Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O rato que ruge
Conversa (des)afinada
Alexandru Solomon

Resumo:
Não é preciso um esforço excessivo de memória para lembrar que o fundo foi criado separando, como se fosse da coxa de Júpiter – num momento de alto superávit primário – determinada quantia.

O que mais parece fazer falta a Sua Excelência o ministro da Fazenda, Guido Mantega, é o senso do ridículo, já que seria descabido colocar em dúvida seu preparo teórico. Enquanto exerceu a função no governo do “nunca antes”, notabilizou-se por tentativas de segurar a inflação no gogó. Não contente com isso, experimentou fazer apostas tolas, como a de meados de dezembro do ano passado, afirmando que o superávit primário seria de 3,1% do PIB. Não há notícias de ele ter honrado a aposta perdida. Talvez esteja esperando por alguma mágica contábil redentora.
Revelou ao mundo entorpecido a existência de uma guerra de moedas, bem como de uma guerra comercial, como se estivesse descobrindo a pólvora, feliz por encontrar quem ecoasse esses achados.
Agora, na sua luta para segurar a valorização do Real – preocupação legítima – informa-nos que o FSB, nosso glorioso Fundo Soberano passará a operar no mercado futuro e de derivativos.
Esse fundo, nascido de parto induzido, encontrou mais uma utilidade, na sua tentativa de rivalizar com o Bombril. Não é preciso um esforço excessivo de memória para lembrar que o fundo foi criado separando, como se fosse da coxa de Júpiter – num momento de alto superávit primário – determinada quantia. Não que estivéssemos naquele momento com superávit nominal! Ao invés de usar esse dinheiro para abater uma dívida cara, soltamos uns cocoricós ufanistas e todo o mundo se alegrou e houve festejos como “nunca antes na economia desse pais”. Não foi esse, aliás, o único “swap cômico”. Ao quitar a dívida pouco onerosa com o FMI, preferimos as delícias da dívida a taxas Selic. (Algo como faria o genro com raiva da sogra que trocaria um empréstimo camarada dela por uma dívida com o agiota da esquina).
Pelo que se sabe, o FSB está abarrotado com ações da Petro e do BB. Não tem importância. Lá vai esse fundo guerreiro entrar no universo sem risco dos mercados futuros e dos derivativos. Sem risco de perdas, ainda conforme informou o ministro Mantega do alto de sua competência. Mesmo se o FSB dispusesse dos tais 19 bilhões de reais – cinco vezes o PIB da Groenlândia, sim senhor – fica difícil entender qual o peso que algo como 4% das nossas reservas exerceria. Apreciador da alavanca, assim como Arquimedes, Sua Excelência pede apenas um ponto de apoio para levantar o mundo, perdão, o dólar. Sem risco cela va sans dire. E já que o FSB não dispõe de dinheiro sonante, sobrou para o Tesouro, isto é o contribuinte, ou não? (ou será que o tal tesouro é uma fortuna enterrada na ilha de Monte Cristo?) Decerto os demais países que possuem fundos soberanos ainda terão muito que aprender com nosso ministro da Fazenda.


Biografia:
Alexandru Solomon, formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` e ´Bucareste`, contos e crônicas (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: asolo@alexandru.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 55529


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Odeio os indiferentes Alexandru Solomon
Artigos Regulação econômica ou bolivarianismo Alexandru Solomon
Artigos Tempestade na terceira casa decimal Alexandru Solomon
Artigos Realidade ingrata Alexandru Solomon
Crônicas Um banquete Alexandru Solomon
Poesias Eleições 2014 Alexandru Solomon
Artigos O primeiro debate dos presidenciáveis Alexandru Solomon
Crônicas Matemática Alexandru Solomon
Poesias Estreia Alexandru Solomon
Crônicas Relógio parado Alexandru Solomon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58552 Visitas
Estupro é crime e não opção! - Vander Roberto 58455 Visitas
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 58404 Visitas
A LUA É UMA FESTA - Saulo Piva Romero 58361 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 58351 Visitas
O estudo da História é vital para não ser escravizado - Vander Roberto 58229 Visitas
LABIRINTOS DA SOLIDÃO - Darwin Ferraretto 58222 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 58220 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 58141 Visitas
Paralisação nacional nas universidades federais - Flora Fernweh 58086 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última