Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NADA A COMEMORAR
DIRCEU DETROZ

O ex-presidente Lula quer falar. O que ele teria a dizer agora. Dirá aquilo que todos sabiam desde o começo, e só ele não? Apenas uma coisa merecia comemoração. Ouvir Lula dizendo que sabia de tudo. Confessando a verdade. Pedindo desculpas.

Estamos prestes a ouvir também um “ufa!” do STF (Supremo Tribunal Federal). Aquele “ufa!” enganador de dever cumprido. Fica a impressão que nossos juízes fizeram algo de histórico, extraordinário e grandioso, quando na verdade, não foram além da obrigação. Já estão cansados, e a limpeza nem começou. Varreram apenas a sujeira da varanda. Muita dessa sujeira, infelizmente para debaixo do tapete.

Desde jatinhos buscando presos com todo o conforto, estamos prestes a descobrir uma nova forma de prisão. Aquela em que uma parte dos mensaleiros condenados vai brincar de estar preso. Logo alguém perguntará: Onde estão as grades? E a sociedade sofrerá um novo estupro político. Mesmo “presos” eles podem tudo.

Ou assistir comédias com atores medíocres e hipócritas, com tipos como José Genoino e José Dirceu. No lugar de representar o papel de heróis e presos políticos em pleno governo petista, os dois ficariam ótimos na caricatura de múmias. E apagadas da nossa História. Eles podem ser heróis em Cuba.

E surgem as perguntas. A BBC de Londres pergunta se o Brasil passará no teste. No primeiro teste passamos. O problema é, com que nota. Estamos longe de uma média cinco. Muitas décadas ainda se passarão, antes que a corrupção deixe de compensar. E muitas outras, até que seja normal prender os corruptos.

Em artigo publicado no jornal A Folha de São Paulo, Ricardo Melo, que na juventude foi dirigente estudantil, pergunta por que os petistas estão presos e Paulo Maluf não. Uau! O que abre caminho para outra pergunta interessante. Por que o PT se aliou a José Sarney, Collor de Mello, Renan Calheiros e Paulo Maluf em São Paulo? Todos eles corruptos e execráveis quando o Partido dos Trabalhadores era oposição.

Não deveríamos comemorar uma exceção que deveria ser regra. Desde as infindáveis discussões até a prisão dos primeiros réus, descobrimos centenas de falhas e atalhos nas leis brasileiras. O que permite se safar com facilidade. Até fugir. É inadmissível que as leis do país, possibilitem uma opinião diferente de cada juiz da Suprema Corte.

Todos esses acontecimentos recentes colocaram a sociedade brasileira em cheque. A pergunta da BBC de Londres cabe também aqui. Será que passaremos no teste de não votar em partidos corruptos. Seria um bom começo. Ou seremos reprovados como sociedade politizada. Quase cúmplices dos “heróis” mumificados, coadjuvantes da indignação.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52846


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69013 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55114 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55066 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54953 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54893 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54815 Visitas

Páginas: Próxima Última