Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Cura do Enfermo do Tanque de Betesda -João 5
Silvio Dutra

“1 Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e paralíticos, esperando o movimento da água.
4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
10 Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
13 E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.” (João 5.1-16)

Deus havia proibido aos israelitas, debaixo da Antiga Aliança, que se fizesse no dia de sábado atividades que visassem ao lucro e interesse próprios ou aquelas coisas que se fazem habitualmente nos demais dias da semana, de maneira que houvesse uma atitude de coração voltada para a consagração do dia do descanso à Sua adoração.
No entanto, nunca foi o Espírito da lei de Moisés, impedir a realização de qualquer tipo de ação neste dia, conforme os fariseus estavam ensinando o povo nos dias de Jesus.
Eles confundiram consagração com ociosidade total, criando um preceito humano que nunca estivera sequer no pensamento de Deus.
Jesus nunca descumpriria qualquer preceito da Lei que Ele mesmo havia dado a Moisés, porque importava que fosse em tudo obediente perfeitamente à Lei, para que pudesse morrer no lugar dos pecadores.
Mas depois da Sua morte e ressurreição Ele revogaria a Antiga Aliança pela inauguração da Nova Aliança no Seu sangue, e consequentemente os preceitos civis e cerimoniais da Lei de Moisés, inclusive as prescrições relativas ao Sábado sagrado dos judeus, seriam revogados.       
Era de se esperar que Deus manifestasse a Sua misericórdia especialmente no dia que havia separado para a adoração do Seu nome como Criador de todas as coisas.
Por isso o nome daquele tanque era Betesda, que significa casa da misericórdia, porque nele eram operadas curas por um anjo que descia de tempos e tempos e agitava a sua água, e o primeiro que entrasse no tanque quando a água estava sendo agitada, era curado.      
Por muito tempo aquele homem que Jesus curou tentava entrar no tanque, mas como necessitava da ajuda de alguém que lá o colocasse, sempre entrava alguém antes dele.
Não é dito que o próprio paralítico que Jesus curou havia se arrependido dos seus pecados, ou se teve fé apenas para ser curado fisicamente.
Jesus havia se retirado porque havia uma grande multidão junto ao tanque, e quando o que fora curado foi interpelado pelos judeus sobre quem lhe tinha ordenado a carregar o seu leito em dia de sábado, ele lhes disse que não sabia quem era aquele que lhe havia curado, porque Jesus já havia se retirado.
No entanto, quando Jesus o encontrou no templo, disse-lhe que ele estava são, mas que não pecasse mais para que não lhe sucedesse alguma coisa pior do que aquela enfermidade que ele carregou por 38 anos (v. 14).     
Mesmo depois de ter recebido tal advertência do Senhor, o que fez aquele homem?
Ele correu para delatar Jesus aos judeus, de maneira que estes passaram a procurar o Senhor com o intuito de matá-lO, porque segundo eles, ele estava quebrando o sábado.
É bom lembrar que o diabo entrou em Judas justamente quando Jesus lhe deu um bocado de pão.
Um gesto que deveria gerar amor e gratidão, gerou em Judas inveja e ódio pelo Senhor a ponto de desejar matá-lo pelas mãos dos judeus; razão pela qual o traiu inspirado por Satanás.



Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55097 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55043 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54931 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54804 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54788 Visitas

Páginas: Próxima Última