Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O que é um retardado mental
A dificiência está nos olhos de quem vÊ
Fabiano rodrigues boeira

Retardo mental é o funcionamento intelectual significativamente abaixo da média que ocorre junto a uma deficiência no comportamento adaptativo sendo manifestado durante o período de desenvolvimento" da criança. (Associação Americana de Retardo Mental).
     Também pode ser definida como uma condição onde houve interrupção do desenvolvimento mental, prejudicando o nível global de inteligência, as aptidões de aprendizado, de fala, de habilidades motoras e sociais.

     Muito ouvi falar sobre essa síndrome durante as eleições, mas não tinham ideia do que falavam, pois os portadores dessa síndrome não merecem ser comparados com esses seres ditos intelectuais.

     O retardo mental pode ser classificado entre: Leve, moderado e grave. Dependem muito de cuidados de famíliares e de instituições de amparo, mas o maior problema vivido por essas pessoas com esse tipo de deficiência, é a ignorância do povo tido “Intelectual”, que desmerecem essa síndrome, justificando suas agruras e temores em pessoas as chamando de retardadas.

O retardo mental não é necessáriamente uma sentença de ostracismo, muito pelo contrário, claro que depende do grau, mas todos podem levar uma vida normal, respeitando as limitações.

     Não sou médico e não vim aqui definir todo tipo de retardo, o que vim defender aqui é o uso correto do termo que temos que fazer à se referir a alguém que inadvertidamente faz uso de suas própias faculdades mentais sem ser uma marionetes de outrém.
Esse alguém deve ser chamado de “ser pensante”, que não se deixa levar por opiniões fantasiosas e demagogas de alguns intelectuais, esses sim, que sofrem de uma séria deficiência.

     Sofrem da falta de sensus explicitus, não podem todavia andar sem estarem acompanhados, não podem exercer nenhum tipo de comentário, com o risco de serem sumariamente ridicularizados e claro, sempre acham que estão com a razão, um dos graves sintomas de quem sofre da falta de sensus explicitus.

     O portador dessa doença além de tudo, não gosta de ser contrariado e sua opinião é a que vale, e quando não se faz ouvir, parte para a pancadaria e agressões de todo tipo, a preferida é a tentativa de ridicularizar aos outros, ofendendo-os.

     Chamar alguém de retardado não é ofensa, é ignorância do interlocutor, pois já sabemos que o retardo não é um problema e sim uma patologia e merece ser tratada com respeito.

Enfim meu amigo leitor, antes de “ofender” alguém o chamando de retardado, olhe-se no espelho e veja onde está a deficiência.


Biografia:
Assistente de Vendas,Formado em Marketing, nascido em caxias do Sul RS, sendo criado em São Paulo e que atualmente reside em São Lourenço do Oeste SC. Já passou por várias experiencias e agora quer tentar expor, o que sente e fala!!!
Número de vezes que este texto foi lido: 52829


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MALDIÇÃO DO AMOR INALCANÇÁVEL Fabiano rodrigues boeira
Artigos CHECK-OUT, ILHA DE RENTABILIDADE Fabiano rodrigues boeira
Poesias Sinto Saudades Fabiano rodrigues boeira
Artigos COLABORADOR MOTIVADO, RENDIMENTO DOBRADO Fabiano rodrigues boeira
Poesias Saudades de Vocês Fabiano rodrigues boeira
Poesias Pai Fabiano rodrigues boeira
Artigos TRIÂNGULO DAS VENDAS Fabiano rodrigues boeira
Poesias MEUS OLHOS BRILHAM Fabiano rodrigues boeira
Poesias Seja Racional Fabiano rodrigues boeira
Poesias PROCURA-SE UM AMOR Fabiano rodrigues boeira

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 40.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69078 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57975 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57627 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55902 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55221 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55195 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55070 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54958 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54936 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54924 Visitas

Páginas: Próxima Última