Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O JOGO DO PODER
DIRCEU DETROZ

Podemos criar várias máximas para definir o jogo entre as nações pelo poder. Desde dormir com o vizinho, até vender a própria mãe. Um exemplo é a atual crise na Ucrânia. Quem está morrendo não importa. O gás que passa por ali sim.

Para a História, foi o povo quem derrubou os regimes no que ficou conhecida como “Primavera Árabe”. Basta um olhar mais atento para a guerra civil síria, e vamos perceber que a verdade, às vezes, não é escrita. Todos os regimes derrubados, não caminharam na direção que o povo desejava.

A palavra “democracia” tão amada no ocidente, jamais passou perto desses países. Essa nunca foi à intenção. Exercer o poder sobre os novos governantes sim. Esse domínio dos mais poderosos não é uma invenção do nosso tempo. Desde que o planeta se dividiu em nações, ele existe.

Talvez, a coisa mais fácil que os americanos fizeram até agora, foi derrubar o regime de Saddam Hussein no Iraque. Parecia com esses jogos de guerra nos videogames. Ou um romance de Frederick Forsyth. Com o mocinho procurando armas de destruição em massa. Nunca encontradas.

Nem a democracia chegou lá. Aliás, essa é uma boa pergunta: Como ensinar noções de democracia para xiitas e sunitas? Eles só conhecem a lei do Alcorão. Quando a religião surge como um elemento a mais no jogo do poder, os resultados são catastróficos. O Oriente Médio é o exemplo perfeito disso.

Com o Iraque em colapso, e saindo do controle, alianças nunca imaginadas começam a se formar. Quem imaginaria, de repente, americanos e iranianos falando a mesma língua? Quando o assunto é manter ou ganhar poder eles falam. E se o continente europeu um dia foi dividido, o Iraque também pode ser.

Aparentemente são apenas os países jogando o jogo do poder. Enganam-se aqueles que acreditam nisso. Existe um poder ainda mais maquiavélico e perigoso. Maquiavélico porque se move nas sombras. Ninguém pode vê-los. São as grandes corporações mundiais. Entre outras, a bélica, a farmacêutica, a alimentar, e a tecnológica.

No caso das guerras e revoltas atuais, quem está na linha de frente fornecendo armas para o governo sírio? Para a oposição síria? Para os insurgentes iraquianos? Quem está ganhando com essas matanças? Uma pergunta que ninguém responde. E alguém está.

Todos os milhões gastos com a derrubada de Saddam Hussein, é dinheiro de troco diante do que essas corporações movimentam para controlar os próprios governos e continuar nas sombras. No fim, conscientes ou não, Obama ou Putin são tão manipulados quanto você ou eu.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55037 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última