Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ELEIÇÕES: BRASILEIRO NÃO QUER GASTAR VELA COM MAU DEFUNTO
http://andremansur.com/blog/ignorancia-eleitoral-brasileiro-nao-quer-gastar-vela-com-mau-defunto/
DAYSI PACHECO/ andremansur.com

Resumo:
Estamos em época de eleições. Nesse emaranhado de informações, o que não faltam são candidatos. Mas como votar conscientemente se na nossa cultura brasileira a política não é para todos?

IGNORÂNCIA ELEITORAL: BRASILEIRO NÃO QUER GASTAR VELA COM MAU DEFUNTO

Estamos em época de eleições. Os noticiários, os cartazes e panfletos, os discursos, as atualizações da internet, a Voz do Brasil e o horário político não nos deixam esquecer. Nesse emaranhado de informações, o que não falta são candidatos: diversas classes sociais, idades, profissões e, claro, particularidades…. e quanta particularidade! Temos visto muitas referências a personagens, produtos e celebridades. São Raul Seixas, Bin Ladens, Batmans, Robins e muitos outros. E a criatividade para criar novos nomes também não se esgota.
Tudo isso é um pouco familiar. Em 2010, com o slogan “pior que tá não fica”, Tiririca deixou o seu impacto político e também muitos discípulos. Na verdade, essa prática “irreverente” atribuída ao Tiririca não é nova. Sempre existiram aqueles candidatos cujo objetivo é pescar pela diversão e não pelas propostas. Na verdade, esses candidatos são um reflexo do entendimento do brasileiro com relação à política. Inevitável não dar ao menos uma gargalhada quando vemos uma figura inusitada no horário eleitoral. Só que, a meu ver, é rir pra não chorar! O próprio Tiririca fazia questão de dizer, em sua “campanha”, que não sabia qual a função de um deputado federal, estratégia que funcionou e o elegeu. Certamente, muitos eleitores se identificaram com isso.
A cultura brasileira não é estruturada para que a política seja compreendida por todos e o porquê de as coisas serem assim não me cheira muito bem. Quando se fala [abertamente] em política é para referir-se à corrupção ou para se queixar do quão tedioso é o assunto. Como se não bastasse, questões políticas em geral são tratadas com uma linguagem assustadoramente técnica. Mas, já reparou que nas eleições tudo é dito de forma bem popular? Nessas horas sim é interessante que todo mundo entenda a linguagem dos políticos, não é?
Que muitos Tiriricas sejam eleitos, não é apenas uma questão de ignorância política – e que fique bem claro que a população não tem culpa de tal ignorância – mas é também desilusão, já que a política anda tão desacreditada. Creio, inclusive, que muitos eleitores o fazem como forma de protesto. Então, por que não brincar com a situação? O povo brasileiro é sempre alegre e caloroso…. tudo uma questão cultural. Para fazer com que se importem com um assunto tão sério quanto política tem que haver ao menos uma pequena forma de entretenimento, humor e diversão. O Palácio do Planalto, que cheira a naftalina, e a política em geral mais parecem mausoléus, com os mesmos protagonistas e sempre cheios de lama. Não me surpreendo, portanto, que as pessoas tenham resistência a isso. Afinal, pra que gastar vela com mau defunto?
Mas, revoltas à parte, estamos falando de política, minha gente! E política, quer queira quer não, é algo sério e deve ser tratada como tal, ainda que o aspecto da coisa não seja bonito. Falar de corrupção é simples e já virou clichê. Não faltam discursos na televisão ou em posts e e-mails com críticas à respeito. Mas como combatê-la se não há conhecimento político suficiente e, diga-se de passagem, nenhum estímulo para que isso seja possível? Qualquer um sabe dizer que a política brasileira é corrupta. O difícil é falar mais a respeito, de forma minimamente fundamentada…
Bom, poderia considerar outras abordagens importantes, como a falta de memória política do povo e a própria corrupção. Mas, por hora, convido-os a pensar na questão da ignorância política, que mais parece uma característica do sistema “pão e circo” (haja vista aos Big Brothers e outras atrações globais da vida), e a nossa irremediável desilusão.


Este texto é administrado por: ANDRE MANSUR BRANDAO
Número de vezes que este texto foi lido: 52822


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas SEXO? PRA QUÊ? DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas ELEIÇÕES: BRASILEIRO NÃO QUER GASTAR VELA COM MAU DEFUNTO DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas TV: MOCINHA OU VILÃ? DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas SACOLINHAS PLÁSTICAS: QUESTÃO AMBIENTAL OU MERCADOLÓGICA? DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas DEFESA DE DIREITOS OU MANIPULAÇÃO? A GREVE DOS CAMINHONEIROS DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas GAFES PERIGOSAS NAS OLIMPÍADAS… NÃO PERCA! DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas DIA DO ESCRITOR: QUEM ESCREVE HOJE EM DIA? DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas DO ESPAÇO ÀS ARÁBIAS: AS SUPER-MULHERES! DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas ABRAÇOS CONTRA A SOLIDÃO! DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas AMY WINEHOUSE E A VIAGEM SEM VOLTA DAYSI PACHECO/ andremansur.com

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69004 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57914 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54913 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54797 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54772 Visitas

Páginas: Próxima Última