Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“O LIVRO das METADES DO JOÃO”
Tânia Du Bois

O Livro das Metades do João é o livro infantil escrito por João dos Santos, quanto tinha entre 6 e 7 anos de idade. João Albuquerque dos Santos, nordestino de Fortaleza, nascido em 1993.
    Segundo seu pai, Fabiano dos Santos, também escritor, “João gosta tanto de desenhar que, às vezes, penso que foi ele próprio que se desenhou quando ainda morava na barriga da sua mãe. Parece que nasceu com um lápis de cor na mão e com ele foi crescendo e desenhando o mundo”.
     O livro nasceu quando João, ainda pequeno, mostrou ao seu pai os desenhos das metades, inspirados nas descontraídas tramas da vida, ”do mundo que mora dentro da sua cabeça e do mundo que mora fora do seu corpo”. Fruto da sua imaginação, criou com descontração, e de acordo com o espírito da idade, verdadeiros mimos da alma transformados em desenhos.
      O livro é interessante e diferente. Os desenhos, trabalhados com traços precisos do seu mundo infantil, onde mostra as metades criança de João e as metades “fora do corpo”, que brinca com as metades do escritor.
     O livro tem ritmo iluminado. O menos é mais, porque traz movimentos com palavras marcantes, como seu espírito. É surpreendentemente criativo e atrativo:

“Sou a metade feliz / sou a metade triste // Sou a metade nu / sou a metade vestido // sou a metade sem olho / sou a metade com olho // sou a metade acordado / sou a metade dormindo // sou a metade com osso / sou a metade sem osso // Sou a metade
dia / sou a metade noite // sou a metade água / sou a metade fogo // Sou a metade
viva / sou a metade morta //Sou a metade pedra / sou a metade areia // Sou a metade bicho / sou a metade homem // sou a metade flor / sou a metade gente // sou a metade negro / sou a metade branco...”

    E a educadora Luíza de Teodoro declarou: “o grande santo João, contou-nos o novo mundo e o novo homem. Ainda pequeno João nos mostra agora, o que a infância pode ver do que somos. Bendito sejas João dos Santos”.
      Para comemorar a passagem do dia das crianças, nada melhor do que apresentar João que, com um lápis de cor, foi desenhando o mundo, onde as leitoras Júlia e Luísa habitam: o mundo da imaginação.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 59447


Outros títulos do mesmo autor

Artigos VERDADES E MENTIRAS: o livro Tânia Du Bois
Artigos PAREDES QUE FALAM Tânia Du Bois
Artigos PAISAGEM Tânia Du Bois
Artigos "Ó BELEZA! ONDE ESTÁ A SUA VERDADE?" Tânia Du Bois
Artigos ANTÔNIO OLINTO Tânia Du Bois
Resenhas LICÂNIA Tânia Du Bois
Artigos DANUZA LEÃO: Fazendo as malas Tânia Du Bois
Artigos SOBRE ABELARDO DA HORA Tânia Du Bois
Artigos ALÉM Tânia Du Bois
Artigos LUZ DE NEON: POESIA VISUAL Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 321 até 330 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Linda Mulher - valmir viana 59759 Visitas
Onde ? - Maria 59759 Visitas
Ninguém nunca está sozinho - Maria 59759 Visitas
No escuro da floresta - Maria 59759 Visitas
Meu canto - Ivone Boechat 59759 Visitas
Para Tom Jobim - Aldo Moraes 59758 Visitas
Muros - José Ernesto Kappel 59758 Visitas
Sua Vida - José Ernesto Kappel 59758 Visitas
Por que complicamos tanto? - Maria 59757 Visitas
O sol entristeceu - Maria 59757 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última