Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O STF PERDEU A AURA
DIRCEU DETROZ

Temos uma nova pizza à disposição. Criada num dos três poderes da nação, e por enquanto, disponível apenas em Brasília. Esse novo sabor tem o nome de “embargos infringentes”. Não vem com data de validade, mas de salvação. Existem alguns condenados do “Mensalão”, ávidos para provar o gosto.

E como diz um apresentador de televisão, saírem pela porta da frente, rindo da sociedade brasileira. Indignada, mas com cara de boba. Não são meros ladrões de galinhas. De onde se conclui o que todos sabemos. No Brasil, nem a justiça é igual para todos.

Em agosto de 2012, quando o julgamento começou, escrevi uma coluna com o título de “Julgamento, Pizza, ou Circo”. Depois, à medida que o STF condenava os réus e aplicava as penas, fiquei feliz de ter errado. Desde o começo, ficou evidente que havia dois juízes politicamente em lados opostos. Mesmo assim, muitos brasileiros acreditaram que desta vez seria diferente. Inclusive eu.

Até que alguém descobriu os “embargos infringentes”. Então a maionese desandou literalmente. O que foi batizado de “julgamento do século” transformou-se num novo corporativismo. Com mídia, holofotes e distinta plateia. Aquelas de circo. Ou nesse batismo, estavam prevendo que é o julgamento que poderá durar um século?

Num determinado momento, quase que a sociedade brasileira foi seduzida pelo ministro do supremo Joaquim Barbosa. Nas redes sociais a campanha “Joaquim para presidente”, ganhou força. Muitos viam em nele, uma espécie de salvador da Pátria. Sem se darem conta do quanto isso é perigoso. Barbosa é apenas mais um no jogo do corporativismo. Está longe de ser o que precisamos.

O STF resolveu jogar no lixo, toda a credibilidade adquirida nos últimos meses. Perdeu a aura quando abriu aos condenados do “Mensalão”, novas possibilidades de se safarem dos crimes que cometeram. Dessas que os brasileiros comuns nem chegariam perto. Se você apelasse para os embargos infringentes, seria premiado com sorrisos irônicos. Desses que Joaquim Barbosa é especialista.

Nossos três poderes, não têm medido esforços para que a frase atribuída a Charles de Gaulle, de que “O Brasil não é um país sério”, seja cada vez mais verdadeira. Enquanto nosso legislativo convive com um deputado condenado e preso, o judiciário faz de tudo para salvar alguns de uma temporada na cadeia. E de devolverem o dinheiro roubado.

Durante o “Rock in Rio”, com nariz de palhaço Dinho, o vocalista do Capital Inicial, fez um convite bem sugestivo as oitenta mil pessoas que estavam lá. Ele cantou o refrão: “Vamos saquear Brasília”. Música do álbum Saturno. Seria a solução final, antes que a classe política saqueie o que ainda resta do Brasil. E fique impune como sempre.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55037 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última