Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
No país do faz de conta
SindisPGE

Resumo:
Diretor de Sindicato chama atenção que candidatos fazem promessas impossíveis de serem cumpridas no país do faz de conta

Faz de conta que eu sei que você sabe e que nós sabemos. Faz de conta que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sabem que nós não sabemos. Um período propício do faz de conta num país é o momento eleitoral. Os candidatos profissionais a político dizem que “tudo está errado, tudo está certo e tudo pode melhorar. Eu fiz, posso fazer melhor e mais. Eu fiz, estou fazendo, quero continuar fazendo”. Em que momento será dito: “não posso fazer, não tem dinheiro, não aumentou a receita, apenas as despesas aumentam”.
Num país do faz de conta em que candidatos profissionais a políticos prometem melhorias, o povo faz de conta que acredita, finge não ter problemas com a saúde, a educação, a segurança e o transporte. Sem falar do meio ambiente, da corrupção, do corporativismo institucional, do mensalão, da era Collor, da era Sarney, da era ACM, da era Petrobras. Era, porque já era mesmo. E o Poder Judiciário? Intocável, “ops”, era “Lalau”.
Caminhamos pela cidade, sinaleiras, rotatórias, qualquer pedaço de espaço onde possa fincar ali uma propaganda política, assim como existe os movimentos dos sem nada: sem teto, sem casa, sem terra, sem carro, sem dinheiro, sem qualquer coisa, mas é sem alguma coisa, isso é o que importa, considero estas propagandas como o MERCA (Movimento dos sem espaço na rua, calçada e acessibilidade).
Enquanto isso, estamos num país do faz de conta. Onde os que têm mais continuam com mais e os que têm menos continuam com nada porque menos não sei se chegaria a algum resultado. Quando será o dia em que teremos melhores serviços públicos em todas as suas formas possíveis com seriedade, saúde, telefonia, segurança, transporte, educação?
Claro que não existe este país do faz de conta, pois se existisse era só fazer de conta e voltar à realidade. Isso porque o país que existe é o país de melhor educação; moradia a todos; saúde onde se espera menos de uma hora para ser atendido; país onde transporte funciona; segurança onde você não tem medo de andar nas ruas.
Pois é, neste país do faz de conta que existe ou não existe, depende de cada um. Uns dirão: “existe”. Outros dirão: “não existe”. Depende da conveniência, da oportunidade e da vantagem pessoal e corporativa de que algo possa vir a trazer de vantagem.
Mas posso dizer, com certeza, que existe algo que jamais deve ser apagada: a esperança. A esperança de um país melhor, de uma população educada, forte e decidida. Decidida a mudar o rumo desse país, decidida a discutir, pressionar e cobrar dos poderes as mudanças necessárias para este país. Esta decisão e mudança começam nas pessoas quererem, efetivamente, estas transformações que se refletem em outubro nas eleições.

Gerson Luís dos Santos
Diretor do Sindispge (Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do RS)
gerson@sindispge.com.br
www.sindispge.org.br


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 61410


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Nelson Mandela SindisPGE
Artigos Servidor público estadual: SindisPGE
Artigos Mais uma luta SindisPGE
Artigos Confiança em alta, funcionalismo em baixa SindisPGE
Artigos O servidor público e as manifestações SindisPGE
Artigos Hora de Contabilizar os Avanços SindisPGE
Artigos Fase de Balanço e Reconstrução SindisPGE
Artigos Interesse Público? Nem Tanto... SindisPGE
Artigos Servidores da PGE permanecem em greve SindisPGE
Artigos Por que o servidor da PGE está em greve? SindisPGE

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 26.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Jornada pela falha - José Raphael Daher 61481 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 61479 Visitas
sei quem sou? - 61477 Visitas
Sacra analogia do drama - Flora Fernweh 61476 Visitas
AS AMANTES - Flavio Alves 61475 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 61475 Visitas
O MUNDO ATÔMICO - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61474 Visitas
Memória e mentira - Flora Fernweh 61474 Visitas
camaro amarelo - 61473 Visitas
Resumo - Regimes de bens - Isadora Welzel 61473 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última