Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A PRIMAVERA DOS DEGOLADOS
DIRCEU DETROZ

Depois do “Onze de Setembro”, para cicatrizar a ferida, o Ocidente resolveu espalhar todo o pus sobre o mundo árabe. Uma década depois, os esforços para eliminar o terror radical islâmico não surtiram nenhum efeito. O resultado foi um ódio gangrenado.

Acredito que a praga do século XXI será o terrorismo religioso. É como uma doença. Que muitos farão questão de pegar. Teremos de aprender a conviver com ela. Quando necessário aplicar doses de antibióticos cada vez maiores. Sabendo que um dia ela voltará ainda pior.

Vacinas para exterminá-la por completo são impossíveis. Temos exemplos. Caçando Osama Bin Laden, e depois procurando armas de destruição em massa, o Afeganistão e principalmente o Iraque foram destruídos. É nessa terra de ninguém que o terrorismo nasce, cresce e se fortalece. Em jardins esquecidos florescem ervas daninhas.

Depois veio a “Primavera Árabe”. De repente, um cego Ocidente entrou na onda do sonho utópico criado pelas redes sociais. E acreditou que democracias seriam possíveis nas ditaduras quase seculares do Oriente Médio. Os insurgentes foram armados e financiados.

É claro que o sonho de democracia não seduzia tanto assim o Ocidente. Pela primeira vez, eles viram uma chance concreta de controlar esses países Se é uma verdade que o poder pode cegar, ele também causa esquecimentos.

Diante das novas possibilidades que se abriam com a “Primavera Árabe”, os fracassos do Afeganistão e Iraque foram esquecidos depressa demais. Hoje já existe um consenso. A derrubada de alguns ditadores árabes, e tentativas de derrubar outros, foi mais um erro gigantesco apoiado pelo Ocidente.

Todos nós sabemos que pessoas são degoladas diariamente. Então é uma hipocrisia fingir espanto quando alguns ousam postar os vídeos na internet. A nossa consciência humana é muito falsa. Desestabilizando os países árabes, o Ocidente é o principal responsável pelo aparecimento dos degoladores do “Estado Islâmico”.

A entrevista da mãe do jovem brasileiro que se engajou ao grupo no “Fantástico” foi muito reveladora. Não estamos falando de um jovem pobre e sem perceptivas vivendo na periferia das capitais brasileiras. Ele morava na Bélgica. No melhor do primeiro mundo. O que me chamou a atenção foi às religiões entrando no último capítulo.

Um católico praticante, que se permitiu a uma segunda lavagem cerebral. Coisas que só as democracias ocidentais permitem. Treinamos mão-de-obra para o terrorismo em nossos quintais. E temo pelo futuro do Brasil. Nossos jovens são facilmente seduzidos pelos maus exemplos. Os protestos mostraram um tipo de terrorismo bem perto de nós.





Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62463 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 62139 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61691 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61593 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61549 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61041 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60446 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60390 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60307 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 60256 Visitas

Páginas: Próxima Última