Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Samba no peito e no pé!
Fernanda dos Santos

Dia desses no colégio escutei uns colegas conversando sobre música. Estava contente enquanto eles depreciavam o sertanejo. Quando o pagode entrou na conversa, foi tratado da mesma forma que o gênero anterior. Até aí nada que me aborrecesse. Eis que um novo rumo na conversa me chamou a atenção. Foi então que ouvi alguém citar o samba, dizendo que era farinha do mesmo saco dos pagodeiros. Se engana quem pensa que eu fiz esse texto pra impor minha preferência por algum gênero musical , gosto é gosto e eu não quero mudar o de ninguém, mas saber nunca é demais, não é mesmo?
   Começando do começo, o samba é um gênero musical, uma mistura com uma dança africana, que nasceu aqui no Brasil. O pagode de inicio foi usado pra designar as festas na senzala. As sambistas também chamavam suas festas de pagode e foi aí que os dois gêneros foram confundidos como sinônimos. Hoje o pagode é um gênero musical que, se analisarmos desde os primórdios, não tem nada a ver com o samba.
Aprendidas as diferenças, não foi difícil que uma pergunta me martelasse a cabeça. Será que esse samba denomina o mesmo gênero que, no meu mundinho, é chamado também de samba? O samba no meu mundinho é de Bossa e não de grito. O meu samba é aquele que ninguém se atreve a me dizer do que é feito. O meu samba, é uma corrente, que diz realmente o que é que eu acho e eu, assino em baixo! Esse meu samba é Bossa Nova. Na verdade era, porque hoje ele é MPB. Como assim? Assim:
   O samba já era tocado há tempos mas, em 1917, foi gravada a música Pelo Telefone de Ernesto dos Santos, o Donga, considerada o primeiro samba! Aí, como já era de se esperar o samba se dividiu em um monte de vertentes, como na década de 30 que nasceu o samba nos lares, que tocavam nas rádios (aí surgiram grandes nomes, tipo Noel Rosa e Ary Barroso, nem precisa gostar de samba pra conhecer) e o samba enredo – aquele das escolas de samba- , o samba carnavalesco – das marchinhas, tipo Chiquita Bacana ou a Colombina -, em 40 o samba de gafieira – das danças de salão com o instrumental bem marcado.
   E aí pra você que, como eu, estava esperando a Bossa Nova, é na década de 50/60 que ela surge. Mas não é aí que eu quero chegar. Vamos um pouquinho mais pra frente, década de 70/80 a nova geração! Essa época cheia de problemas e repressão trouxe o declínio da Bossa ao som da música Arrastão, de Vinícius de Morais (premiada na voz de Elis Regina), e o gênero, então, começou a dizer o seu adeus e dar lugar para a abrangente MPB! O grande nome dessa fase, não podia ser diferente, foi o de Chico Buarque, um dos artistas ativos mais críticos da época da ditatura na luta pela democratização, e foi com a música A Banda que ele marcou a ruptura entre a Bossa Nova e a MPB.
   Aqui no finalzinho, depois de tudo isso, a gente percebe como é bom conhecer os assuntos que gostamos. Só assim podemos formar uma opinião justa, com argumentos fundamentados em fatos reais!


Biografia:
Inspirada pelas metáforas de Machado, aforismos Kafkeanos e geniosidade de Burton. Escrevo em meu blog www.fersantosss.wordpress.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Parabéns, Woodstock! Fernanda dos Santos
Resenhas Samba no peito e no pé! Fernanda dos Santos
Contos Alegoria das flores Fernanda dos Santos


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69019 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57927 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57563 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55845 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55128 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55083 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54965 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54905 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54833 Visitas

Páginas: Próxima Última