Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
BIBLIOTECAS
Tânia Du Bois


     Folheando a revista, li: “Bibliotecas não se restringem ao espaço em que se instala a coleção de livros... elas também se transformam em eficientes elementos decorativos...”
     Essa sugestão é insensata, porque a criação de uma biblioteca predispõe deixar os livros expostos nas prateleiras, para facilitar o manuseio. O ideal é tê-los para lê-los e não para decorar o ambiente. Entretanto, por muitas vezes, fico reduzida a ler e ouvir esse tipo de tragédia. É preferível transformar essa tragédia em suposto olhar, com profundidade, num passe de gestos e sentidos, onde historicamente permaneceria a alegria da leitura e o mistério das palavras, no hábito como fórmula simples e preciosa, como expressa Pedro Du Bois, “Na biblioteca / os livros se espreitam / pelas lombadas //...as palavras encadernadas / encerradas em cada volume / encarceradas em parágrafos / circunscritos // nas bibliotecas / a vida nos espreita / em cada volume/ que deixamos de ler.”
     Pergunto se é possível, para quem gosta de ler, viver num mundo sem livros. A resposta está na biblioteca que reúne as obras e é onde encontro o que procuro: emoção.
     Na biblioteca, os livros se sobressaem no espaço, me atraem visualmente. As obras são destacadas em jogo de luz e sombra, curiosidade e vontade, prazer e lazer. Desse olhar, a biblioteca traduz o ambiente: estar na companhia dos escritores (mesmo depois de mortos). Ao considerar o gosto de cada leitor, o estilo está impresso no imaginário, para vivenciar a fase marcada pelo livro.
     É fácil ler o que os outros escrevem; ninguém muda a condição de única arte: a sabedoria se conquista com as mãos, no momento em que pego o livro na estante. Conciliar o hábito de ler com o prazer das descobertas é como se o olhar fosse um espelho, a postura está na força do reflexo da arte.
     O fundamental em meus atos é que eles determinam as linhas de meus caminhos; é pela leitura que minha divindade se revela. Ler revela processos do pensamento e tem como resultado a sensível imagem sobre eu mesma, então, o verbo se faz voz.
     O que me provoca o desejo de ler, o saber, a descoberta ao pegar o livro na estante? A cor e a textura da capa? O livro com lombada? O livro barco? Para mim, todos os livros são ousados, dão personalidade às palavras e aos autores. Sobre o poema, penso ser configurado em momento especial, com visão de nova perspectiva e com a possibilidade de realizar a troca entre autor e leitor.
     A minha busca na literatura é sempre pela obra que combina comigo. A escolha acertada me possibilita conviver mais com os escritores, e isso me leva a não abandonar o livro e nem deixar de frequentar a biblioteca. Até porque, o livro é o retrato emocionante e verdadeiro da imaginação, e consequentemente, da arte de viver, como em Nilto Maciel, “... o carteiro, dia sim, dia não, grita meu nome. Ocupado, também grito: Pode jogar por cima do muro. Não posso,seu Nilto; é LIVRO. Zeloso não quer deformar o objeto.”


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61638


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PARCEIRA DO TEMPO Tânia Du Bois
Artigos EM PASSOS PESSOAIS Tânia Du Bois
Artigos AUTÓGRAFOS Tânia Du Bois
Artigos SEDUZIR A PRÓPRIA MORTE Tânia Du Bois
Artigos Papel & Imaginação Tânia Du Bois
Artigos A CASA Tânia Du Bois
Artigos BATE bate CORAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos LIVROS E LOMBADAS Tânia Du Bois
Artigos MAL de AMOR Tânia Du Bois
Artigos NA LINHA DO TEMPO: Solha & Mulheres Notáveis Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 62555 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62551 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62534 Visitas
Faça alguém feliz - 62530 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62530 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62517 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62504 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62503 Visitas
O Velho - Luiz Paulo Santana 62493 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 62482 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última