Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Escrever é Remédio
Joseph Shafan

ESCREVER É REMÉDIO

"E se, desse ato de se voltar para dentro de si, desse aprofundamento em seu próprio mundo, resultarem versos, o senhor não pensará em perguntar a alguém se são bons versos. [...] Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade. É no modo como ela se origina que se encontra seu valor, não há nenhum outro critério".
Rainer Maria Rilke in "Cartas a um jovem poeta".

Um artigo de Jessica Wapner, publicado pela Scientific American (VI – 74), mencionou a pesquisa da neurocientista Alice Flaherty, do Massachussetts General Hospital e da Harvard University, confirmando os benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos, já aquinhoados por outros cientistas.
De fato, “além de servir como um mecanismo para aliviar o estresse, expressar-se pela escrita traz muitos benefícios fisiológicos”. As pesquisas apontam que escrever, além de “aprimorar a memória” e qualificar o sono, “estimula a atividade dos leucócitos” (inclusive reduzindo a carga viral em pacientes com aids, por exemplo), e até mesmo “acelera a cicatrização após uma cirurgia”.
Já um estudo publicado pela “Oncologist” afirma que “pacientes com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois do tratamento se sentiam muito melhor, mental e fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram e esse trabalho”. A neurocientista Nacy Morgan, principal autora desse estudo trabalha nas recomendações de incorporação de programas de redação na medicina preventiva para pacientes de câncer. Alguns hospitais começaram a hospedar blogs de pacientes-autores em seus websites à medida que os clínicos passaram a reconhecer seu valor terapêutico.
Alice Flaherty estuda tanto casos como a hipergrafia (desejo incontrolável de escrever) quanto o bloqueio criativo (inibição na escrita), bem como as motivações por trás das publicações na web. Flaherty explica que “localizado principalmente no centro do cérebro, o sistema límbico controla nossas motivações, sejam elas relacionadas à comida, ao sexo, ao desejo ou à resolução de problemas” e “que algo no sistema límbico fomenta o desejo de se comunicar”, concluindo que publicar na web “pode desencadear a liberação de dopamina, algo parecido com os estímulos que sentimos quando escutamos música, corremos ou apreciamos uma obra de arte.”
Tudo isso é muito positivo para incentivar ainda mais as pessoas a escrever. Escrever é uma forma de arte. A arte-educadora Ana Mae Barbosa, professora da USP, já afirmou que “a arte desenvolve a cognição, a capacidade de aprender” e que “a arte não tem certo ou errado. O importante na arte é poder ousar sem medo, explorar, experimentar e revelar novas capacidades”. Agora também sabemos que, além de desenvolvimento cultural, escrever e publicar é também remédio. Escrevamos, então!



Biografia:
Escrevo porque gosto de transmitir em palavras o que penso.
Número de vezes que este texto foi lido: 52830


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O futuro está em nossos pés Joseph Shafan
Haicais Valorosa Joseph Shafan
Poesias Condolências Joseph Shafan
Cartas Para Amy Joseph Shafan
Poesias As Noruegas de Adolf Laden Joseph Shafan
Crônicas Boa Semana (apesar dos programas de TV do domingo) Joseph Shafan
Infantil O Lobo e o Cabritinho: Joseph Shafan
Ensaios PAZ AOS DE BOA VONTADE Joseph Shafan
Crônicas Desarmamento Joseph Shafan
Haicais Ao sabor do vento Joseph Shafan

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 60.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69037 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57938 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57580 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55858 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55153 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55109 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54983 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54915 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54858 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54854 Visitas

Páginas: Próxima Última