Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Copom e outras “leguminâncias”
Conversa (des)afinada.
Alexandru Solomon

Resumo:
“Ai Copom, coponzinho me enche de prosa e me dá um poquinho.”

Saiu uma fumacinha branca. O Copom decidiu manter a cautela e a taxa Selic passou para 7.5%. Os especialistas em interpretar os dizeres do comunicado e posteriormente, da ata têm assunto até a próxima reunião. De fato os valores mensais deste ano estão diminuindo, mas estão acima dos valores verificados nos meses correspondentes do ano passado. É possível que a inflação de abril de 2013 seja inferior à de abril 2012 (0,64%). Caso isso aconteça, o coro dos que entoarão o mantra: “a inflação sucumbiu aos tiros de metralhadora do ministro- artilheiro” será ensurdecedor. Em junho, talvez seja mais difícil ‘bater’ o valor de 0,08 e os comentaristas disporão de mais assunto para empolgantes tertúlias.
Daí porque “o comitê avalia e blá-blá... (que) a política monetária seja administrada com cautela.
Intervalo. Nossos comerciais, por favor.
Na Itália os cômicos podem chegar até bem perto de se tornar primeiro-ministro, caso de Beppe Grillo. Há, porém um outro menos votado – e bem mais velho – Pippo Franco. Um momento hilário que lhe devemos é um monólogo no qual surge a tirada; “Come i listrici fanno l´amore? Con atenzione, con moooooolta atenzione”. Embora desnecessária para os meus leitores, lá vai a tradução: “Como fazem amor os porcos-espinho. Com atenção, com muuuuita atenção”.
Um assunto espinhoso como o combate à inflação, decerto, merece igual tratamento.
Como esse texto não pretende ser erudito, levando em consideração as limitações do autor, vale a pena contar uma anedota que ilustra a independência do BC. Claro, é uma opinião pessoal. Bem sei que as metáforas possuem o defeito de não retratarem a realidade – exceto aquelas produzidas pelo senhor do ‘nunca antes’. Mesmo assim, vamos a anedota, que poderá ferir retinas delicadas e espíritos pudicos.
Uma residência é assaltada. Os “elementos” dominam o casal, fazem a ‘limpa’. E ocorre-lhes coroar o assalto com um estupro. A mulher em prantos e carregada para um quarto. Quanto ao marido, mantida sob a mira de um “trezoitão”, o tratamento é cruel. Um dos ‘elementos’ desenha um círculo de giz (sem ser o caucasiano de Brecht) e decreta: Se tu sai daí, desse círculo, tu morre. Obviamente nessas horas, a correção gramatical não é prioritária. Terminada a ‘operação’ os “elementos” saem, com as recomendações de praxe, resumidas num lacônico ‘bico calado, se não, nois voltemo’.
O casal se abraça em lágrimas. Fúria impotente, lágrimas e tudo o mais que os integrantes da ABL – com exceções – retratariam tão melhor.
Momentos depois, a mulher, ainda em compreensível estado de choque pergunta ao esposo: “Querido ao meu sofrimento juntou-se o seu. Você nada pôde fazer”.
“Nada disso. Você nem sabe como eu os tapeei.... enquanto praticavam essa barbárie, meu pé saiu por três vezes do círculo”.
O que tem isso a ver com a independência do Copom que determinou o que a presidenta já havia declarado na véspera?


Biografia:
Alexandru Solomon, empresário, escritor. Formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` (Ed. Totalidade), ´Bucareste`, ´Plataforma G` e ´A luta continua` (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: asolo@alexandru.com.br http://blogdoalexandrusolomon.blog.terra.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 55559


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Odeio os indiferentes Alexandru Solomon
Artigos Regulação econômica ou bolivarianismo Alexandru Solomon
Artigos Tempestade na terceira casa decimal Alexandru Solomon
Artigos Realidade ingrata Alexandru Solomon
Crônicas Um banquete Alexandru Solomon
Poesias Eleições 2014 Alexandru Solomon
Artigos O primeiro debate dos presidenciáveis Alexandru Solomon
Crônicas Matemática Alexandru Solomon
Poesias Estreia Alexandru Solomon
Crônicas Relógio parado Alexandru Solomon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58555 Visitas
Estupro é crime e não opção! - Vander Roberto 58458 Visitas
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 58406 Visitas
A LUA É UMA FESTA - Saulo Piva Romero 58363 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 58353 Visitas
O estudo da História é vital para não ser escravizado - Vander Roberto 58230 Visitas
LABIRINTOS DA SOLIDÃO - Darwin Ferraretto 58223 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 58222 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 58141 Visitas
Paralisação nacional nas universidades federais - Flora Fernweh 58087 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última