Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Há Aperfeiçoamento Espiritual Eficaz na Nova Aliança
Silvio Dutra

O oitavo capítulo de Hebreus é um prosseguimento dos argumentos apresentados no capitulo anterior quanto à evidente superioridade da Nova Aliança em relação à Antiga, por causa da excelência e superioridade da mediação de Cristo, conforme havia sido prometido por Deus desde o Antigo Testamento.
A razão de ser da Antiga Aliança era a Nova, porque se afirma que o fim da Lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê.
A Antiga Aliança foi instituída para nos conduzir a Cristo. Para que fôssemos instruídos acerca das coisas relativas ao Cristo prometido, que esmagaria a cabeça da serpente.
Quando a epístola aos Hebreus foi escrita, os sacerdotes de Israel ainda oficiavam no templo de Jerusalém, motivo pelo qual o seu autor afirmou que se Jesus estivesse na terra certamente não estaria no exercício do sumo sacerdócio, porque Ele havia sido rejeitado pelos judeus, especialmente pelos sacerdotes de Israel, em razão do endurecimento deles no pecado, e também porque não havia sido designado como eles, para ser sacerdote segundo a ordem de Arão, conforme eles haviam sido constituídos pela Lei dada a Moisés.
E Jesus não havia sido designado para exercer Seu ofício sumo sacerdotal na terra, mas no céu, porque não é sacerdote de um templo terreno, mas do tabernáculo celestial.
Ele é o rei e sacerdote eterno da graça e da verdade, é o rei de um reino que é sobretudo espiritual e invisível, e não de um ofício temporal que estava destinado por Deus a desaparecer, uma vez tendo sido cumprido o propósito para o qual Ele o havia instituído, até que Cristo viesse, e inaugurasse a aliança prometida desde o velho testamento, e que estava sendo aguardada por sucessivas gerações de pessoas piedosas, especialmente de Israel.     
Nunca foi do propósito de Deus manter a Antiga Aliança em vigência para sempre até a volta de Cristo.
Ao contrário, Ele havia falado pela boca dos profetas do Velho Testamento que faria uma Nova Aliança para vigorar no lugar da Antiga, por meio de Jesus Cristo.
Tal promessa é citada em Jeremias 31.31-35; e o autor de Hebreus transcreveu os termos usados pelo profeta nos versos finais do oitavo capítulo de sua epístola, para demonstrar aos cristãos Hebreus que era por causa desta aliança que os seus pecados passados eram inteiramente perdoados e esquecidos por Deus.
Ainda que os judeus tivessem recusado a reconhecer a revogação da Antiga Aliança, o culto deles no templo estava prestes a desaparecer, conforme efetivamente ocorreu em 70 d.C., quando os romanos expulsaram os judeus da Palestina e destruíram o templo, deixando apenas de pé o que conhecemos hoje por Muro das Lamentações.
A destruição do templo, e a expulsão dos judeus comprovaram para todos, que de fato uma Nova Aliança foi inaugurada no lugar da Antiga, conforme prometido desde os profetas.
E assim, este oitavo capítulo começa a descrever quais eram as bases diferentes do sumo-sacerdócio de Cristo da ordem de Melquisedeque, em relação ao sacerdócio dos levitas no Antigo Pacto, que vigorou no período do Antigo Testamento.
E este sumo-sacerdócio do Senhor foi designado pelo Pai, para que os pecados das pessoas que constituiriam o seu povo, fossem efetivamente perdoados, de forma a se dotar todos os aliançados de um novo coração criado e habitado pelo Espírito Santo.
Isto jamais poderia ser feito mediante as bases da Antiga Aliança, ou Lei, como também é chamada, e por isso é declarada a sua fraqueza e inutilidade para o cumprimento deste propósito eterno de Deus, de dar vida eterna por meio da graça e mediante a fé.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 59424


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 2 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Como Ir para o Céu Silvio Dutra
Artigos Santificação – Progressiva ou Instantânea? Silvio Dutra
Artigos A Adoração no Culto Público Silvio Dutra
Artigos Qual é a Nossa Parte? Silvio Dutra
Artigos Domínio do Pecado ou da Graça Silvio Dutra
Artigos Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P1 Silvio Dutra
Artigos Tabernaculando Silvio Dutra

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
MORTE, O PARADOXO DIVINO DA VIDA - Pedro Paulo Rodrigues Cardoso de Melo 59850 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59804 Visitas
Senhora da Escuridão - Maria 59804 Visitas
🔵 Uma noite em Las Vegas - Rafael da Silva Claro 59758 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 59748 Visitas
À Bahia - Aldo Moraes 59720 Visitas
A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO - Andrea Gonçalves dos Santos 59707 Visitas
Coragem, levanta! - Maria 59703 Visitas
Decadência - Marcos Loures 59698 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59675 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última