Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Copa do Brasil – Unificação de campeonatos
Miguel D Avila

Resumo:
A Copa do Brasil é um campeonato brasileiro, reconhecido como o segundo mais importante do país. A CBF tem, desde 1989, procurado formas de valorizar a Copa do Brasil. A Copa do Brasil atende a vigorosos interesses da CBF, dos clubes, das Federações, de profissionais de futebol, da imprensa, e outros setores, além de sua alta popularidade.

Introdução


A Copa do Brasil é um campeonato brasileiro, reconhecido como o segundo mais importante do país. A CBF tem, desde 1989, procurado formas de valorizar a Copa do Brasil. A Copa do Brasil atende a vigorosos interesses da CBF, dos clubes, das Federações, de profissionais de futebol, da imprensa, e outros setores, além de sua alta popularidade. A inclusão, em 2013, dos clubes que disputarão a Taça Libertadores, o que não ocorria desde o ano 2001, bem como o aumento do total de participantes, são fatores mais recentes de valorização.

A ausência na Copa do Brasil, por conflito de datas, de clubes que disputaram a Taça Libertadores, ocorreu, entre um total de 19 clubes, maior número de vezes com Santos, São Paulo, Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Internacional e Palmeiras, e os outros clubes sendo São Caetano, Fluminense, Atlético-PR, Vasco da Gama, Coritiba, Goiás, Paraná, Paulista, Paysandu, Santo André e Sport. Na maioria destes casos, os clubes, no ano em que ficaram impedidos de disputar a Copa do Brasil, não detinham a condição de campeões estaduais do ano anterior, bem como suas vagas foram preenchidas com clubes melhores colocados nos respectivos campeonatos estaduais. Os clubes que estiveram nesta forma de impossibilidade de integrar a Copa do Brasil, em anos em que a mesma teve sempre 64 participantes, foram 4 de 2001 a 2003, 5 de 2004 a 2005, 6 em 2006 e 2007, 5 de 2008 a 2010, 6 em 2011 e 2012, e, devido a participação na Copa Sul-Americana, será 1 clube em 2013.


A Copa do Brasil sempre se caracterizou por abranger, entre seus integrantes, não apenas um clube campeão local por UF. Já desde a primeira edição em 1989, teve-se, neste campeonato brasileiro, também um conjunto de clubes, dentre os participantes, que se afiguravam como uma primeira Divisão Brasileira de Futebol. Exemplo disso são 13 dos 15 primeiros colocados de 1989: Grêmio, Sport, Goiás, Flamengo, Atlético-MG, Vitória, Corinthians, Bahia, Tiradentes-DF, Mixto, Guarani, Vasco da Gama, Cruzeiro, Internacional e Náutico, tendo-se ainda do 22º ao 24º lugares Atlético-GO, Atlético-PR e Fortaleza, sendo os demais participantes, em ordem de classificação, Blumenau, Sampaio Correia, Avaí, Botafogo-PB, Rio Negro, Operário-MS, Flamengo-PI, CSA, Pinheiros-PR, Confiança, Ferroviário-CE, Paysandu, Ibiraçu e América-RN. Este rol de clubes contem 15 dos 20, e 16 dos 22, melhores clubes do Ranking Nacional de Clubes, divulgado pela CBF em dezembro de 2012, para vigência em 2013.

Disputada por 32 clubes de 1989 a 1994, os participantes foram 36 já em 1995, 40 em 1996, 44 em 1997, 42 em 1998, 64 em 1999, 69 em 2000, e 64 de 2001 a 2012, sendo que terá 86 clubes em 2013. Essa condição da Copa do Brasil, que vai além de um campeonato de clubes campeões de Unidades Federais, em nenhum ano chegou a ser desfigurada pelas ausências de clubes que participaram, entre 2001 e 2012, da Taça Libertadores. A Copa do Brasil sempre, em todas as suas edições, constituiu-se em inegável, legítimo, campeonato brasileiro, também por critérios que superam a realidade de campeonato de amplitude nacional. Não há argumento válido, para sustentar que a Copa do Brasil não seja, em todos os aspectos, um verdadeiro campeonato brasileiro.

Possivelmente, em breve, a CBF, que já unificou a Taça Brasil com os Campeonatos Brasileiros, fará o mesmo em relação à Copa do Brasil. As razões para esse procedimento são incontestáveis, uma vez que se trata a Copa do Brasil de um campeonato brasileiro similar à Taça Brasil, e até com maior representatividade nos aspectos que configuram o que seja um campeonato Nacional. Concluir o processo de unificação com os Campeonatos Brasileiros, incluindo a Copa do Brasil, tal como já feito com a Taça Brasil de 1959 a 1968, o torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 a 1969 e a Taça de Prata de 1970, será justo e benéfico, vantajoso para o futebol brasileiro.

Os argumentos que confirmam a Copa do Brasil como campeonato nacional, não são menos fortes e lógicos do que os válidos para a Taça Brasil. Também a Taça Brasil foi sempre, e em todas as fazes da competição, disputada em sistema eliminatório com jogos de ida e volta, igualmente conhecido como sistema de copa, e popularmente denominado sistema mata-mata. Participavam, da Taça Brasil, clubes campeões estaduais, sendo formados grupos regionalizados, sendo que clubes de SP e RJ entravam nas Semifinais da competição. As disputas da Taça Brasil de 1965 e 1968, e o mesmo se deu com o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 a 1969, não indicaram representantes do Brasil na Taça Libertadores. Outro fato é que a Taça Brasil, em suas 10 edições, foi disputada por 16 a 22 clubes, respectivamente, de 16 a 21 Unidades Federais.



Regulamento

Todas as disputas da Copa do Brasil foram, no sistema de eliminatórias, com partidas de ida e volta em todas as fases. Em todas as edições foi, ao clube campeão, atribuída vaga na Taça Libertadores.


Participantes

1989 – 32 clubes – 22 campeões e 10 vice-campeões estaduais.

1990 – 32 clubes – 23 campeões e 9 vice-campeões estaduais.

1991 – 32 clubes – 23 campeões e 9 vice-campeões estaduais.

1992 – 32 clubes – 25 campeões e 7 vice-campeões estaduais.
Observação: - O São Paulo não quis participar da Copa do Brasil, a fim de excursionar pela Europa, e com isso se qualificaram Corinthians e Palmeiras.

1993 – 32 clubes – 25 campeões e 7 vice-campeões estaduais.
     
1994 – 32 clubes – 26 Campões e 6 vice-campeões estaduais.

1995 – 36 clubes – 26 campeões e 6 vice-campeões estaduais, mais 4 convidados.
Convidados: - Democrata-MG, Flamengo, Juventude e São Paulo-SP.
Observação: - até este ano o critério técnico havia sido o único que qualificou clubes para a Copa do Brasil, mas por interesse (para inclusão de Flamengo e São Paulo) da emissora que comprara direitos televisivos, a CBF convidou 4 clubes.

1996 – 40 clubes – 27 Campeões estaduais e 5 vice-campeões, mais 8 convidados.

1997 – 44 clubes – 26 campeões e 5 vice-campeões estaduais, mais 13 convidados.
Observação: O Bacabal não quis participar, ficando o Maranhão sem representante.

1998 – 42 clubes – 27 campeões e 5 vice-campeões estaduais, mais 10 convidados.
     
1999 – 64 clubes – 27 campeões e 7 vice-campeões estaduais, mais 30 convidados.

2000 – 69 clubes – Todos os clubes foram convidados, que incluíam 27 campeões estaduais,
     e vice-campeões estaduais e outros convidados.
Observação: - Atlético-MG, Atlético-PR, Corinthians, Juventude e Palmeiras, que disputaram a Taça Libertadores, entraram nas oitavas-de-finais.

2001 – 64 clubes – Todos os clubes foram convidados, mas incluíam 27 campeões estaduais,e vice-campeões estaduais e outros convidados.
Observação: - Cruzeiro, Palmeiras, São Caetano e Vasco da Gama, não participaram,
por estarem disputando a Taça Libertadores; - este foi o primeiro ano, seguindo-se até 2012, em que clubes não participaram da Copa do Brasil, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2002 – 64 clubes – 20 clubes da Série A, 20 campeões estaduais (outros 7 campeões estaduais entraram como clubes da Série A), 2 melhores da Série B (exceto Paysandu, que entrou como campeão estadual), 10 vice-campeões estaduais, 2 terceiros colocados estaduais (RJ e GO), e 10 convidados.
Observação: - Atlético-PR, Flamengo, Grêmio e São Caetano, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2003 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, clubes melhores colocados num ranking da Copa do Brasil desde 1989, e alguns clubes indicados por Federações locais.
Observação: Corinthians, Grêmio, Paysandu e Santos, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2004 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados nos campeonatos estaduais e alguns clubes indicados por Federações.
Observação: Coritiba, Cruzeiro, Santos, São Caetano e São Paulo, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2005 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados em campeonatos      estaduais e alguns indicados por Federações locais.
Observação: Atlético-PR, Palmeiras, Santo André, Santos e São Paulo, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2006 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados em campeonatos estaduais e alguns clubes indicados por Federações.
Observação: Corinthians, Goiás, Internacional, Palmeiras, Paulista e São Paulo, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2007 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados em campeonatos estaduais e alguns indicados por Federações.
     Observação: - Flamengo, Grêmio, Internacional, Paraná, Santos e São Paulo, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2008 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados em campeonatos estaduais e alguns indicados por Federações.
     Observação: - Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo, não participaram,por estarem disputando a Taça Libertadores.

2009 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados em campeonatos estaduais e alguns indicados por Federações.
Observação: - Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Sport, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2010 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados em campeonatos estaduais e alguns indicados por Federações.
Observação: - Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2011 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados em campeonatos estaduais e alguns indicados por Federações.
     Observação: - Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Internacional e Santos, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2012 – 64 clubes – Clubes campeões estaduais, melhores colocados em campeonatos estaduais e alguns indicados por Federações.
     Observação: - Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Vasco da Gama, não participaram, por estarem disputando a Taça Libertadores.

2013 – 86 clubes – Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Vasco da Gama, que neste ano disputam a Taça Libertadores, entram nas oitavas-de-finais da Copa      do Brasil. O São Paulo, que disputará a Copa Sul-Americana, não disputará a Copa do Brasil.


Referências

http://www.bolanaarea.com/copa_do_brasil_1989.htm

http://www.campeoesdofutebol.com.br/leitura/unificacao_torneios_campeoes_nacionais.html

http://futpedia.globo.com/campeonato/brasileiro

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2010/12/entenda-como-eram-taca-brasil-e-o-torneio-roberto-gomes-pedrosa.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Brasil_de_Futebol

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_Brasil_de_Futebol

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ranking_da_CBF


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52804


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Hímen, mito sexual? Miguel D Avila
Artigos Copa do Brasil – Unificação de campeonatos Miguel D Avila
Artigos Ranking CBF de Clubes 2003-2012 – Fatos relevantes Miguel D Avila
Artigos Ranking Nacional de Clubes Miguel D Avila


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69046 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57946 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57589 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55863 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55162 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55115 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54988 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54918 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54863 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54860 Visitas

Páginas: Próxima Última