Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA OPORTUNIDADE PARA AVANÇAR
DIRCEU DETROZ

Talvez, duas coisas que o papa Bento XVI não fez em oito anos de pontificado, ele conseguiu fazer em dez minutos. A primeira foi dar um choque nos católicos. Acordá-los. A segunda foi deixar a Igreja Católica em evidência, pelo menos até a Páscoa. Temos de admitir que Bento XVI, foi inteligente ao extremo.

As imagens não deixam dúvidas que o corpo foi afetado pela idade. Todos nós seremos. Quando faltou forças, sobrou inteligência. Podemos imaginar como seria a Páscoa dos católicos com um papa que, talvez, nem fosse capaz de cumprir todas as estações da Via Sacra.

De agora até lá, a Igreja Católica estará na mídia diariamente. Serão longas coberturas até que a fumaça branca anuncie que o mundo católico tem um novo papa. E ele poderá iniciar seu pontificado comandando uma das maiores festa da fé católica. De novo a inteligência. Uma ressurreição.

O que não apaga o fato, de que Bento XVI passou oito anos como uma caricatura conservadora a frente da Igreja. E não podemos culpá-lo sozinho. Bento XVI apenas terminou a obra idealizada com João Paulo II. A Igreja Católica parece temer o novo. E morre de medo do que pode ser moderno.

E já sozinho Bento XVI, teve de passar por outra provação. Com toda certeza, não era sua vontade trazer a tona os crimes sexuais da sua igreja. Eles vieram porque a pressão ficou insuportável. Para um conservador isso deve ter corroído nas suas entranhas. E fez com que as forças lhe faltassem antes do tempo.

Antes de escrever a coluna, eu ouvi da boca de muitos religiosos a mesma frase. No conclave, os cardeais estarão reunidos sob a luz do Espírito Santo. Deveríamos lavar a boca de cada um desses com sabão. A verdade do conclave é muito diferente. Imaginem se os fiéis ficassem sabendo do que acontece lá dentro.

Os conchavos já se iniciaram. Muitos telefones celulares de cardeais já tocaram. E o assunto não era a renúncia de Bento XVI. Afinal, isso já é passado. Seria inocência pensar que não existem correntes antagônicas. Uma guerra declarada pelo poder. Uns querendo mantê-lo. Outros querendo tomá-lo.

Apareceu uma ótima oportunidade para a Igreja Católica avançar. E discutir abertamente os temas polêmicos que a sociedade e o mundo moderno exige. Difícil é acreditar que o conservadorismo arquitetado ao longo de quase quarenta anos por dois papas, de repente, comece a desmoronar. Venha de onde vier, eu ainda aposto em outro conservador. Não importa os temas polêmicos. O poder sim.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52849


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54746 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54696 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54604 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54473 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54424 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54423 Visitas
Amores! - 54372 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54366 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54310 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54273 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última