Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Compreendendo o Propósito da Nossa Vida
Silvio Dutra

O Homem foi criado por Deus como um ser totalmente dependente dele para tudo, no que se refere a ter vida física, mental ou espiritual.
Daí ter dito Jesus que o homem viverá tanto do pão (alimento) material quanto da palavra que procede da boca de Deus.
Isto quer significar que morrerá se deixar de se alimentar, ingerir líquidos, ou respirar o ar em condições apropriadas para ele, quer física ou quimicamente, ou seja, ele terá que se prover daquilo que Deus lhe preparou e que não seja danoso para ele por ser tóxico ou corrosivo.
Por isso deve ter discernimento e domínio próprio e sobriedade para fazer escolhas acertadas quanto ao que deve ingerir ou respirar, uma vez que foi colocado em condições de prova, pelo próprio Deus, para fazê-las. Não se encontra num mundo em que tudo é saudável e bom para ele. Terá que se esforçar para obter as coisas que são necessárias para a manutenção da sua vida física, e isto se aplica também às escolhas que deve fazer para ter saúde em sua alma e espírito, de forma que possa crescer de modo saudável e adequado, conforme planejado por Deus para ele, sem se intoxicar e ser destruído por aquelas coisas e atitudes que conduzem à morte.
Assim, para que possa ter a vida plena que Deus planejou para ele, homem deve não apenas se sujeitar ao que Deus tem ordenado para ele, como também se esforçar para aplicar tais ordenanças à sua vida, pois o se afastar delas significa morte para ele, e a aplicação significa vida.     
Este é então o quadro colocado diante de nós, expressado nas palavras de Deuteronômio 30.14-18:

“Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires. Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas a possuir.
Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres.”

Como não nos é possível sempre fazer as escolhas acertadas e aplicar de modo perfeito o plano de Deus em nossas vidas, precisamos portanto do evangelho de Cristo, por meio do qual achamos perdão e justificação para nós e nossas faltas.
Deus será misericordioso para com todos aqueles que buscarem este alvo da perfeição no viver para Ele, ainda que falhem muitas vezes nesta caminhada.
Esta é a verdade integral aplicável ao nosso caso, pois se diz de nós em Romanos 7.14-25:

Rom 7:14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
Rom 7:15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
Rom 7:16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
Rom 7:17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.
Rom 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
Rom 7:19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Rom 7:20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
Rom 7:21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
Rom 7:22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Rom 7:23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
Rom 7:24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Rom 7:25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

Por nenhum outra palavra se poderia descrever tão bem qual é a nossa real condição diante de nós mesmos e de Deus.
Enquanto estivermos neste mundo, haveremos portanto de lamentar muitas vezes a nossa condição miserável.
Fomos colocados num mundo de provas para o qual somos completamente inabilitados por nós mesmos para triunfar conforme o propósito designado por Deus, e por isso dependemos inteiramente da operação da Sua graça e do Seu perdão.
Todavia, não é removido de nós o dever que nos foi imposto de vivermos segundo o projeto da nossa criação, a saber, o de sermos santos assim como Deus é santo.
Como isto seria possível sem a interposição do evangelho?
Incontáveis oportunidades nos são dadas por ele para sempre nos levantarmos de nossa ruína física, moral e espiritual, por meio do arrependimento e da fé em Jesus Cristo.
Veja o caso da vida sexual que todos os seres carregam consigo enquanto estiverem neste mundo – pois no céu seremos assexuados como os anjos – vida sexual esta que não tem apenas o propósito da procriação, mas o de nos tornar íntimos de nosso cônjuge – o sexo programado por Deus é para o casamento de pessoas de gêneros opostos, e segundo as condições ordenadas por Ele na Sua Palavra, como as seguintes, por exemplo:

Lev 18.1: Disse mais o SENHOR a Moisés:
Lev 18:2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
Lev 18:3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo, nem andareis nos seus estatutos.
Lev 18:4 Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
Lev 18:5 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eu sou o SENHOR.
Lev 18:6 Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR.
(Todas as condições de incesto continuam a ser descritas nos versos 7 a 17).
Lev 18:18 E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez com ela durante sua vida.
Lev 18:19 Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação.
Lev 18:20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, para te contaminares com ela.
Lev 18:22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação.
Lev 18:23 Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.
Lev 18:24 Com nenhuma destas coisas vos contaminareis, porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu lanço de diante de vós.
Lev 18:25 E a terra se contaminou; e eu visitei nela a sua iniqüidade, e ela vomitou os seus moradores.
Lev 18:26 Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós;
Lev 18:27 porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós; e a terra se contaminou.
Lev 18:28 Não suceda que a terra vos vomite, havendo-a vós contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós.
Lev 18:29 Todo que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão eliminados do seu povo.
Lev 18:30 Portanto, guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que se praticaram antes de vós, e não vos contaminareis com eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

2Co 7:1 Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.

2Co 12:21 Receio que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram.

1Ts 4:3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
1Ts 4:4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,
1Ts 4:5 não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;

Muitas outras passagens das Escrituras abrangem este tema relativo à sexualidade, mas pelas que foram destacadas, podemos observar que tudo o que excede o que foi ordenado por Deus é pernicioso e destrói a vida saudável tanto do corpo, quanto da alma (mente) e do espírito.
Em outras áreas de nossas vidas, como por exemplo, a da alimentação, todos conhecem os danos que são produzidos por glutonarias e alimentos tóxicos e corrosivos.
Alguém se disporia a ingerir cicuta ou ricina voluntária e prazerosamente?
Pelo mesmo raciocínio, por que deveríamos continuar nos alimentando de ressentimento, ira, inveja, ciúme, orgulho, e de tudo o mais que é oposto ao amor a Deus e ao próximo?
Estas práticas não são nocivas e não matam a vida da alma e do espírito?

Gál 5:19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
Gál 5:20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,
Gál 5:21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Mas ai de nós! Pois como temos dito não há em nós mesmos o poder para vencer o pendor que temos para a prática destas coisas enumeradas.
Todavia, Deus não nos tem deixado desamparados, porque nos tem provido do escape e da solução por meio da obra consumada em nosso favor por nosso Senhor Jesus Cristo.

Rom 7:25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor.

É por meio da fé nele, e por um andar no Espírito Santo, que decerto demanda de nós disciplina e diligência, que podemos ter o fruto esperado por Deus, a saber:

Gál 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
Gál 5:23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Assim, quanto mais nos despojarmos daquelas coisas que são contrárias a um viver segundo a vontade de Deus, e mais permitirmos ser revestidos pela Sua graça das virtudes que conduzem à piedade e à vida, tanto mais seremos vencedores neste campo de batalha pela vida, pela obtenção e manutenção da vida eterna que nos está sendo proposta na nossa união com Cristo, união esta, a propósito, sem a qual não é possível alcançar o favor da Sua graça e poder.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52824


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55087 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54793 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54762 Visitas

Páginas: Próxima Última