Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O BRASIL PRECISA DE TERAPIA
DIRCEU DETROZ



Hoje quando abri a minha página do Facebook, tinha uma postagem com uma frase de Freud. “Brincando se pode dizer tudo, até a verdade”. Freud me ajudou com o título da coluna. Talvez, esteja na hora do Brasil como um todo, procurar um bom sofá e se dispor a fazer terapia.

E já que a Legião Urbana vem ai em filme, vou pegar emprestada uma frase usada por Renato Russo. Na música “Há tempos”, ele canta que “somos herdeiros das virtudes que perdemos”. Um país que vai perdendo suas virtudes e nem percebe, pode acabar em desestruturação social.

Ainda mais, quando quem deveria estar atento para essa desestruturação, vive numa redoma de vidro no Planalto Central. O Brasil se divide em dois. Brasília e o resto. Melhor seria dizer um tantinho de Brasília. Sua periferia é parte deste resto já faz um bom tempo.

E não são apenas as nossas virtudes que estamos perdendo. Varemos para debaixo do tapete um bom tanto da nossa essência de Seres Humanos, quando começamos a perder a nossa capacidade de indignar-se. Estamos perigosamente entrando na onda de que tudo parece ser normal. Que faz parte do cotidiano brasileiro.

Um país que permite um senador como Renan Calheiros ser presidente. Mesmo que por algumas horas. E ainda acha graça e faz piada, precisa urgente de terapia. Algumas lições sobre como ser politizado, e de ética também seria bom. Renan não foi presidente do Brasil porque quis. Alguém votou nele, e colocou-o lá.

O Partido dos Trabalhadores iniciou uma caçada as bruxas, no episódio do programa Bolsa Família. Depois se descobriu que a bruxa fazia parte do governo. E nas fotos das pessoas aglomeradas em frente às agências bancárias, ficou evidente que muitos ali não necessitam deste beneficio. Onde ficam as virtudes na hora de levar vantagem?

Deve ser apavorante uma pessoa ser queimada viva. E nem estamos falando da Inquisição. Está acontecendo em São Paulo em pleno século XXI. E ninguém houve do governo. E pior, nem da oposição, algum tipo de indignação sobre os fatos. No mundo do faz de conta deles não existem essas coisas.

Talvez, nossos governantes estejam precisando mais de terapia e virtudes do que o resto dos brasileiros. De indignar-se também. Isto é um fato. No entanto, cabe a nós pressioná-los. E não fazer piadas. Sem essa pressão, estaremos nos nivelando com eles. Recuperar nossas virtudes perdidas é difícil. Para virtudes perdidas e indignação, terapia não resolve.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57914 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55089 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54913 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54797 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54772 Visitas

Páginas: Próxima Última