Abandonando todas as definições teológicas sofisticadas e detalhadas sobre o assunto, e considerando esta verdade do ponto de vista da simplicidade do fato havido no princípio da criação, daí o nome original – de origem, podemos afirmar com toda segurança que o pecado original consistiu no governo usurpador do espírito do homem, pela sua alma, por causa do abandono do governo do Espírito de Deus.
E esta condição ruim, deste governo despótico da alma, em usurpação ao governo que Deus havia dado ao espírito do homem, passou a existir porque o espírito morreu, ou seja, no ato da desobediência, cessou automaticamente toda a comunhão espiritual que ele mantinha com Deus.
A vida do nosso espírito depende inteiramente que ela seja insuflada pelo Espírito de Deus.
Cessada a comunhão com Ele, o nosso espírito morre, fica separado da vida de Deus, e com isto nos tornamos fracos (Rom 5.6), incapacitados para exercermos governo, por meio do nosso espírito, sobre a nossa alma (sentimentos, emoções, vontade, razão).
Pecado é portanto, basicamente isto.
Tudo o mais (pensamentos, atos, omissões errados) é mera consequência desta grande realidade que a tudo dá causa.
É somente em Cristo que esta situação pode ser revertida.
Porque sem Ele, não podemos ter a habitação e o governo do Espírito Santo, que é vitalmente necessário para a ressurreição do nosso espírito, que se encontra morto (não aniquilado, mas sem comunhão com Deus e incapacitado de todo ato de adoração em espírito e em verdade).
É por meio de Cristo que ocorre o reavivamento da consciência (outra faculdade do espírito).
Da consciência que se achava morta quanto ao conhecimento real da pessoa de Deus, e de quem somos de fato a seus olhos.
A razão desta morte da consciência em relação ao que é espiritual e verdadeiro quanto às realidades espirituais, celestiais e divinas, é consequente do fato de se achar o espírito também morto em delitos e em pecados.
Por isso Jesus diz que é somente nEle que podemos conhecer a verdade (sobretudo a pessoa de Deus e Sua Palavra), quando somos libertados do pecado, ou seja, desta condição terrível de morte espiritual, na qual todos se encontram naturalmente, sem Ele, e sem a habitação do Espírito Santo, que é o agente da nossa ressurreição espiritual.
Col 2:12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Col 2:13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|