Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Cuidado Mútuo dos Cristãos uns com os Outros
John Owen

“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Ef 4.15,16)

A união da igreja vem de Cristo, e toda igreja é de Cristo. A partir dele elas fluem, e elas crescem nele. Isto é consolidado em união por oficiais e ordenanças. Sobre ambos, o apóstolo tinha se referido antes: "consolidado pelo auxílio de toda junta." Oficiais e ordenanças pela virtude que procede de Cristo. Eles são consolidados e adequadamente acompanhados por oficiais e ordenanças. Como eles devem proceder? "pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor." O grande negócio da igreja não é o nosso número de membros, mas o crescimento que procede da graça em Cristo. E o modo pelo qual isto é feito é pelo trabalho de cada parte, de acordo com a medida de cada um, para a edificação de si mesmo em amor. O que é, então, o alvo da igreja? É o trabalho de cada membro, de acordo com a sua medida, para o aumento da graça em si mesmo e nos outros, de acordo com o princípio do amor. Isto todos nós sabemos; mas somos lentos na sua aplicação.
Não é necessário que cada um seja um pregador, mas cada um tem uma medida; e onde existe qualquer medida, há algum trabalho. Se este não for encontrado em nós, o ajuste e a consolidação da nossa igreja, como o apóstolo o chama, não irá nos aproveitar. E, realmente, parece-me que as igrejas nestes dias não cumprem este teste. Os cristãos não são "adequadamente unidos pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte", que deve crescer e aumentar no amor. Isso é perdido. Quero saber de todos os irmãos e irmãs o que têm feito para responder a esta regra e dever, - o que eles têm feito para aumentar o corpo em todas as partes. Alguns eu posso dizer... o que eles têm feito para destruir e puxar para baixo, ao contrário deste princípio apontado.
Para chegar mais perto, vou mostrar-lhe onde repousa a regra deste cuidado da igreja. É o trabalho mútuo e cuidado de todos os membros da igreja para o bem temporal, espiritual, e eterno de todos e de cada membro, provenientes de união e amor, - a operação mútua de todos os membros da igreja. Este é o cuidado sobre o qual eu gostaria de lhes falar.
Ele procede originalmente de união; eles são unidos no amor. Sobre isto o apóstolo falou amplamente, 1 Cor 12, comparando os membros da igreja com os membros de um homem, cujo cuidado e assistência mútua são para a unidade do mesmo corpo. Não há nenhum de nós, que conheça o que concerne ao cuidado mútuo de todos os membros. Você acredita ser da igreja de Deus? Sim. Então, a Escritura diz que somos membros, e que deve haver o mesmo cuidado espiritual de todos os membros mutuamente, assim como ele existe no corpo natural. Mas será que é assim? Quão ignorante é uma mão em relação à outra, um membro com o outro! Eu coloco este princípio, que todos vocês são membros uns dos outros em todas as congregações.
Ninguém é tão grande ou tão sábio, mas é um membro; ninguém é tão pobre e miserável, mas é um membro. E se nós não cuidarmos de todo o corpo, de acordo como as oportunidades e ocasiões que temos, devemos procurar fazê-lo diligentemente. De fato, não há cuidado sem amor. O apóstolo nos diz que o amor "é o vínculo da perfeição", Col 3.14. Isto é o perfeito ajuste e consolidação da igreja. Tome um feixe de varas, algumas longas e algumas curtas, algumas retas e algumas tortas. Enquanto houver uma firme amarra sobre elas, você pode levá-las onde quiser: remova essa amarra, e tudo aparecerá torto. Se essa amarra, - isto é, a nossa perfeição, - for solta, a fraqueza de cada um vai aparecer, um muito longo, um muito curto, um torto, e um reto, e não há como mantê-los juntos. Toda a ordem no mundo nunca manterá uma igreja unida, se a amarra (vinculo) do amor for perdida.
Há duas coisas que eu gostaria de lhes dizer – que eu descobri no meu ministério pela experiência. Eu descobri que a consolidação da igreja era a maior facilidade ou alívio que um homem poderia certamente desejar ou alcançar. Eu tenho conhecido isto. E eu tenho vivido para ver a consolidação da igreja, da qual muitos têm se queixado que isto é o fardo mais insuportável. Nada mais é a razão disto, senão a decadência do amor. De modo que qualquer pessoa que vai cumprir o seu dever tem um peso insuportável sobre si. Digo-lhes abertamente, que meus temores são de que, caso fôssemos reunir igrejas novamente, como fizemos há trinta anos, teríamos apenas uma pequena colheita. O que deve nos unir e nos manter no amor está perdido. Leia 1 Coríntios 13. Eu lhes peço que creiam que a Escritura é a palavra de Deus. Nós podemos amar aqueles que são amáveis, mas o amor "suporta todas as coisas e crê em todas as coisas". Eu temo que apenas seis de nós creiam que isto é um dever. Se ouvirmos qualquer coisa de um irmão ou irmã, e usamos o que ouvimos para agravá-lo com a próxima pessoa que encontrarmos. Isso é amor?
Este cuidado referido é isto? Isto é para o bem temporal, e espiritual, e eterno de todos os crentes?
Seu bem temporal é primeiro cuidar dos pobres, o que eu penso que será bem atendido, sendo colocado no caminho de Deus.
Seu bem espiritual, pelo qual podemos manter este cuidado, é realizado de duas maneiras: - pela prevenção do mal, por um lado, e pela recuperação do mal, com a promoção da graça, e confirmação na mesma, por outro lado.
Devemos evitar o mal nos outros. Há duas maneiras com que podemos fazê-lo - pelo exemplo, e pela exortação.
Se um número considerável de igrejas se envolvesse com esforço na busca de uma santidade exemplar e utilidade em todas as coisas, isto preveniria muitos males em outros. Algumas coisas são problemáticas na igreja, mas ainda assim, a santidade exemplar e a utilidade nos crentes são ótimos meios para impedir o mal em outros.
A exortação deve ser assim também. Exortar uns aos outros para edificação. Nós somos criaturas necessitadas quanto a este dever.
Necessitamos de três coisas: necessitamos de amor, necessitamos de habilidade, necessitamos de uma consciência santa para nós mesmos. Nada pode conquistar essas coisas senão a graça de Deus, e se não tivermos essas coisas, não podemos fazê-lo. Nossa recuperação de qualquer um desses males é uma grande parte deste cuidado.
Vou lhes dizer sobre dois defeitos:
1. Se não fizermos isto, para admoestar os outros, nós não o faremos com aquela humildade, que evidencia o amor, com aquela ternura, que é requerida de nós. Eu não teria nenhuma pessoa chamando a atenção de outra, senão o ofensor e o ofendido – com esta profissão de amor.
2. Necessitamos de sabedoria, porque isso é muito certo, uma fraca gestão neste ponto tem mimado muitas coisas nesta congregação, - falando, refletindo, queixando-se, mesmo entre pessoas carnais. A sabedoria vem do exercício constante da mente renovada pelo Espírito Santo, e equipada com os princípios da luz e da vida espiritual, em pensamentos e meditações sobre as coisas espirituais, provenientes da fixação das nossas afeiçoes por elas, com um senso de um gosto espiritual , apreciando e se deleitando nelas, e será isto que nos capacitará para este dever.

Traduzido e adpatado pelo Pr Silvio Dutra de um sermão de John Owen.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52831


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P4 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P1 John Owen
Artigos Santificação, um Trabalho Progressivo – Parte 2 John Owen
Artigos Santificação, um Trabalho Progressivo – Parte 1 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P4 John Owen

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 105.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68967 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55014 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54888 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54789 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54689 Visitas

Páginas: Próxima Última