Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ÓCIO DESLUMBRANTE
Arnaldo Agria Huss

Resumo:
É comum associar-se o ócio à vagabundagem. Mas, será que é assim mesmo?

O dicionário Aulete Digital tem algumas definições para o ócio:

1. Repouso, folga, suspensão do trabalho – Lazer, Vagar;
2. Lapso do tempo em que se descansa;
3. Ociosidade, falta de ocupação;
4. Moleza, preguiça: Malandrice, Vagabundagem, Indolência;
5. Fig.: Trabalho mental ou ocupação do espírito que não exige grandes lucubrações.

Como vimos, nenhuma definição para o ócio traz uma mensagem positiva, mas sim uma certa dose de ironia, fazendo crer que todo aquele que pratica o ócio é, no mínimo, um vagabundo social.

Será que é assim mesmo? Não será possível existir aquele ócio gostoso, indolente e até produtivo para o seu bem estar? Respondo, pelo menos por mim: não concordo integralmente com tais definições, pois acho perfeitamente possível existir, além dos citados, até um ócio cultural e deslumbrante.

— Ócio cultural e deslumbrante?
— Sim, por que não?
— Então, explique!
— Explico. (se você reside em cidade turística pode não ser bem assim)

Chega o feriadão, o mundo inteiro viaja e você fica no aconchego de seu lar, sem pensar em nada de importante. Liga a televisão e as notícias que chegam são dos congestionamentos nas rodovias, aeroportos lotados, atrasos nos vôos (quando não cancelados) e assim vai. Aí, pensa: ainda bem que não viajei. Pega o carro e vai ao supermercado: ruas e avenidas com pouco trânsito, o supermercado com pouca gente e pensa de novo: ainda bem que não viajei. Faz as comprinhas, volta para casa, abre uma cerveja bem gelada acompanhada de algum tira-gosto. Esquenta a lasanha no microondas, lava umas folhinhas de alface e corta uns tomates. Está pronto o lauto almoço. Aí pensa: ainda bem que não viajei. Depois, uma breve soneca, uma longa chuveirada e uma caminhada para espairecer. Entra no shopping: está tranquilo, afinal, o mundo viajou para outros lugares. Um lanchinho básico e volta para casa. Liga novamente a TV para assistir ao jornal da noite e vê mais notícias sobre o caos nas rodovias e aeroportos. Pensa: ainda bem que não viajei. Antes de deitar, uma boa leitura, onde complementa o pensamento: hoje foi um dia altamente produtivo. Fazia tempo que não me sentia tão bem!

O exemplo mostra um dia de ócio na vida de um cidadão comum, que decidiu ir contra a maré vazante, e desfrutar horas e horas do mais puro “dolce far niente”. É mais ou menos isso que eu chamo de um verdadeiro “ócio deslumbrante”.

Sempre que necessário deixe-se levar pelo ócio, mas com um importante detalhe: não fique com aquele sentimento de culpa barato que acomete muita gente, pelo simples fato de não estar “produzindo”. Deixe isso para aqueles que não sabem aproveitar a vida no que ela tem de melhor, capaz de oferecer-lhe a verdadeira paz interior.     


******


Biografia:
Se as pessoas conhecem os meus textos, isso é o suficiente. Eles dizem tudo o que eu tenho a dizer, mesmo que as situações descritas não tenham acontecido diretamente comigo.
Número de vezes que este texto foi lido: 55537


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas ESCOLHAS Arnaldo Agria Huss
Poesias UMA CASA Arnaldo Agria Huss
Crônicas MOMENTOS SEMPRE DIFÍCEIS Arnaldo Agria Huss
Crônicas RESERVA NO INFERNO Arnaldo Agria Huss
Crônicas A DOR DA VELHICE Arnaldo Agria Huss
Crônicas A SALA DE JANTAR Arnaldo Agria Huss
Artigos O FURINHO DA CANETA BIC Arnaldo Agria Huss
Crônicas VALORIZE-SE Arnaldo Agria Huss
Crônicas O ENTERRO E O CAMINHÃO DE MUDANÇA Arnaldo Agria Huss
Crônicas VELHOS SEM VERGONHA Arnaldo Agria Huss

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 52.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 61146 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60691 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60579 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60430 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59311 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59233 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 59080 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59061 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58856 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58806 Visitas

Páginas: Próxima Última