Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SEM UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL
DIRCEU DETROZ

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff reconheceu como alarmante os casos de estupros do Brasil. Pelas estatísticas foram 47 mil casos em 2012. Usando outra estatística, são 26 estupros por grupo de 100 mil habitantes. Pior, é saber que nessas estatísticas são computados apenas os casos denunciados.

Diante dessa constatação, dizer que os casos de mulheres estupradas é o dobro do que as estatísticas mostram não é nenhum exagero. Dilma estava indignada. Era o mínimo que poderíamos esperar de uma presidente da república. E cobrou o fim da impunidade dos agressores. Não basta apenas cobrar.

Dilma colocou o dedo na ferida. Ainda falta espremer. E com força. O grande desafio é mudar nossas leis. O crime está se enraizando na sociedade como erva daninha. Estamos deixando a doença tomar conta. Depois não haverá antibióticos para curá-la. Não adianta se indignar apenas com estupradores indianos. Temos que punir os nossos.

Chego a pensar que a impunidade brasileira, está estritamente ligada a saída repentina da ditadura para a democracia. Ficaram os resquícios. De repente, punir nos reverte aos erros dos anos de chumbo. O que faz nossas leis premiarem estupradores com reduções de penas, e até com indultos como “dia das mães”. Uau! Um convite a novos estupros.

Outra estatística alarmante foi tema do programa “Painel”, do canal por assinatura Globonews. Um país que quer passar a noção de paz para o mundo convive com 50 mil casos de homicídios por ano. A maioria, mais de 70% sem punição. Somos uma espécie de Síria silenciosa. Para as notícias de lá, ainda mostramos uma falsa indignação. Para as notícias daqui, simplesmente viramos as costas. E vida que segue...

Willian Waack, âncora do programa, começou perguntando se a sociedade brasileira está anestesiada diante da violência. Eu diria que estamos mais que anestesiados. Somos complacentes com a violência. Muitas vezes, até cúmplices.

O filósofo Luiz Felipe Pondé, um dos entrevistados, usou uma metáfora ainda mais divertida e cruel. Ele disse que “estamos indo para o inferno, e se acostumando com o diabo”. Talvez, mais do que se acostumar estamos assustando o dito cujo.

Transformamos o verbo matar em esporte. Matamos nas portas das baladas. Nas portas das escolas. Matamos quem bateu no nosso carro. Matamos quem olhou pra nossa mulher. Até nossas crianças. E apesar do trocadilho, protegemos nossos cachorros com unhas e dentes. Estamos invertendo os valores. Acreditando ser normal.

O programa que terminou sem fórmulas mágicas, elas não existem com as leis que temos, revelou uma mensagem ainda mais assustadora. Além de compensar, hoje se discute o custo-benefício do crime. Decididamente logo estaremos assustando o diabo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69015 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57922 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57559 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55840 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55120 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55070 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54960 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54898 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54826 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54823 Visitas

Páginas: Próxima Última