Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Educação e saúde. Direitos sim, privilégios não.
Marcelo Alario Ennes

Saúde e educação não podem ser econômica, politica e culturalmente considerados como status social.
Falo como parte de uma geração que não soube impedir que educação pública elitista existente até o final da década de 1960 migrasse para o elitismo da escola privada a partir da década de 1970.
Saúde e educação não são privilégios, são direitos mínimos em uma sociedade minimamente justa. Mesmo que possam ter significados e usos diferentes, é condição básica para criar um meio social equânime do ponto de vista das oportunidades. Se tivéssemos efetivado universalmente esses direitos não haveria necessidade de políticas afirmativas.
O problema é que no Brasil transformamos a educação e a saúde em status social. De várias formas e momentos educação e saúde públicas foi transformada em coisa de pobre, quando a pobreza já havia sido estigmatizada como punição para gente preguiçosa, indolente e inferior.
O fato é que se queremos ser um país, mais do que uma classe social ou uma região geográfica, desenvolvido e justo, precisamos fazer o caminho de volta e desconstruir esses parâmetros de distinção social no plano do discurso e da vida prática.
O que tem impedido isso? Além dos interesses econômicos e materiais, há algumas causas culturais. Por exemplo, a lei da selva segundo a qual o mais forte sobrevive, ainda predomina em parte considerável da sociedade brasileira como metáfora para explicar as desigualdades sociais. Há uma parcela da população que não pôde ou não quis aprender a pensar o social em sua própria dinâmica e especificidade. Reduz a complexidade do social à lei da selva ou a formulas das ciências exatas. O que essas pessoas não entendem (ou não querem entender) é que se essas fórmulas e teoremas são válidos e pertinentes a em seus campos específicos de conhecimento, nada servem para refletir, explicar e encontrar soluções para problemas sociais e culturais.
Muitas dessas pessoas confundem a diferença com a desigualdade. Temem que ao eliminar a desigualdade estaríamos eliminando, ao mesmo tempo, as particularidades individuais. Como sociólogo eu sei que a diferença é um componente intrínseco à vida social. Todas as sociedades estabelecem mecanismos e elege objetos físicos ou simbólicos para marcar as diferenças. Pode ser uma tatuagem, uma roupa, um sotaque, um Deus, a consanguinidade etc. Inventamos e reinventamos incessantemente a diferença como mecanismo de organização social.
Do mesmo modo que a diferença deve ser valorizada, a desigualdade deve ser eliminada. É possível sermos diferentes sem sermos desiguais. É possível respeitar nossas individualidades sem que isso seja feito a custas da subjugação. Ou ainda, para garantir meu direito à diferença não é preciso que eu seja mais do que outros e, portanto, que os outros nos sejam inferiores.
O problema não está na diferença, está na desigualdade. O problema está em transformar direitos em privilégios. Uma coisa é utilizarmos bens físicos (carro, celular, casa, roupas, joias etc.) e simbólicos (religião, costumes, padrões estéticos etc.) para nos diferenciar uns dos outros. Ou seja, uma coisa é falar em ter uma joia que ninguém mais tem, um aparelho celular ou automóvel que poucos possuem. Outra coisa é fazer de direitos fundamentais, como a educação e a saúde, a base da desigualdade social. Isso significa privar outras pessoas daquilo que lhe é essencial para viver em sociedade em nome do status social. Para muitas pessoas ter acesso à educação e à saúde de qualidade é uma apenas uma questão de competência e mérito pessoal. Quem conseguiu, é o mais forte.
É exatamente isso que temos feito em relação à educação e à saúde no Brasil. Fizemos isso em tempos de maior escassez de recursos e continuamos a fazê-lo hoje quando os recursos são um pouco mais abundantes.
Por isso, no Brasil, como em outros países, a educação e a saúde não diferenciam apenas as pessoas e os grupos com base em características cognitivas, culturais e nos modos de vida dos indivíduos. Por meio deles, procuramos nos distinguir com base naquilo que deveria ser compartilhado por todos. O acesso à educação e à saúde no Brasil não produz apenas diferença, produzem também desigualdade. São fontes de privilégios e não direitos efetivos.
Para mudarmos essa realidade precisamos direcionar nossa necessidade de diferenciar-nos para bens e objetos e não para direitos. Ao transformar a educação e saúde em fontes de status social criamos uma barreira para uma mudança mais radical e para sua efetivação como direito. Por ser fonte de status resistimos à mudança, porque junto com ela vem a perda do privilégio que tanto sentido dá a nossa existência.
Sou de uma geração que não soube garantir para si mesmo e para o conjunto da sociedade os direitos básicos. Mas ainda há tempo para isso.


Biografia:
Nasci em Santo André/SP em 1966. Muito cedo mudei para Ilha Solteira/SP onde vivi até os 17 anos. Conclui meu ensino médio em Bauru/SP, em parte bancado por bolsa por nadar no Clube Luso Brasileiro. Estudei na UNESP de Araraquara entre 1985 e 1998. Período em que fiz minha graduação, mestrado e doutorado na área das Ciências Sociais. Hoje vivo em Aracaju/SE. Sou professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe no Campus de Itabaiana. Sou casado com Sandra Archila Ennes e pais de Isabela Túbero Ennes, Arthur Archila Ennes e Felipe Archila Ennes.
Número de vezes que este texto foi lido: 52798


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Educação e saúde. Direitos sim, privilégios não. Marcelo Alario Ennes
Artigos NOJO Marcelo Alario Ennes
Artigos Le Brésil, c’est moi. Marcelo Alario Ennes
Artigos POR UMA UTOPIA DO AFETO. Marcelo Alario Ennes


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56747 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55015 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54874 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54748 Visitas

Páginas: Próxima Última