Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Parabéns, Woodstock!
Fernanda dos Santos

Nascido na província de toscana, Guido D’Arezzo foi um monge beneditino. Foi ele quem batizou as notas músicas com os nomes que conhecemos hoje (dó,ré,mi,fá,sol,la,si)(Solmização) baseando-se num hino a São João.
Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
“"Para que teus grandes servos,
possam ressoar claramente
a maravilha dos teus feitos,
limpe nossos lábios impuros, ó São João”

Ele organizou um sistema de escrita musical (notação) em uma pauta (5 linhas paralelas que formam 4 espaços para escrever as notas), que usamos até hoje. Ele também inventou a Mão Guidoniana, um sistema em que as notas musicais correspondem a partes da mão humana, e o sistema hexacordal grupo de seis notas diatônicas que tinha um padrão fixo de dois intervalos (dois tons, um semitom e dois tons). O sistema se dividia em 3 hexacordes: Naturale (C), Durum (G) e Molle (F).
Devemos muito ao Guido no que se diz respeito á música. Hoje, invoco o nosso querido monge para dar os parabéns a um dos mais famosos festivais de todos os tempos. Comemoramos hoje os 43 aninhos do festival Woodstock, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969, em Max Yasurg, cidade rural de Bethel, Nava York. O festival aconteceu na época em que estava rolando o movimento da contracultura e é também um marco até hoje do movimento hippie.
Nesses 3 dias chuvosos, subiram ao palco artistas como: Swami Satchidananda, Sweetwater, The Incredible String Band (sexta, 15); Santana, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin, The Who (sábado,16); Ten Years After, Blood Sweat & Tears, Jimi Hendrix (domingo,17). As bandas The Beatle, The Doors, Led Zeppelin e o cantor Bob Dylan, recusaram o convite para participar do festival .
Posteriormente foi feito um documentário do evento, lançado em 1970, com uma trilha sonora com os melhores momentos. Além disso, outras edições aconteceram mas não fizeram tanto sucesso quando a primeira. Em Saugerties, aconteceu o Woodstock 94 em comemoração aos 25 anos do festival. Bandas como Nine Inch Nais, Aerosmith, Metallica, Green Day e Red Hot Chili Peppers, compareceram ao evento. Em 1999 a reputação do evento foi destruída, o festival da paz e amor foi marcado pela grande violência difundida por bandas como Limp Bizkit, Insane Clown Posse e Kid Rock.


Biografia:
Inspirada pelas metáforas de Machado, aforismos Kafkeanos e geniosidade de Burton. Escrevo em meu blog www.fersantosss.wordpress.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Parabéns, Woodstock! Fernanda dos Santos
Resenhas Samba no peito e no pé! Fernanda dos Santos
Contos Alegoria das flores Fernanda dos Santos


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55087 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54793 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54762 Visitas

Páginas: Próxima Última