Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Problemas de Comunicação
Cláudio Thomás Bornstein

Seu Adolpho, com ph, é daqueles cidadãos da antiga, origem lusitana, que prima por dizer "não" a qualquer pergunta que lhe é dirigida. No início discuti muito. Depois aprendi que a melhor reação é o silêncio. No embaraço da pausa que surge, seu Adolpho, de mansinho, começa a tecer fios de "sim" na malha de "não" e o que acaba resultando é uma trama positiva, para satisfação minha e dele.

Tudo seu Adolpho sabe melhor, para tudo tem uma resposta, qualquer afirmação é logo contestada e a última palavra é sempre a dele. Fora disso, é ótima pessoa. Honesto, confiável, leal e, acima de tudo, um profissional competente. Seu Adolpho tem uma pequena serralheria na zona norte do Rio de Janeiro.

Precisando fazer uma porta para um armário da área de serviço, telefonei para seu Adolpho e, como de costume, na hora marcada ele apareceu. Fez um desenho em que anotou as medidas, deu algumas sugestões e ficou de me mandar o orçamento. No dia seguinte, me lembrei que eu tinha esquecido de especificar o lado de abertura da porta e resolvi telefonar. “Seu Adolpho, a porta deve abrir do lado esquerdo” disse eu e, para reforçar, acrescentei “isto é, a dobradiça deve ficar do lado direito”. “Mas é claro” prontamente contestou seu Adolpho “não poderia ser de outra maneira, visto que do lado direito tem uma parede.” Com a consciência culpada por tamanha obviedade resolvi, à guisa de desculpa, justificar: “mas o senhor podia ter esquecido...”. Tamanha falta de respeito seu Adolpho não podia perdoar de forma que partiu logo para o ataque. “Espera aí, você disse que a porta abre do lado esquerdo. Mas é para o lado direito.” Meio nervoso e receoso de algum mal entendido, retruquei: “Como, seu Adolpho? A dobradiça fica do lado direito, portanto a porta abre pela esquerda”. “A porta abre da esquerda para a direita, portanto, é para a direita que ela abre” foi o comentário de seu Adolpho ao que eu, na certeza de que nenhuma surpresa podia mais acontecer, já que tínhamos incluído tanto a esquerda quanto a direita na negociação, resolvi dar a conversa por encerrada.

Alguns dias mais tarde recebi o orçamento. Tudo estava perfeito com exceção de um pequeno detalhe. A porta tinha uma parte fixa e no nosso encontro eu tinha dito que ela devia ficar acima da porta. No orçamento vinha "parte fixa inferior".

Novo telefonema e novo comentário meu contestando o detalhe do orçamento. Fez-se um silêncio embaraçoso, mas seu Adolpho logo se recuperou. “Ora, isto é só uma questão de "semântica"!” Confesso que em lingüística eu ando meio enferrujado de forma que levei algum tempo para retrucar. Depois, me lembrei que certamente a questão não era de sintaxe e que, sim, tratava-se de um assunto sobre significado. Tentando recuperar o tempo perdido e com uma ponta de ironia, acrescentei: “Claro, seu Adolpho, a questão é de semântica. Por isso mesmo...”. Mas seu Adolpho nem estava mais aí e deu o comentário definitivo: “Além do mais, o que vale é o desenho que eu fiz. Lá está tudo direitinho. A parte fixa é a superior. O orçamento, ora, o orçamento...”

Cláudio Thomas Bornstein


Biografia:
Para mais informações visite o blog CAUSOS em www.ctbornst.blogspot.com.br. Querendo fazer comentários, mande e-mail para ctbornst@cos.ufrj.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52953


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Escondidinho de camarão Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas Brincadeira tem hora Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas Tempos, relógios e relojoeiros Cláudio Thomás Bornstein
Frases Ousar ou não ousar? Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas A mendiga e a galinha Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas Amante e cunhado Cláudio Thomás Bornstein
Frases Regra e exceção Cláudio Thomás Bornstein
Frases Estímulo ou repressão? Cláudio Thomás Bornstein
Frases Sexo e obrigação Cláudio Thomás Bornstein
Frases Amor e sexo Cláudio Thomás Bornstein

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 80.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56718 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55050 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54972 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54850 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54842 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54743 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54713 Visitas

Páginas: Próxima Última