Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UM SONHO DE PRIMAVERA
DIRCEU DETROZ

Eu gosto de olhar pela janela quando a primavera vem se anunciando. O visual se renova. Parece que a natureza nos imita diante de um espelho. Embelezando-se toda para ir a uma festa. Uma festa de cores, perfumes e cantorias.

No começo das manhãs e no fim das tardes, já ouço alguns sabiás ainda desafinados ensaiando a sinfonia. Sei que nos dias atuais, com as cidades cercadas pelas selvas de pedras, ouvir uma sinfonia de sabiás é um privilégio. Eu sou um desses privilegiados.

Outro privilégio é ter um pé de ipê plantado no quintal. Cedo ou tarde ouviremos uma pergunta triste: O que é um quintal? Pena que a beleza do espetáculo dos ipês floridos dure tão pouco tempo. Mesmo assim, vale a pela esperar um ano inteiro por ele.

Setembro também é lembrado na História pelos ideais Farrapos. Aqueles heróis e anônimos que lutaram contra o regime imperial. Por uma década, o sonho de uma república esteve no coração e na ponta da espada de cada um deles.

Quando somos beliscados pela realidade atual, sentimos um vazio de civismo. Tristeza pela maneira como nossos políticos tratam a república brasileira. Certamente os espíritos Farrapos gostariam de menos homenagens e mais atitudes.

O que temos hoje espalhados pelo país são fiapos sem ideais nem ideologias. Um bando de pobres de ideias. Sem ideias, o palco da mídia foi transformado numa arena de gladiadores sem cérebro. Numa caçada por votos, esses brucutus trocam socos e pontapés através de acusações mútuas. É uma pena que as caras não deformem.

Em plena campanha presidencial, quando o país deveria ser embalado por perspectivas e convicções possíveis, e não enganado pelos balaios das promessas, o dono das manchetes é um delator. O status da corrupção ficou maior do que os presidenciáveis. E a delação nem precisou fazer pontaria para acertar em todos os partidos

Certamente não fazia parte do ideal Farrapo um bando de políticos de ”A a Z”, com o rabo preso entre as pernas. Alguns poderão dizer, e eu concordo que não existe confiabilidade na boca de um delator acusado.

Todos se lembram. Roberto Jefferson também não era confiável. Seria o mesmo filme se repetindo com o mesmo script? O sonho Farrapo não pode conviver com delatores governo após governo. Estamos carentes de novas cores e perfumes. Novas cantorias.

Eu tenho um sonho. Ainda quero estar vivo para ver uma nova primavera se anunciar no Brasil. Que jardineiros extirpem as ervas daninhas da corrupção, e da mesmice.   Extirpem os sem cérebros. Que semeiem jardins coloridos de ideais e mudanças país afora. O meu temor é que isso só seja possível, outra vez, com a ponta de uma espada.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55039 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54926 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54782 Visitas

Páginas: Próxima Última