Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Diário de uma veranista
Marta Pacheco

Resumo:
Como é o dia a dia de uma veranista com simplicidade e atividade

O inconfundível barulho do mar me chama. Quando o astro do dia aparecer, saio para me exercitar. Inércia (de repouso) e praia definitivamente não combinam - embora em determinados momentos combinem perfeitamente.
Madrugo, como sempre. Hoje é o marco oficial do meu início de veraneio, uma segunda-feira um tanto bucólica. Foi-se o final de semana movimentado, com a família reunida. Inicia-se a doce rotina de sol, praia, chimarrão, exercícios, leitura...
Por enquanto, sem máquina do diabo! A expressão, alcunha de televisão (ouvi em uma palestra no Teatro do SESI ou li no livro “A Semente da Vitória”?), é do ex-treinador físico do piloto Airton Senna, Nuno Cobra. Ele ensina magistralmente como se iniciar no esporte da corrida, independentemente da idade: muita calma nessa hora. Também serve para abandonar de vez o sedentarismo do sofá, vale a pena ler. São diabólicas as propagandas inverossímeis nos seduzindo a adquirir todo tipo de inutilidades. E que tal os programas de péssimo nível divulgando shows de exibicionismo e rosários de desgraças? Não há o que não haja.
A TV que habitava a casa recém-adquirida era tão obsoleta, que foi doada. Mesmo destino ao microondas e à máquina de lavar roupas. Salvou-se a dupla essencial fogão-geladeira. Em que investir inicialmente? Ficamos com pintura e decoração despojada e praieira, arejada pela providencial brisa dos ventiladores de teto.
Muitos veranistas investem no que há de mais moderno, com panos e mais panos de vidro substituindo portas e janelas, o que explica, em parte, a multiplicação de splits pelo litoral. Em inúmeras casas proliferam impensáveis recursos high tech. Na vizinhança, me deparo com um quadro cujas fotografias se movimentam como nos filmes do Harry Potter e na nova atração da Universal, em Orlando/EUA. É uma novela! Trata-se de uma TV com moldura, colocada no lobby da residência. Os moradores assistem aos programas na varanda, de costas para a rua. E os transeuntes, curiosos, observam.
Passam várias pessoas devidamente uniformizadas para os exercícios em direção à beira-mar. O leite para o café da manhã está fervendo e não quero que derrame, voo para a cozinha. Afinal, movimento é a antítese da preguiça – que medo de enferrujar. Após café e jornal, correrei para a praia. Prefiro esse movimento aos tecnológicos, todos em telas. Quero o vento do mar em meu rosto!

Marta Leiria Leal Pacheco
Procuradora de Justiça do Estado do RS


Biografia:
Procuradora de Justiça do Estado do RS
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Diário de uma veranista Marta Pacheco
Artigos Vestibular e iguais oportunidades: Marta Pacheco
Artigos Contagem regressiva Marta Pacheco
Artigos As metas e a vida Marta Pacheco


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55085 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54759 Visitas

Páginas: Próxima Última