Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A família Imperial
As traquinagens de D.Pedro I
Teresa Raquel Nogueira Emídio

Resumo:
Sinopse: Brasil,1817 no palácio de São Cristóvão no Rio de Janeiro,D.João VI, rei de Portugal e do Brasil e sua esposa a Rainha Carlota Joaquina querem dar um fim nas traquinagens do filho D.Pedro I que anda se metendo com gente de má companhia e engravidando moças que não fazem parte da realeza, para isso D.João VI e Carlota Joaquina,querem que o filho se casa com uma princesa européia, mas o difícil é convencer o jovem e rebelde D.Pedro I a isso,já que ele é apaixonado pela bela Noemy, mas o casal real não vai desistir facilmente de separar os dois,será que eles vão conseguir esse intento?

Cena única
{Palácio de São Cristóvão Rio de Janeiro,1817.D.João VI está tranquilamente comendo os seus franguinhos,tirados do Bolso, quando é interrompido por sua esposa Carlota Joaquina ao som de uma música espanhola, Carlota Joaquina está furiosa batendo o pé,se abanando com um leque, chamando a atenção do marido distraído.}
Carlota Joaquina { falando com sotaque espanhol}:D. Juon!
D.João VI{se engasgando e falando com um sotaque português}:o que foi Carlotinha que susto que me deste!
Carlota Joaquina: sabe das nuevas de tu hijo Pedro?
D.João VI: Nosso filho Carlotinha,nosso filho.
Carlota Joaquina: Pois bien,sabes de lãs nuevas de nuestro hijo Pedro?
D.João VI: se senhora minha esposa não me contar, eu não vou saber{ continua comendo os franguinhos}.
Carlota Joaquina:{se aproximando do marido }: Pedro andas em lá companhia de gentalha,de canalha,sabes La onde ele passou lá noithe?
D.João VI: onde?
Carlota Joaquina: em Botequim de Lá Maricota corneta,isto e advinha na companhia de quien?
D.João VI: De quem?
Carlota Joaquina: em companhia do tal de Francisco Gomes que Pedro chama de Chalaça, tu achas que alguien que se ilhama chalaça é um alguien que vale apena,hein{ diz isso batendo em D.João VI}.
D.João VI{ Surpreso}: Estais querendo dizer que Pedro anda na companhia daquele truão,daquele calhorda?
Carlota Joaquina: Eco,aquele mesmo que fostes piego pelado com a tal da Eugênia aqui en San Cristóvão.
D.João VI: Tu tens certeza do que tu estais dizendo Carlotinha?.
Carlota Joaquina: {irritada}: É claro que io tenho certeza!piensas por acaso que io sô a louca de tu madre que não consegue mais saber se é dia ou se é noitche?
D.João VI: Olhe mais respeito com minha mãezinha entendestes?mas termina de me contares o restante da história.
Carlota Joaquina: mas é pior D.Juan, não és somente em campanhia de Chalaça que tu hijo andas no,és na companhia de Plácido,do Juan Pinto e do Pilotinho,eco daquele filhisbordo,daquele hijo de una puta que nem ao menos vergonha na cara tien.
D.João VI: Mas isto eu não posso acreditar, é inconcebível, como pode um príncipe da casa de Bragança... {Carlota Joaquina interrompe}
Carlota Joaquina: E Bourbon{D.João VI interrompe}
D.João VI: se comportar desta maneira, mas Pedro terás que me ouvir,ah isso sim,vais ter que me ouvir.
Carlota Joaquina: E ainda tiens más D.Juon.
D.João VI { levantando-se revoltado}: E tem mais,mais o que?
Carlota Joaquina: Pedro,andas debaixo de las piernas de tudo que é vagabunda em Rio de Janeiro,sabes da tal Noemy.
D.João VI: a bailarina do Teatro São João?
Carlota Joaquina:Eco,está embarassada de nuestro Pedro.
D.João VI: grávida?
Carlota Joaquina: Eco, está esperando um bastardinho de Pedro, agora imagina um sangue de um Bourbon misturado com o sangue de uma rameirinha qualquer.
D.João VI: Não se esqueça de que ele é um Bragança também,não se esqueça.
Carlota Joaquina: É puxaste a tu sangue ruim.
D.João VI{apontando revoltado o dedo para a esposa se levantando da cadeira}:Muito pelo contrário Carlotinha,muito pelo contrário,se ele é assim, é porque puxaste a tu sangue,toda a Espanha sabe que teu pai tem chifres até nos pés e eu também,ou por acaso pensas tu que eu não sei do teu caso com João dos Santos hein?pensas tu que eu não sei quando tu ias para a Quinta do Ramalho lá em Portugal? É sei muito bien,que tu dizias que detestavas o palácio de Mafra,por que gostava da Quinta do Ramalho,só para ficares com ele.
Carlota Joaquina{saudosa} Hum, Juan dos Santos,hombre rude,fuerte,macho,diferentes de tu que és um moleiron.
João VI {acusadoramente para ela}:Sabe carlotinha,eu ouvi rumores lá em Portugal de que dos noves filhos que tu tivesses pelo menos quatro não possuem meu sangue.
Carlota Joaquina:Que bons para los príncipes no.
D.João VI: Ah{lembrando-se de uma coisa } ia me esquecendo,sabes quem esteves aqui pra me reclamar de tua conduta?
Carlota Joaquina: No.
D.João VI: D.Gertrudes,a esposa de Fernando Leão.
Carlota Joaquina: Mas o que ?laquela vaca vieste para lablares contingo?
D.João VI: Ela veio me reclamar de que tu estais seduzindo o marido dela,de que tu não passas de uma cigana coroada,de que tu não és rainha e sim uma “moça” moça à toa.
CarlotaJoaquina:{indignada}:O que,aquela vaca diesgraçada lablou isso me mim para ti? Ah! mas ela há de me pagares, io juro,juro por Dios que ela hás de me pagar.
D.João VI: Quanto a Pedro,sei muito bem o que hei de fazer,Guarda.
Guarda{aparece}:Sim majestade.
D.João VI: vás chamares o príncipe regente diga que eu quero ter um assunto muito sério com ele.
Guarda: Sim Majestade { sai }.
Carlota Joaquina:{rancorosa batendo o pé,se abanando com o leque.} Gertrudes hás de me pagar,mas minhas contas com ela io acerto dispues,mas o que hás de fazer com Piedro?
D.João VI: {sentencioso,voltando a se sentar e escrevendo com uma pena no papel}:Só tens um jeito para Pedro,casamento,vou escolher o Marquês de Marialva para ser embaixador meu na Europa, ele vai se encarregado de arranjar uma noiva para Pedro.
Carlota Joaquina:dizem que Francisco Leopoldo ainda tiens uma hija solteira, lá princesa D.Leopoldina, dizem que ela no prima tanto pela beleza,mas é uma habsburgo ,tens sangue real e estás disponible porque La irmana dela se casou com o hijo de La puta do Napoleon.
D.João VI: Ta ais Carlotinha tens razão,só espero que a princesa Leopoldina,seja pelo menos bonitinha e saiba prender o nosso Pedro,porque um Bourbon e Bragança como ele,eu não sei Carlotinha,eu não sei.
{Chega o guarda,fingindo tocar uma trombeta}tututututututututu Sua Alteza o príncipe regente Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier....{interrompido por D.Pedro I}
D.Pedro I: Chega porra.
{Guarda se cala}
D.Pedro I: a bênção Sr Meu Pai{Beija a mão de D.João VI} a bênção Sra Minha Mãe{beija a mão de Carlota Joaquina que o recebe com desdém} a bênção à mulher mais virtuosa de Portugal,Brasil e Algarves.
D.João VI: Pedro,precisamos ter uma conversa muito séria, eu,tua mãe e tu.
D.Pedro I: {sentando-se na marquise}: Sou todo ouvidos Senhor Meu Pai.
D.João VI: Pedro o assunto é muito sério,fiquei sabendo por tua mãe, que tu andas em más companhias,Pedro,andas na companhia daquele tal de chalaça,do plácido e do pilotinho Pedro,aquele agiota de uma figa.
D.Pedro I : Pai,chalaça se mostrou um homem de valor,pois ficais sabendo senhor meu pai, que ontem eu dei uma surra num canalha que estava falando mal de José Bonifácio,dizendo que Paulista é pássaro bisnau,sem fé no coração, é gente que se leva a pau,a sopapo e a pescoção.então eu disse mete o pau neste canalha que está falando mal de José Bonifácio, o chalaça se mostrou fiel ao lado do amigo,é um homem de valor,teve a coragem de me enfrentar.
{ Nesse momento aparece a escrava trazendo uma bandeja de frutas D.Pedro olha pra bunda dela }
D.João VI : E a senhorinha D. Noemy?
D.Pedro I: O que tem a minha Noemy?{continua olhando pra bunda da escrava}
Carlota Joaquina: Estais embarrassada de ti.
D.Pedro I: Eu sei,e pretendo não abandoná-la Senhor Meu Pai.
D.João VI: Pedro, tu tens que se casar com uma princesa da nobreza Pedro,tu és um príncipes não podes se casar com qualquer uma.
D.Pedro I: Mas Noemy não é qualquer uma, é a mulher que eu amo.
Carlota Joaquina:{irônica}: Amas? Tu amas qualquer vagabunda de Rio de Janeiro.
Escrava {se intrometendo na conversa}: Isso ele ama né Sr. Pedro, a filha do Simão Ciriaco é que sabe,a coitada pensou que ia ter título de baronesa,teve foi título de pu...
Carlota Joaquina: Quien te chamou pra Conversa su negra insolente.
Escrava: Desculpa pensei que vossas majestades queriam saber,não ta mais aqui quem falou { vai arrumar as coisas }
Guarda:O embaixador de Portugal O Senhor Pedro de Menezes Marquês de Marialva.
{Entra o Marquês}
Marquês de Marialva:Saudações suas majestades imperiais.
D.João VI: Saudações caro Marquês.
Marquês de Marialva: Perdão,vossa majestade mas não pude deixar de ouvir vossas majestades falando em casamento do príncipe regente, e como embaixador de Portugal às nações amigas então serei encarregado de arranjar uma noiva pra vossa alteza imperial.
D.Pedro I: É ruim eu me casar com algumas dessas princesinhas mequetrefes da Europa,a única mulher que eu amo de verdade é Noemy e vou me casar com ela.
D.João VI: Isso é o que veremos{ para o marquês} Caro Marquês,sabes alguma informação da princesa...
{D.Pedro I dá um tapinha na bunda da escrava chamando-a de rabuda,a escrava grita}
D.João VI { para o marquês}: Caro Marquês,sabes alguma informação da princesa...
{D.Pedro I novamente dá um tapinha na bunda da escrava chamando-a de cavala,a escrava grita}
D.João VI { para o marquês}: Caro Marquês,sabes alguma informação da princesa...
{D.Pedro I novamente dá um tapinha na bunda da escrava chamando-a de gostosa,a escrava grita}
D.João VI: o que é isso?
Escrava: É o príncipe dando três tapas no meu traseiro
D.Pedro I: {brincando dá o quarto tapa na bunda da escrava} Eh trazeirão,bela cavala hein pai.
Carlota Joaquina: Para com isso Pedro, onde já vistes um Bourbon se embelezando com uma niegra?
Escrava: Epa,Epa,Epa,olha aqui D.Rainha que negro também é gente vice,o que é que tem o Sr Pedro olhar pra mim?eu sou peituda,eu sou coxuda,eu sou teteia,{ mostra as coxas pra Carlota Joaquina,D.Pedro I aproveita e agarra a escrava bem na frente de todos } ,eu canso de ver ele olhando pras escravas, e já me disseram que viram senhora com o tal do Fernando Leão.
D.Pedro I: e ele também é um baita de negão e senhora minha Mãe também se interessou por ele{fala cinicamente}eu andei escutando uns boatos por aí,.
{Carlota Joaquina fica envergonhada com a informação diante do Marquês de Marialva,mas mesmo assim ela pega na orelha da escrava}.
Carlota Joaquina: Se espalhares esta historia por aí su negra, io te mando pro açoite.
Escrava: Hum,todo mundo sabe dessa história.
Carlota Joaquina{Grita}:Guarda,leva esta niegra pro açoite agora mesmo.
D.Pedro I{tomando pacificamente a defesa da negra}: Peraí minha mãe,não vai maltratar a negrinha por causa disso,né?
Carlota Joaquina{Pegando o sapato e tacando na cabeça e nas costas do filho}:Não se intrometa nas decisions de tu madre,me respeitas moleque.
{D.Pedro I volta a se sentar na marquise}
Carlota Joaquina{grita novamente pelo Guarda}:Guarda!pega esta niegre agora pro açoite.

Guarda{atrapalhado}: Sim Senhora,{para a escrava pegando no seu braço}vamos,vamos sua negra insolente vamos{ leva a negra pra fora do palco e a negra sai cantando e zombando de Carlota Joaquina}.
Escrava: Lá vem o negão,cheio de paixão,te catar, te catar,te catar {simulando uma relação sexual com as mãos,Carlota Joaquina tenta bater na negra e é contida pelo filho D.Pedro I}

Guarda{voltando}: Pronto minha rainha,ela vai ter o castigo que merece
{Carlota Joaquina pisca o olho pro guarda}

D.João VI: {Pra todos}: Então posso continuar?
Carlota Joaquina: Pode.
D.Pedro I: Não.
D.João VI { para o marquês} Então caro Marquês,como eu ia perguntando sabes alguma informação da princesa D.Leopoldina?
Marquês de Marialva: A princesa D.Leopoldina é filha de Francisco Leopoldo da Áustria,é sobrinha neta da finada Rainha da França Maria Antonieta,é Bisneta da Rainha Maria Tereza da Áustria,nem feia e nem bonita,tem fama de ser uma intelectual,entende de botânica,pintura,mineralogia e zoologia,gosta muito de ler Goethe e tem princípios absolutistas.
D.Pedro I : Em sumo, ela é uma chata.
D.João VI: ela é perfeita,{cortando D.Pedro }Marquês parta para Viena pra tratar do casamento do meu filho com a princesa D. Leopoldina.
{D.Pedro se levanta indignado}
Marquês de Marialva: Partirei o mais rápido possível majestade. {recebe a carta de D.João VI} com a licença de vossas majestades imperiais peço para resolver isso ainda essa semana.
D.João VI: Permissão concedida Sr Marquês.
{ O Marquês faz uma profunda referência ao rei e a rainha e sai }.
Carlota Joaquina: Hum,esse Marquês de Marialva tien bela presença.
D.João VI{Repreendendo-a }: Mais compostura Carlotinha,mais compostura.
D.Pedro I: Vosmicês querem saber de uma coisa,eu não vou me casar com a Princesa D. Leopoldina coisa nenhuma,a mulher que eu amo é a Noemy,é com ela e somente ela com quem eu vou me casar.
{ Vai saindo e é interrompido pelo pai}
D.João VI: Aonde pensas que vai.
D.Pedro I: Eu vou cavalgar,vou sair pra Cidade,vou passear, que eu não quero ouvir essa conversa de casamento com essa tal de Leopoldina.
{ vai saindo do palco }
D.João VI: Pedro, voltas aqui,Pedro !
Guarda: Vossas Majestades me desculpem,mas esse aí esse aí é osso duro de roer hein.
D.João VI: Quem pediu tua opinião?
Guarda: Me desculpem mais o Sr. D. Pedro é pegador geral,eu nunca vi um negócio desse,não tem uma moça no Rio de Janeiro que ele não pegou.
Carlota Joaquina: Mas isto vai acabar,D.João, io tive uma Idea maravilhosa.
D.João VI: Pois fale Carlotinha,fale.
Carlota Joaquina: Vamos chamar La bailarina de teatro San Juan,a tale noemy,vamos oferecer um Bueno dote e um Bueno partido para ser lo padre de lo bastardinho,vamos mandá-la para outra pronvíncia,bien longe daqui,estas vigaristas acientam um bueno dinheiro e um Bueno partido.
D.João VI:É uma boa idéia Carlotinha{ se vira para o guarda } vá chamar a Senhoria D. Noemy agora.
Guarda: Sim Majestade,vou chamá-la agora mesmo.
{ sai}.
D.João VI{nervoso}: Ai meu Jesus,Ai Jesus,se nós tivéssemos ficado em Portugal nada disso estaria acontecendo.
D.Carlotinha: A culpa de isto tudo é tua por não teres enfrentado Napoleon,se fosses um hombre de verdade enfrentaria o exército de Napoleon e não tínhamos que ter saídos corridos de Portugual.
D.João VI: Mas como eu podia enfrentar o exército de Napoleon, se é o melhor exército da Europa Carlotinha?
D.Carlotinha: Tivesse aceitado o acuerdo del bloqueio continental.
D.João VI{irônico}: E cair nas mãos da Inglaterra, a maior potencia naval do mundo, muito bonitinho não é Sra D. Carlota Joaquina?
D.Carlotinha{ finalmente concordando com raiva que o Marido tem razão e xinga Napoleão, amassando um papel,batendo o pé e se abanando com um leque} Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh,Napoleon hijo de Puta,fez com que viéssemos pra este quinto De los infernos,{ lamentando quase chorando } hoje podia ter sido La reina de Portugal, ou reina de La plata,mas não estoi aqui sendo La reina,desta mierda,dessa tierra de negros,desta tierra de mosquitos,de pulgas e de carrapatos,ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh,olhe D.Juan, quando aquele hijo de La puta morrier,vamos voltar para Portugal, eu não quiero levar desta tierra nem a poeira de sapatos.
Guarda: A Senhorinha D.Noemy Thierry.
Carlota Joaquina: Até que enfin!
Noemy Thierry { entra e se curva perante o Rei e a Rainha }: Vossas Majestades mandaram me chamar.
D.João VI: Senhorinha D.Noemy, ficamos sabendo que meu filho o príncipe regente está de encontros amorosos com vossa senhoria, e que vossa senhoria está carregando um filho no ventre,filho de meu filho.
Noemy Thierry: Sim Majestade é a pura verdade,eu e vossa alteza nos amamos muito.
D.João VI: Senhorinha, o meu filho D.Pedro em breve governará o Brasil pois se um dia o Brasil se separar, que seja para ele que me há de respeitar do que pra alguns desses aventureiros,portanto Senhorinha D.Noemy, meu filho precisa se casar com uma princesa européia, uma mulher que esteja na mesma condição de príncipe como ele.
Noemy Thierry{ triste } Casar,vossa alteza real vai se casar?Mas ele disse que me amava.
Carlota Joaquina{irônica} D.Pedro ama todas as moças de Rio de Janeiro.
D.João VI: Senhorinha D.Noemy, casamento entre príncipes princesas não são por amor e sim razões de estado,eu mesmo quando me casei com minha adorada esposa eu tinha 18 anos e ela 11, o casamento foi consumado 5 anos depois,mas isso não vem caso,nós décimos, que a senhorinha parta pra outra província,uma província do Nordeste,quanto ao meu neto,a Senhorinha,terá uma pensão mensal para o sustento da criança,afinal,mesmo sendo bastardo é neto de Reis,a Senhorinha se casará com um bom partido que irá assumir a paternidade da criança.
Noemy{ se desespera se lança aos pés de D.João VI}: Não majestade por favor não me afaste do meu príncipe por favor,majestade por favor;
D.João VI: Senhorinha por favor não complique as coisas,vossa senhoria ficará muito bem aparada,arranjarei um bom partido pra Senhora.
Noemy: Não majestade por favor não,por favor.
D.João VI: Guarda por favor,leva a Senhorinha D.Noemy daqui.
{Guarda conduz Noemy para fora,ela implorando misericórdia para não ser afastada de D.Pedro, saem do palco,guarda volta.}
D.João VI: Bem,agora tenho outros assuntos para resolver{ sai de cena}
Carlota Joaquina{bate com um leque nas costas do guarda}: Estou te esperando,hoje à noite no meu quarto.
{sai de cena,guarda fica apreensivo,apaga-se as luzes. }
Fim


   


    


Biografia:
Me chamo Teresa Raquel Nogueira Emídio,nasci no município de Juazeiro do Norte Ceará sou filha de José Nogueira da Silva e de Maria Terezinha Emídio Cunha Nogueira,sou atriz de teatro da companhia Mandacarú de artes e eventos,fiz faculdade de história na universidade regional do cariri URCA,já publiquei um livro chamado Moacir o filho da dor,fiz várias peças teatrais na Companhia Mandacarú: A casa do Pobre,Uma estrela na macumba,as irmãs castanholas,desmistificando tabus,o hóspede, O reino Maluco de Branca de Neve, também já fiz espetáculo ao ar livre Paixão de Cristo pela companhia Compactur,atuei como figurante no filme o caminho das núvens,faço curso de teatro no centro cultural banco do Nordeste.
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Teatro Lídia Teresa Raquel Nogueira Emídio
Teatro A família Imperial Teresa Raquel Nogueira Emídio
Teatro Mentes Perigosas várias histórias Teresa Raquel Nogueira Emídio
Roteiros Judá e Tamar Teresa Raquel Nogueira Emídio


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69009 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56758 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55831 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55104 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55053 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54934 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54801 Visitas

Páginas: Próxima Última