Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Disciplina e Repreensão
Silvio Dutra

Exortação e admoestação

“Eu repreendo e disciplino a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.” (Apocalipse 3.19)
Neste versículo de Apocalipse, nosso Senhor Jesus Cristo revela a nossa necessidade de repreensão e disciplina, e que Ele faz isto porque nos ama, uma vez que sendo pecadores, nossa condição natural é a de estarmos desviados do caminho de Deus – o pecado nos tirou da posição em que deveríamos ser achados – e assim, tendo adquirido o hábito do pecado, necessitamos de correção e disciplina para a formação do novo hábito da santificação, de modo que se afirma que todos os crentes têm sido feitos participantes da disciplina de nosso Pai celestial (Hebreus 12.8).
E, muito desta disciplina e correção é feita por Deus, através da instrumentalidade daqueles que tem chamado para liderar a Sua Igreja.
Há muitas coisas que os cristãos devem obedecer e guardar.
Por isso, depois de ter apontado alguns dos deveres da Igreja no quinto capitulo de I Tessalonicenses, quanto à necessidade de vigilância e santificação, com vistas ao encontro com o Senhor, Paulo lhes exortou que se submetessem aos líderes que o Espírito Santo constituiu sobre eles, para velarem por suas almas, uma vez que Deus lhes tem preparado e suprido com dons e talentos espirituais, para regerem Seu povo, e cuidarem dos interesses do Seu Reino através da Igreja.
Eles devem reger, não com rigor, mas com amor. Eles não devem exercer domínio como senhores temporais; mas reger como guias espirituais, servindo de exemplo para o rebanho. Eles estão em governo sobre os cristãos, não como os magistrados civis, porque são auxiliares de Cristo, e devem reger pelas leis de Cristo, e não pelas próprias leis.
Então, com vistas a facilitar o trabalho destes líderes relativo ao aperfeiçoamento dos cristãos para a obra do ministério, Paulo exortou os tessalonicenses a terem aqueles que presidiam sobre eles, em máxima consideração, isto é, lhes dando a devida honra que devem receber, conforme é da vontade de Deus.
O trabalho dos pastores deve ser reconhecido, porque como está no original grego, a expressão “que trabalham entre vós”; significa trabalhar até à exaustão.
Os que presidem o rebanho, no Senhor, devem trabalhar desta forma, fazendo-o entre os irmãos, na convivência com eles, e não distantes como supervisores seculares.
Muito do trabalho destes líderes consiste em admoestar, isto é, disciplinar o rebanho através de conselhos e repreensões (I Tes 5.12). Como velam pelas almas dos cristãos devem receber grande estima e amor de suas ovelhas, por causa do trabalho que realizam. Este trabalho deve ser feito em paz entre os pastores e as ovelhas (I Tes 5.13).
Grande parte deste trabalho dos pastores consiste em prevenir o rebanho dos muitos perigos espirituais, através da Palavra de Deus.
A exortação citada em I Tes5.14 visa também a consolar os desanimados, que podem estar recuando na fé por causa das suas perplexidades, diante das tribulações e provações que estejam experimentando; ou que por qualquer outro motivo estejam perdendo o seu fervor por Cristo. Exortar significa incentivar, para que se faça progresso seguindo adiante.
Os que são fracos no corpo de Cristo devem ser amparados, e não repreendidos. Devem ser amparados especialmente por nossas orações, até que aprendam a prevalecer com a própria fé.
O exercício da repreensão dos crentes insubmissos deve ser feito com mansidão, segundo a sã doutrina, ou seja, o motivo de serem repreendidos visa à sua restauração; a um andar ordenado segundo a Palavra de Deus.
Tão importante é o exercício da disciplina na Igreja, que nosso Senhor chegou mesmo a ordenar que fosse considerado como gentio e publicano todo aquele que se dizendo crente e participando da comunhão de determinada congregação local viesse a se tornar endurecido no pecado, negando-se ao arrependimento de forma deliberada.
Desde os dias do Velho Testamento, Deus determinou ao Seu povo o exercício da disciplina, de modo que consideraria culpado todo aquele que deixasse de repreender seu irmão por alguma falta cometida (Levítico 19.17).
O ato de disciplinar e repreender traz glória para o nome do Senhor, porque vindica Sua santidade e justiça, com demonstração de zelo e amor por Ele. Como disciplinar e repreender não são procedimentos agradáveis de serem realizados, e colocam em risco a popularidade de quem a isto se aplica, sendo também algo trabalhoso e desgastante em sua própria natureza, então é uma grande prova de amor para com o Senhor, e de desapego a nós mesmos obedecê-Lo neste particular, cooperando para o aperfeiçoamento espiritual de nossos irmãos em Cristo.
Como já dissemos anteriormente, isto deve ser feito no Espírito, com mansidão, brandura e segundo a sã doutrina, e não propriamente por nossos critérios pessoais, ou por motivo de irritação, ou qualquer outro de natureza diferente.
Lembremos sempre que o alvo da disciplina e repreensão não é o de castigar, porque no passado esta palavra traduzida em determinados textos em nossas bíblias tinha o sentido de instruir, e não o de produzir propriamente dor, humilhação, perda e sofrimento, como é a atual conotação da palavra castigar. O alvo é de conduzir ao arrependimento, e de formar o caráter cristão segundo a Palavra de Deus.
Isto pode ser observado especialmente no livro de Provérbios, onde a mesma palavra hebraica para instrução ou correção foi traduzida como castigo.
Você pode ler alguns versículos bíblicos com as seguintes palavras destacadas do texto original:
1 – paideia (grego) – disciplina, instrução;
2 – elegcho (grego) – repreender, admoestar, reprovar;
3 – yakach (hebraico) – repreender, reprovar;
4 – parakaleo (grego) – exortar, incentivar, estimular, confortar, encorajar;
5 – musar (hebraico) – correção, instrução, disciplina; relativas ao assunto, acessando o seguinte link:

http://www.escrita.com.br/escrita/leitura.asp?Texto_ID=33551

Pr Silvio Dutra


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52815


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57912 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54907 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54764 Visitas

Páginas: Próxima Última