Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CHEGOU O PRIMEIRO PIT STOP
DIRCEU DETROZ

Está chegando à sexta-feira que o Brasil vai parar. Contam-se nos dedos os dias que faltam para o primeiro pit stop do ano. De repente, viramos a chave, e nada mais tem importância além do carnaval.

Quando alguém perguntar o motivo da sociedade brasileira não conseguir promover as mudanças necessárias para mudar o país, poderemos responder com uma analogia. Alguém consegue imaginar o carnaval brasileiro na Ucrânia?

A resposta certamente é não. Assim como, também, não podemos imaginar a perseverança dos protestos ucranianos aqui no Brasil. Lá, eles conseguiram as mudanças que almejavam. Aqui, a indolência e a letargia dos nossos genes não nos permitem ser perseverantes nessa escala. O carnaval é bem melhor.

Para quem acompanha os torneios de tênis, existe outra analogia interessante. É comum nos jogos do brasileiro Thomaz Bellucci, a sua indolência quando percebe que o jogo está perdido. Não vemos esse tipo de atitude nos espanhóis, nos argentinos ou nos sérvios. Mesmo com a derrota iminente, eles lutam pelos pontos até a última bola.

No gigante abaixo da Linha do Equador, parece não existir uma fuga para a sombra e a água fresca. Se o carnaval é o maior espetáculo da Terra, então eu não entendo nada de espetáculo. E tenho uma grande curiosidade. Qual é o nível de audiência no nosso carnaval fora do Brasil?

Com o fuso horário, geralmente quando os peitos e as bundas estão de fora, os europeus curtem suas melhores horas de sono. Outros estão começando o dia já trabalhando.

A partir de sexta-feira, vamos esquecer todos os problemas do país. Dos políticos as rodovias, passando pelos prontos-socorros, tudo deixarão de ter importância. O Ministério da Saúde adverte: Samba pode causar esquecimento momentâneo.

Os atores Cauã e Grazi deram o tom da sociedade brasileira. Mesmo recém-separados os dois foram juntos levar a filha ainda pequena para o bloco de carnaval. Farão o mesmo quando precisarem levar a filha para a escola ou para a igreja?

Até a mídia embarca na onda do carnaval. Só ficaremos sabendo das tragédias carnavalescas, quando chegar à quarta-feira de cinzas. Então voltaremos a lembrar dos políticos. Das dores de barriga. Da falta de médicos. Do racionamento de água. Da falta de chuva. E já de olho no pit stop da Copa do Mundo.

Eu não gosto de me lembrar da presidente Dilma nunca. Só que não vou deixar passar batido. A presidente “fechou” com a família do torcedor do Santos morto pela torcida rival? O que é pior num estádio de futebol, ou na porta dele: Racismo ou assassinato?


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52828


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69013 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56761 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55115 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55066 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54954 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54893 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54816 Visitas

Páginas: Próxima Última