Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DIA DO ESCRITOR: QUEM ESCREVE HOJE EM DIA?
DAYSI PACHECO/ andremansur.com

25 de julho é uma data muito especial: Dia Nacional do Escritor. Relembramos grandes nomes de épocas diferentes: de Machado de Assis a Guimarães Rosa, de escritas que seguem fielmente uma tendência de época a uma fase onde só a liberdade poética é “regra”. É o momento de retomar aqueles que criam ou criaram mundos infinitos em algumas letras no papel. A escrita é sim uma arte muito louvável.
É também em dias como este que nos perguntamos: o que significa ser escritor hoje em dia? Com a popularização da internet, surgiram inúmeros novos gêneros de texto: o e-mail, o chat, o blog e outros. Como você sabe (se esqueceu, vamos relembrar), um gênero de texto pode ir de romance, crônica, poema a uma conversa no telefone ou uma mensagem de celular. Nos novos gêneros que a internet criou é bem comum a invenção de palavras (o que chamamos de “neologismos”) e o encurtamento de outras, as gírias, etc. Ou seja, um novo jeito de escrever vai aparecendo. Até um jornal, que agora tem a internet como sua aliada, precisa se adequar ao máximo à nova forma de escrita para que, assim, atinja um público bem amplo. Eu, por exemplo, escrevo aqui no blog e tenho o maior cuidado de usar as palavras de maneira que você, leitor, vá entender.
Bom, se por um lado agora exista essa forma tão moderna e popular de escrita e também um novo perfil de escritor, por outro, o que é de papel está criando traças. Onde ficam os livros em meio a esse mundo cheio de internautices, imagens, vídeos e textos humorísticos? No armário, é claro.
Não que eu não dê valor aos novos escritores. Pelo contrário: acho que a cada dia se superam mais na criatividade. Além disso, acredito que toda essa mudança tenha estimulado fortemente algumas pessoas que antes não tinham muito contato com a escrita, na maioria das vezes por não gostar ou não se ver como um escritor em potencial, a escrever. Possivelmente, quem antes tinha preconceito com leitura também está lendo muito mais!
Toda novidade sempre tem seus prós e contras. Esse é o fato e não tem jeito. Embora as pessoas tenham lido e escrito mais, convenhamos, o conteúdo tem sido levado cada vez menos em conta. Por exemplo, hoje é comum vermos as pessoas ficando famosas por escreverem, na internet, curiosidades, bizarrices, fofocas, assuntos populares em geral e, muitas vezes, banais. Não podemos negar que é possível dar umas boas risadas e também absorver muitas informações (MUITAS informações mesmo!!). Mas, e aí? O que aconteceu com aquele hábito de leitura, aquele mais antigo mesmo, com que as pessoas já tinham um pouquinho de implicância? Hein? Tudo bem… não me esqueci que muitos ainda se mantém fieis leitores. Mas, mesmo com todas as novidades do mundo moderno, um pouquinho de arte, conteúdo e pensamento crítico é bom, não é, minha gente?
Enquanto isso, me pergunto meio saudosa: por onde anda o meu querido Carlos Drummond de Andrade? Tenho certeza que não está no armário. Ah, sim… talvez esteja sentado e esquecido à beira de algum rio, “contemplando” o nosso mundo moderninho e, inevitavelmente, a “ver navios” (os leitores ainda fieis me entenderão).


Este texto é administrado por: ANDRE MANSUR BRANDAO
Número de vezes que este texto foi lido: 63927


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas SEXO? PRA QUÊ? DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas ELEIÇÕES: BRASILEIRO NÃO QUER GASTAR VELA COM MAU DEFUNTO DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas TV: MOCINHA OU VILÃ? DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas SACOLINHAS PLÁSTICAS: QUESTÃO AMBIENTAL OU MERCADOLÓGICA? DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas DEFESA DE DIREITOS OU MANIPULAÇÃO? A GREVE DOS CAMINHONEIROS DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas GAFES PERIGOSAS NAS OLIMPÍADAS… NÃO PERCA! DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas DIA DO ESCRITOR: QUEM ESCREVE HOJE EM DIA? DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas DO ESPAÇO ÀS ARÁBIAS: AS SUPER-MULHERES! DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas ABRAÇOS CONTRA A SOLIDÃO! DAYSI PACHECO/ andremansur.com
Crônicas AMY WINEHOUSE E A VIAGEM SEM VOLTA DAYSI PACHECO/ andremansur.com

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
O sofrimento desnuda - Kinara Vitória de Sousa Santos 64364 Visitas
Derecho al agua potable - Yuran Lukeny Antonio Mulenza 64073 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 64070 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 64059 Visitas
Faça alguém feliz - 64057 Visitas
Menino de rua - Condorcet Aranha 64036 Visitas
Linda Mulher - valmir viana 64035 Visitas
A ELA - Machado de Assis 64026 Visitas
"Caminantes" - CRISTIANE GRANDO 64023 Visitas
frase 499 - Anderson C. D. de Oliveira 64021 Visitas

Páginas: Próxima Última