Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PRÓXIMA PARADA... NATAL
DIRCEU DETROZ

O povo falou pelas urnas. Precisamos respeitar a sua vontade. É disso que a Democracia se alimenta. Os vencedores terão pouquíssimo tempo para comemorar. Logo as cobranças começarão aparecer aqui e ali. Para os perdedores, além de limpar as gavetas, restará o consolo de que quatro anos passarão rápido demais.

A política brasileira é apoiada em três pilares principais. São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Então quando se olha para 2014, estamos num autêntico 0x0. Para os analistas políticos, o ex-presidente Lula, foi o grande vencedor. Percebe-se claramente que o seu dom maior não é fabricar ”postes iluminados”. Lula sabe como ninguém manipular a política.

Quem saiu grandemente ferido desse embate foi o PSDB. Os tucanos demoraram a perceber a fadiga de material e de ideias. Nada como uma derrota bastante dolorida para acordar. E derrotado pelo PT, desta vez, dentro do seu ninho, José Serra foi o grande perdedor dessas eleições.

O PMDB ainda é o maior partido. Estranha é a sua falta de vontade pelo protagonismo. Prefere viver gravitando na sombra de quem está no poder. O novo dessas eleições se chama PSB. Ainda não sabemos muito da ideologia do seu DNA, porque nessas eleições, dependendo do lugar, foi apoiado pelo PT ou PSDB.

Vislumbrando a sucessão de Dilma Rousseff, o PSB pode ser o fiel da balança. Mas, não me espantaria se o partido resolver praticar seu primeiro voo solo. Se em 2010, uma parte considerável dos eleitores, (19%) preferiu a novidade chamada Marina Silva, daqui dois anos o PSB poderá preencher este lugar.

Mais uma eleição terminou. O tilintar das urnas eletrônicas silenciaram. De agora até dezembro ouviremos um novo tilintar. O dos caixas dos comércios. Aos poucos a festa da fé e da cristandade, está sendo engolida pelo capitalismo. O que seria do Natal sem os presentes. Sem as vendas. Sem lucros.

Para desespero de alguns, as estrebarias e presépios agora são high tech. Sem perceber, o mundo cristão vai se desconectando da sua essência. Mesmo que um dia o Natal já tenha sido uma festa pagã, hoje ele é o grande pilar das escrituras bíblicas. O carro-chefe da Igreja Católica.

No ocidente, o Natal é o maior negócio do ano. Com neve ou com calor, os outdoors extravasam a hipnose comercial e material da época. Esse hipnotismo começa ainda quando somos crianças. À medida que crescemos, a hipnose vai piorando. Uma linha tênue separa a fé da perplexidade de não saber o que ela significa.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59433


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LIZZANDRA DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GUERRA SILENCIOSA DIRCEU DETROZ
Poesias CIO DIRCEU DETROZ
Poesias JARDIM SECRETO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 1021 até 1024 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A Psicomotricidade e Desenvolvimento Motor nas aulas - PAULA SANTANA MOURA 121 Visitas
FLOR DA CAATINGA - Sérgio Gaiafi 120 Visitas
Afetividade no processo de ensino aprendizagem - Vania da Luz Melo 119 Visitas
Contação de História na Educação Infantil - Olina de Araujo Spigolon 118 Visitas
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - Fernanda Pedreira Simas 118 Visitas
HOMEM, CHEIRO DE AZARROR - Sérgio Gaiafi 117 Visitas
A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - LUCIENE FERREIRA DOS SANTOS NASCIMENTO 117 Visitas
DESVENDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Luana Pereira Santana Pascoal 117 Visitas
Avaliação na Educação Infantil - Renata Aparecida Pereira Silva 116 Visitas
Resumo - Processo Civil: Parte Geral - Isadora Welzel 113 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última