Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Convênios
Karen Maldonado Ferreira da Rocha

Resumo:
Explica sobre a importância de fazer e guardar os convênios feitos com Deus.

Primeiramente, gostaria de relatar-lhes um conto chamado: A Pedra do Reino

Havia um nobre Rei que possuía um domínio de terras e poder muito vastos. Ele era muito bondoso e sempre ensinava ao seu povo bons princípios. Seu único filho havia morrido, por isso, ele precisava de um novo herdeiro.
A fim de escolher um herdeiro entre o povo, lançou um desafio: Aquele que conseguisse trazer-lhe a Pedra do Reino provaria sua lealdade, portanto, seria digno de ser coroado como Novo Rei.
Todos correram para procurar a pedra. Muitos se apresentaram ao palácio com as pedras que haviam encontrado ou já possuiam. Haviam pedras de todos tamanhos, formas e cores. Algumas eram deslumbrantes, outras mais singelas a vista, mas todas de muito valor.
Porém, o rei ainda não estava satisfeito. Depois de muitos meses, ninguém encontrara a pedra que ele procurava.
Cada um que passava pelo portão de saída do Palácio, tendo sua pedra sido rejeitada pelo rei, era abordado por um mendigo que tentava negociar dizendo: “Dê-me a tua pedra que eu te darei a pedra do Reino”.
Todos os que passavam por ali recusavam-se a ouvir o mendigo, passando de largo por ele.
Até que um dia, um jovem pobre viajante, apresentou-se ao rei com uma pedra que havia encontrado numa de suas viagens. A pedra parecia-lhe valiosa, por isso animou-se, pois estava determinado a ajudar a todas as pessoas que encontrasse, caso se tornasse rei.
Tendo sido sua pedra recusada como as demais, embora o rei garantisse que ela era de fato muito preciosa, o jovem passou pela porta de saida e foi também abordado pelo mendigo que fez mais uma vez sua proposta”Dê-me a tua Pedra que eu te darei a Pedra do Reino”.
O jovem, compadecendo-se dele e retirou de seu bolso sua pedra, entregando-a ao mendigo, dizendo que não queria nada em troca.
Imediatamente o mendigo transformou-se no rei. O jovem assustado, curvou-se num ato de reverência. O rei então, fez sinal para que se levantasse e disse batendo palmas de alegria: Finalmente, finalmente encontrei a Pedra do Reino.
No dia seguinte, o jovem foi coroado como novo Rei porque Ele era a Pedra do Reino, mais preciosa que todas as outras, pois provara sua lealdade.


Explicação:

Podemos aprender algumas lições dessa história:

Esse jovem tornou-se Rei porque ele foi leal aos princípios de bondade ensinados pelo Rei.
Podemos considerar o jovem como sendo cada um de nós.
O Pai Celestial quer nos conceder uma herança em seu Reino, mas ele nos dá ensinamentos, o evangelho de Jesus Cristo. Se formos considerados fiéis e leais, dia virá que seremos coroados como reis e rainhas celestiais.
Nesse conto, o rei, em forma de mendigo, faz uma proposta ao jovem, que também podemos considerar como um contrato, ou um acordo: Dê-me a tua pedra que eu te darei a pedra do reino. Na verdade, o que ele estava pedindo para o jovem era sua vida, pois quantas coisas ele poderia fazer com a pedra preciosa? Ele, sendo pobre, poderia ter uma vida diferente, mas não preocupou-se com sua vida, mas sim em ser leal aos ensinamentos do Rei, de ser bondoso. E, por ele ter entregado tudo o que ele tinha, o Rei entregou em suas mãos tudo o que ele tinha também.

O Pai celestial também faz-nos uma proposta, a de que, se guardarmos seus mandamentos teremos a vida Eterna ao seu lado.
Essa proposta é um tipo de contrato sagrado que chamamos de Convênio.

Nesta vida, fazemos convênios com nosso Pai Celestial. Deus estabelece as condições dos convênios e nós, prometemos segui-las. Ao cumprirmos nossos convênios somos abençoados nesta vida e herdaremos a vida Eterna.

Povo do convênio

O povo do Senhor sempre foi o povo do convênio.

Deus disse a Abrão:

Abraão 2:10-11

Somos filhos de Abraão, portanto, os convênios e promessas também são nossos.

O Elder Nelson disse:

Quando nos damos conta de que somos filhos do convênio, sabemos quem somos e o que Deus espera de nós.
O maior elogio que pode ser conquistado nesta vida é o de ser conhecido como guardador de convênios.

Exemplos das escrituras


Nas escrituras encontramos exemplos de pessoas que fizeram convênios.

Mosias 18:8-9- povo de Alma

Alma 56:5-8
Convênio de Amon e depois convênio de seus filhos(Exérciro de Helamã)

Convênios que fazemos

Fazemos convênios ao recebermos as ordenanças do batismo, a ordenação do sacerdócio e as ordenanças do templo.

Por que fazemos convênios?

Nossos convênios guiam nossas escolha e nos ajudam a resistir as tentações.


Renovamos nossos convênios
Renovamos nossos convênios no sacramento e no templo


Bênçãos dos convênios




Dec82:10-O Senhor está obrigado conosco quando o obedecemos.


As bênçãos do convênio Abraamico são:

Bênçãos Terrenas

Terra prometida,posteridade numerosa,evangelho de Jesus Cristo e o sacerdócio para Abraão e sua posteridade.

Bênçãos Eternas:
O Reino celestial, Casamento Eterno, Progênie Eterna, Exaltação e Vida Eterna.

Muitas são as bênçãos que recebemos ao cumprirmos nossos convênios.
Exodo 19:5
Dec35:24
Dec 90:24


Cumprimento dos convênios na família



Elder Richard G.Scott comentou:
Uma das maiores bênçãos que podemos oferecer ao mundo é o poder de um lar centralizado em Cristo, no qual se ensina o evangelho, convênios são grardados e há muito amor.

Irmã Linda K. Burton-

Vamos lembrar o conceito de bom, muito bom e excelente ao ensinar.É bom ensinar nossos filhos a respeito do templo.É muito bom prepará-los e esperar que façam e guardem convênios.É excelente mostrar a eles pelo exemploque nos apegamos com alegria a nossos próprios convênios batismais e do templo.

Seremos felizes

Presidente Thomas S. Monson disse:
Devemos reverenciar nossos convênios e a fidelidade a eles é um requisito para a felicidade.

2 Néfi 5:27 E aconteceu que vivemos felizes. Eles tinham acabado de construir um templo e eram fiéis aos convÊnios.

Como guardamos nossos convênios?

Guardando o Dia do senhor
Orações individuais e familiares
Estudando as escrituras
Noite familiar semanal

Guardar os convênios de coração

Jacó serviu 7 anos por Raquel e esses pareceram como dias pelo muito que a amava.

O Pai celestial ofereceu seu filho por amor. Jesus cristo ofereceu-se em sacrifício por amor. E nós? Como estamos cumprindo nossos convênios?

Elder Robert De Halles disse:
Será que nós e nossos filhos compreendemos que quando somos batizados,modificamos para sempre? (mudamos o nosso coração para sempre)

Exemplos:

Mosias 5:2- povo do Rei Benjamin-mudaram o coração

Mosias 18:11- povo de Alma-bateram palmas de alegria

O presidente Joseph Fielding Smith disse:

Se reconhecemos plenamente o valor das muitas bênçãos que recebemos por meio da redenção feita por nós, nada há que o Senhor nos peça que não façamos com entusiasmo e boa vontade.

Elder Holland disse:

Não sei exatamente como será nossa experiência no dia do Juízo, mas ficaremos muito surpresos , se em algum ponto da conversa , Deus nos fizer exatamente a mesma pergunta que fez a Pedro: “ Você me amou?”



Testemunho...


Biografia:
Escritora desde sempre, mesmo que não conhecida. Amo a vida e descrevê-la com palavras sentidas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Convênios Karen Maldonado Ferreira da Rocha
Discursos Fazer as coisas fracas se tornarem fortes Karen Maldonado Ferreira da Rocha


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56745 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55008 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54884 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54872 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54776 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54737 Visitas

Páginas: Próxima Última