Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Relações Trabalho e Saúde
Adalberto Romualdo Pereira Henrique


     O trabalho, na atualidade, reveste-se de muitos significados, dependendo da ciência que o traz como enfoque: Biologia, Física, Ciências Sociais, dentre outras.
     As várias escolas clássicas da teoria social encontram na categoria trabalho o elemento central para a compreensão das sociedades contemporâneas, compreendidas como “sociedades do trabalho”. É definidas em Marx, Durkheim e Weber.
     O reconhecimento da relação entre saúde e trabalho são antigos na historia, mudando apenas a forma de apreender esta relação e o modo de lidar com ela. Observa-se que somente considera nos campos de investigação e intervenção a comparação existente entre si e quando seus efeitos se tornam lesivos aos interesses da produção ou geram conflitos e resistências por parte dos trabalhadores. (GOMEZ et al, 1992).
     O processo de transformação da natureza feita pelos homens acarretou conseqüências para saúde, sofrendo grandes modificações no decorrer da história até chegar ao capitalismo que vivenciamos. Desde a antigüidade podem-se encontrar relatos de doenças advindas do trabalho. Os escritos de Hipócrates sobre a intoxicação saturnina em um mineiro possibilitaram estabelecer o sentido com a atividade laboral. Mas, já naquele momento a relação saúde-doença-trabalho não faziam parte das preocupações dos estudiosos da época, uma vez que a força produtiva era, em sua maioria, de escravos.
A idade média fora marcada pelo valor atribuído aos metais preciosos, fomentou observações quanto ao estado de saúde das pessoas envolvidas na extração mineral (MENDES, 1995).
     A importância atribuída aos metais prolongou-se por outros períodos históricos perpetuando os riscos à saúde. Desta forma, na idade moderna encontramos relatos de Georgius Agrícola (1556), que após o estudo de aspectos relacionados à extração e fundição de metais, destaca a “asma dos mineiros, cuja descrição dos sintomas e a rápida evolução sugerem tratar-se de silicose, eventualmente acompanhada de câncer de pulmão” (MENDES, 1995).
Em 1700 foi publicado o livro de Bernardino Ramazzini cujo título, “De Morbis Artificum Diatriba”, obra fundamental para a patologia do trabalho, onde são descritas as doenças que ocorrem em 50 diferentes ocupações da época. Ramazzini propõe, acrescentar-se às investigações médicas o questionamento sobre a ocupação (MENDES, 1995).
     Entre 1760 e 1850 desenvolveu-se a fase histórica que se tornou mais evidentes as conseqüências das más condições de vida e trabalho à saúde, pois neste período ocorria a Revolução Industrial, estabelecendo uma maior abrangência no modo de produção capitalista, foi produzido uma alteração profunda nas relações homem-natureza e homem-homem. Neste modelo apenas um grupo da sociedade apropria-se dos meios de produção, em detrimento da maioria que possuía parte de seu trabalho revertido em mais valia.(MENDES, 1995).
     No processo de trabalho onde o uso de maquinaria é hegemônico, dá-se a substituição das ferramentas artesanais e da força humana pelas máquinas.
     A inserção diferenciada nos processos produtivos determina formas desiguais de adoecer, portanto acrescentam uma carga de maiores riscos à saúde. Além, daqueles compartilhados entre a população em sua grande maioria, submetida às mesmas condições de vida. Dentro dos seus respectivos ambientes de trabalho, suas condições de organização provocam situações que determinam cargas diversas e sobrecargas aos trabalhos, quer em conjunto e/ou individualmente.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 52853


Outros títulos do mesmo autor

Artigos TERAPIA OCUPACIONAL NO ATENDIMENTO AMBULATORIAL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos HOSPITALIZAÇÃO NO BRASIL Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DESENVOLVIMENTO HUMANO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Poesias Reforma Sanitária Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Estudo de Caso - Terapia Ocupacional Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos DISLEXIA – Distúrbio de aprendizagem Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos A História da loucura no Brasil Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
um dia vamos colher rosas - Riz de Ferelas 31 Visitas
🔴 A arte de enganar - Rafael da Silva Claro 25 Visitas
O que uma viagem ao Atacama aos 70 me ensinou. - Rodrigo Nascimento 24 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 11 Visitas

Páginas: Primeira Anterior