Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NEM TEMOS PALHA BOA
DIRCEU DETROZ

A cena política de Rio Negrinho não é diferente do resto do Brasil. Mesmo assim, causa certa desilusão quando falamos dela. Enquanto o executivo não anda, no legislativo a guerra de egos ocupou o ano de 2013. Cada um querendo aparecer mais que o outro. Todos gritando: “Eu fiz”. E apareceu pouco feito.

A desculpa do executivo é a mesma ladainha de sempre. O prefeito anterior deixou a prefeitura endividada. Nada diferente do que o prefeito anterior disse quando assumiu. Uma das especialidades dos políticos é encontrar desculpas depois de eleitos.

É quase uma convenção. Quando não se consegue cumprir o que é prometido na campanha, a culpa é sempre do outro. Vejamos a questão da saúde. Na campanha ouvimos que Rio Negrinho veria uma revolução. Passados alguns meses, o discurso mudou. A saúde era um problema do Brasil inteiro.

Em entrevista na última terça-feira, o vice-prefeito arrematou. Pela lei de responsabilidade fiscal, o máximo que o município pode aplicar na saúde é 15%. A pergunta é: Se eles já sabiam disso antes, por que prometeram uma revolução que não iriam cumprir? Os eleitores são enganados com extrema facilidade.

Juntando a administração passada com o primeiro ano da atual num mesmo balaio, os fracassos são evidentes. E quem sofre é a cidade. Enquanto nossas vizinhas se expandem, nós encolhemos. Estamos minguando, ficando feia e sem perspectivas.

No legislativo os fracassos também saltaram aos olhos. Sem exceção, todos os nove vereadores passaram o ano se autopromovendo. Querendo que o asfalto volte a ficar bom, aonde foi feito buraco. Os trezentos mil reais gastos com publicidade não me causaram nenhum espanto. Poderiam ter aproveitado a chaminé de quarenta e cinco metros de altura, e erguida bem no centro da cidade. Sem custo nenhum.

Esperei o ano todo que alguém perguntasse. Então eu vou perguntar: Qual é a fonte de renda da Câmara de Vereadores? Se a resposta for nenhuma, e que a câmara é administrada com subvenção da prefeitura, alguns vereadores não poderiam passar o ano se vangloriando que eles pagaram as câmeras de segurança.

Quem pagou pelas câmeras foram os impostos arrecadados. Portanto, o povo. Outra vez fica claro como é fácil falar as coisas e enganar os eleitores com discursos fajutos. Jô Soares era um visionário quando dizia: “Me engana que eu gosto”.

Coube a nobre vereadora a frase do ano. De biquinho pelo revés nas suas pretensões políticas ela disparou: “Alguns mijam em palha boa”. Infelizmente nem temos palha boa para ser mijada. Pior. Ainda nem enxergamos uma roça de milho no horizonte.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52830


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56755 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55097 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55043 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54932 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54883 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54805 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54790 Visitas

Páginas: Próxima Última