Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
POESIA EM CADA LINHA
Tânia Du Bois

     A natureza está em festa; os poemas chegam para me encantar com as palavras mágicas, brindar com variedades de poetas, com diferentes manifestações.
     "O poema: o poema / essa estranha máscara / mais verdadeira do que a própria face..." (Mário Quintana).
     "A poesia sou eu //... / a poesia somos todos nós." (Murilo Mendes).
     "As palavras enlouquecem” (Jaime Vaz Brasil). Elas nos trazem dias claros, iluminados, como: "gosto de quem gosta / deste céu / desse mar / dessa gente feliz / bem que eu quis escrever um poema de amor e o amor... / estava em tudo quanto eu amei / e no poema que eu fiz / tinha alguém mais feliz do que eu..." (Ismael Neto e Antônio Maria).
     "Os poemas é um tropeço / nos móveis da sala escura" (Jaime Vaz Brasil) e a "poesia é um segredo / feito de êxtase e medo / que não confio a ninguém / - nem a mim mesmo" (Lêdo Ivo).
     "O poeta é poeta sempre. Acredito que não existem bons ou maus poetas. Poesia é descobrir a essência mágica da palavra" (Carlos Higgie).
     "... poesias, a poesia é / - é como a boca dos ventos na harpa //... / raiz entrando em orvalhos... / os silêncios sem poro //... - e é livre como um rumo nem desconfiado" (Manuel de Barros).
     "A poesia é a lógica mais simples. Isso surpreende... A lógica da verdade pelos pontos falsos". (José Carlos Capinan).
     "Lugar sem comportamento é o coração" (Manuel de Barros). "Eu não sabia explicar nós dois / Ela mais eu, porque eu e ela / Não conhecia poemas / Nem muitas palavras belas... (Chico Buarque).
     Nas entrelinhas presume-se que o escritor deva ser movido também por sonhos, mas sonhar não é o suficiente para dar a alguém a condição de escritor. Precisão e competência é, sem dúvida, a palavra que resume toda a caminhada de um escritor. De suas atitudes, fantasias e preparação é que depende para escrever um poema. "... elaborar uma linguagem poética que expressa a complexidade do real... / uma poesia que nos ajudasse a nos assumir a nós mesmos" (Ferreira Gullar).
     "Eu até achava inspiração / quantas vezes eu cantava / quando não podia nem falar / é que o meu violão me ajudava / a trazer esperança / dentro de um poema" (Paulinho da Viola).
     "Todo poema é para mim,... algo carregado de emoção. O tema é um ponto de partida para um poema e não um ponto de chegada, da mesma forma que a bem-amada é um pretexto para o amor" (Mário Quintana).
     "Não têm sido poucas as tentativas de definir o que é poesia. Desde Platão e Aristóteles até os semânticos e concretistas modernos, insistem filósofos, críticos e mesmo os próprios poetas de dar uma definição da arte de exprimir versos... O material do poeta é a vida. Seu instrumento é a palavra... A poesia é a mais humilde das artes. Mas para o poeta a vida é eterna. Diz-se que ao poeta é um criador... Só a poesia pode salvar o mundo de amanhã e a humildade diante de sua voz... o povo poderá cantar seus próprios cantos, porque os poetas serão em maior número e a poesia há de velar" (Vinícius de Moraes).
Voar com liberdade na imaginação e ler com olhos livres as entrelinhas é ir além do limite, conquistar o mundo reservado à poesia.
     
     


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61647


Outros títulos do mesmo autor

Artigos QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO Tânia Du Bois
Artigos "Qual o real da POESIA?" Tânia Du Bois
Artigos ECOS DA REALIDADE Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA Tânia Du Bois
Artigos “ARTE para CRIANÇA” Tânia Du Bois
Artigos MOSCA TONTA Tânia Du Bois
Artigos PALAVRA: poesia Tânia Du Bois
Artigos VERÃO COM BRILHO Tânia Du Bois
Artigos MAX MARTINS: em busca do novo Tânia Du Bois
Artigos “CANÇÕES” Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 281 até 290 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Contação de História na Educação Infantil - Olina de Araujo Spigolon 61957 Visitas
O Formigueiro Humano - Sangue - Luiz Moreira 61957 Visitas
Minha Doce Gumercinda - José Ernesto Kappel 61957 Visitas
Minha Vida - Qualquer um 61956 Visitas
GERAÇÕES - PARTE I - CAP. VI - Ivan de Oliveira Melo 61956 Visitas
A invisibilidade dos motoboys - Alexandre Triches 61956 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 61956 Visitas
Escrevo - Terê Silva 61956 Visitas
Regresso a casa depois da tarde - João Tomaz Parreira 61956 Visitas
Caminho dos Tortos - José Ernesto Kappel 61956 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última