479 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62473 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62448 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62446 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62436 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62426 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62422 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última