Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A LUZ DE ALERTA DO PT ACENDEU
DIRCEU DETROZ

Se vivêssemos num país de partidos ideológicos, diríamos que os socialistas e a sustentabilidade fecharam uma aliança. Como vivemos num país politicamente de oportunistas, Eduardo Campos e Marina Silva, vislumbram apenas uma chegada ao segundo turno. Eles fizeram o que todos fariam.

Mesmo assim, a aliança sacudiu a política nacional. É a novidade que muitos esperavam. Aqueles que como eu, já se cansaram da polarização entre tucanos e petistas. Vinte anos é demais. Tomara que a hora do basta finalmente tenha chegado.

Vamos ver se os eleitores sempre descontentes com tudo e com todos, principalmente aqueles que foram, e estão nas ruas, cheguem à conclusão que mudar, às vezes, é preciso e faz bem. Afinal, e sei que muitos concordarão comigo, nada temos a perder.

Com o cenário que eles próprios ajudaram a criar, a luz de alerta do Partido dos Trabalhadores acendeu. Não podendo contar com sua própria sigla, todos acreditavam que Marina Silva migraria, outra vez, para qualquer partido nanico.

Até o ex-presidente e agora primeiro-ministro do governo de Dilma Rousseff, foi pego de calça curta. A seus interlocutores, Lula disse que agora Eduardo Campos é uma ameaça em potencial. Não que os petistas temam uma derrota. A vitória poderá ser mais suada do que todos esperavam. Um segundo turno quase inevitável e desgastante.

O discurso de campanha dos petistas já é conhecido. O jogo sujo como sempre, ainda será jogado contra os tucanos. E se precisar, o que eles dirão de ruim sobre Eduardo Campos? Um ex-ministro de Lula, e aliado do governo até o mês passado. Marina Silva também foi ex-ministra do mesmo governo. O vice-versa também é válido. O que Marina e Campos poderão falar de mal do governo petista?

Dizer que teremos uma eleição mais limpa, e com menos acusações é um sonho. Mas, não deixa de ser uma expectativa possível. Eduardo Campos vem ganhando pontos entre os empresários. A sustentabilidade de Marina Silva poderá convencer os jovens a aderir. Seria um embate entre crescimento e futuro, versus estagnação e carência de perspectivas.

Pela primeira, o curral eleitoral petista sofrerá alguma ameaça de divisão. Em 2014, os votos da Região Nordeste, serão disputados como se fossem pingos de chuva.

Agora temos novos protagonistas, e um redesenho político. De repente, a incógnita foi parar no colo do PSDB. Será que Aécio Neves e os tucanos, se conformarão em assistir o jogo do banco de reservas. Todos perguntam quem encabeçará a chapa. Eu tenho uma pergunta mais interessante. Num eventual segundo turno entre Aécio e Dilma, em qual canoa a aliança embarcará? O Brasil está cansado de políticos encima do muro.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56727 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última