Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O BIG BROTHER AQUI FORA
DIRCEU DETROZ

Começou mais uma edição do BBB. O programa mais “odiado” do Brasil. É fácil compreender o motivo de tanto ódio. Manipulados ou não, os participantes conseguem mostrar o que existe de mais sórdido no Ser Humano. Ali, a hipocrisia é a bola da fez. E fica pior ainda quando todos estão com os copos cheios.

É dessa sordidez, e dos intrínsecos diabinhos alvoroçados que muitos de nós tentamos escapar. E destilar ódio é uma fuga extraordinária. Podemos levar meses para amar. Podemos odiar em poucos segundos. Quando algo mexe com os nossos medos. Ou com aquilo que verdadeiramente somos, fica a pergunta: Também sou assim? E fugimos.

Mas, isso não uma sessão de terapia. Quero usar o BBB para fazer uma analogia com o BBB aqui de fora. O real. Que em 99,99% dos casos não entrega um prêmio no fim. Nem de consolação. E não esqueçam, olhando lá para dentro, todos se acham expert em observar as manipulações. Aqui, você é manipulado diariamente e nem percebe.

São uns beberrões. E aqui fora, casa em que não exista um barzinho cheio de garrafas, não é muito visitada pelos “amigos”. O que pensam o menino, ou a menina quando veem seus pais e as visitas sempre com um copo não. E quantos dedos já foram do copo de cerveja para a boca do filho. Afinal, ele estava atrapalhando a conversa. Quem sabe sobre as bundas das mulheres do BBB.

Depois, querendo sempre nos levar juntos, embarcam na utopia de acabar com os viciados das cracolândias por mágica. Sempre depois que a batalha está perdida, alguém buscando popularidade resolve lutar. Esquecem que a primeira batalha está nos lares, nos copos e dos dedos na cerveja. Nossa, que lindo. É tão social.

Lá, o paredão resulta em eliminação. Aqui, o paredão é rezar para não ser encontrado por uma bala perdida. Seja do bandido ou da polícia. Lá, o eliminado diz adeus ao prêmio de 1,5 milhões de reais. Aqui, você pode dar adeus a sua vida num assalto na esquina, mesmo entregando tudo. Por diversão de loucos atirando. Ou pior. Por diferença de 7,00 reais na conta.

Lá, quem manipula é o Boninho. Aqui, é a televisão para a qual ele trabalha. São políticos como José Sarney. Que namorou a ditadura. E depois sempre se apaixonou por quem estava no poder. E que agora decidiu sair de cena com uma exposição contando seus feitos. Só os feitos E fomos nós que pagamos.

Lá, morar na casa é passageiro. Menos de três meses. Aqui, um ano depois da tragédia de Angra dos Reis, das cinco mil casas novas prometidas, nenhuma ainda foi construída. Talvez, se todos aqueles que odeiam o BBB se dessem as mãos. E com as mãos de mais alguns, poderíamos colocar no paredão e eliminar o que existe de podre no Brasil. Sem odiar nada nem ninguém. Fica a dica.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61668


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62787 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62764 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62737 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62720 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62718 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62640 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62621 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62607 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62604 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62597 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última