285 milhões de pessoas são deficientes visuais no mundo, segundo a World Health Organization, 90% delas vivem em países em desenvolvimento. O que é mais preocupante é que 80% da cegueira no mundo poderia ser facilmente evitada com prevenção e tratamentos de alta qualidade, porém o custo desses procedimentos tendem a impedir que as pessoas de baixa renda, as mais afetas pelo problema, não tenham acesso aos serviços.
Foi diante dessa situação que o Dr. Aravind Vijayaraghavan criou a Aravind, um negócio de impacto social localizado na Índia que vem solucionando, de forma gradual, o problema. O hospital criado pelo Dr. V. oferece diagnóstico e tratamento de problemas oftalmológicos por meio de uma rede de hospitais especializados e altamente eficientes. O cliente da Aravind paga o quanto pode pelo atendimento. De acordo com o valor pago, o paciente tem acesso a serviços diferentes. Os clientes que pagam o valor completo de uma cirurgia (em torno de US$ 250,00) ficam em quartos privados; isso permite a realização gratuita de algumas cirurgias para pacientes que ficam em quartos compartilhados, com atendimento de qualidade e boas condições de higiene. A especialização e o modelo operacional geram alta eficiência e reduzem os custos. A Aravind treina enfermeiras para realizar alguns procedimentos tradicionalmente feitos pelos médicos. Isso diminui o tempo do médico com cada paciente e, como o salário do médico é um dos maiores custos, reduz bastante o custo por cirurgia. Todos os processos – desde a chegada do paciente ao hospital até a sua saída – são padronizados.
Ao longo dos seus 37 anos de funcionamento, o negócio já atendeu mais de 32 milhões de pessoas, além disso mais de 371 mil cirurgias foram realizadas entre abril de 2012 e março de 2013.
No Brasil, ainda não possuímos uma rede de hospitais com a mesma finalidade da Aravind, entretanto, a saúde se apresenta como uma das principais demandas da população brasileira. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.
Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.
A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.
|