“Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.” (II Crôn 32.7,8)
Aquele que pode ajudar a outros deve ser um homem que tem respeito pela Palavra de Deus. Podemos descansar com segurança nas palavras de um homem que, como Ezequias, suas palavras sejam cheias de Deus, e quando, evidentemente, ele não tem nada para dizer, senão o que Deus disse a ele primeiro.
Um homem torna-se o meio pelo qual Deus fala à sua alma. "Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós." Mesmo que isso fosse dito por outro, era uma verdade divina e qualquer pessoa poderia ter recobrado ânimo sobre ela.
Quando um homem tiver uma mensagem de Deus, ouçam-no com sinceridade, com uma mente aberta pronta para ser ensinada, mas nunca pense em fazer dele o mestre de seu espírito. "O próprio povo descansou nas palavras de Ezequias, o rei" e eles fizeram bem ao fazê-lo, pois ele era um homem digno de sua confiança. Mas se eles estivessem sob um outro tipo de rei, ou um homem de caráter e temperamento diferente, poderiam ter-se arruinado, confiando nas palavras que ele lhes falasse.
Você pode descansar com segurança em palavras que o exortem à fé em Deus. Você pode muito bem descansar em palavras que o convidem a crer em Cristo, e você pode, sem medo, acreditar nele, que tem toda a graça e sabedoria e poder para salvar e para lhe abençoar!
Se as nossas palavras tendem a criar a fé e a fomentá-la, ela irá no caminho certo, mas, por mais que sejam inteligentes as palavras que possam ser ditas, se a tendência é a de minar a fé e se as palavras que você ouve aumentam essa tendência, elas serão um entrave eterno para as almas dos homens!
Você nunca poderá estar errado em descansar com as palavras de Deus, mesmo em sua maior fraqueza você pode olhar para ele e dizer que está confiando nele para vencer.
Se aposse das promessas de Deus, e quando você se sente deprimido, quando o vento está no leste, quando o fígado não funciona, quando você tem um verdadeiro coração ferido, quando o filho querido e a mulher amada estão enfermos, quando há problemas em casa por qualquer motivo, então, possam as palavras do Senhor fazer com que seja sempre dito de você: "O povo cobrou ânimo nas palavras do Rei Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores!"
Citações extraídas do sermão de nº 2250 de Charles Haddon Spurgeon, traduzidas e adaptadas pelo Pr Silvio Dutra.
|