Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O COLAPSO FAMILIAR
DIRCEU DETROZ

Hoje li uma reportagem sobre o colapso da civilização. Partindo do fato histórico de que nenhum grande império sobreviveu, cientistas tentam entender através de dados e fórmulas matemáticas, alimentadas por computadores, é lógico, como será o colapso da civilização no planeta Terra.

Concordo com os cientistas. Existem muitas variáveis capazes de provocar o nosso colapso. E nem a elite e o povão ficaram de fora. Diga-se de passagem, duas variáveis bem brasileiras.

E fechadas às contas, eu acredito que o vilão responsável pelo nosso fim será a sustentabilidade. Desde que pensamos nos transformamos numa espécie irreversível de predadores do nosso próprio habitat.

Antes de pensar no colapso da civilização como um todo, devemos observar o colapso das sociedades. Todos os grandes impérios que desmoronaram tiveram como ponto de partida a desagregação da sociedade. Antes ainda das famílias.

Então chegamos ao Brasil. Que mesmo ainda sendo invisível para muitos, vem mostrando o colapso da estrutura familiar. Na verdade, tenho dúvidas quanto a sua invisibilidade. Talvez, seja a nossa sociedade que mostre toda a sua cegueira diante desse grave problema.

As atitudes nos nossos jovens são as primeiras evidências de que alguma coisa está errada. Eles estão perdendo a noção do certo e errado. A noção de moralidade. Sem uma educação familiar adequada criou-se a noção de que tudo pode. Agora imaginem esse cenário, acompanhado de outro que vem das ruas. Regado gostosamente pelas bebidas e pelas drogas. Hoje são elas que enturmam. Quem não se enquadra sofre bullying.

Começando pelas grandes capitais, um novo fenômeno está nascendo. De sexta-feira a domingo, milhares de jovens fecham ruas e bairros inteiros para se divertir. Nada contra a diversão, se não fosse tirado dos moradores o direito de ir e vir. O direito de ter uma noite de sono tranquilo. O som geralmente é desligado ao amanhecer.

Nessas festas, além de se fazer dos pneus dos carros banheiros unissex, e dos portões das casas motel, é comum a presença de meninas com onze ou doze anos de idade. A maioria se prostituindo. Então a pergunta seria: Onde estão as mães dessas crianças? A resposta é ainda mais assustadora. Geralmente estão nas festas junto com as filhas.

Sem nenhum constrangimento a sociedade brasileira vem jogando os valores da família e da moralidade no lixo. Lizzandra, ontem você me disse que: “Criança sem limites é criança sem graça” Podemos dizer o mesmo dos jovens. Com um agravante. Além de sem graça, estão se tornando perigosos e violentos. Vítimas do colapso familiar.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55036 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54776 Visitas

Páginas: Próxima Última