Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ENSAIO LÚCIDO SOBRE A LOUCURA
Frâncel Marzork

Resumo:
Parte da Obra: "ENSAIO LÚCIDO SOBRE A LOUCURA".

ENSAIO LÚCIDO SOBRE A LOUCURA

A loucura deseja aquilo que no momento é valoroso, pazeroso, que eleva a uma satisfação pessoal mesmo que seja para alimentar o desejo coletivo. Ela quer a qualquer preço vivenciar essa experiencia nova, ou por mais uma vez experimenta-la. A iniciação do fato, ato, criação, começa com o desejo produzido pela loucura. Como se o Ser fosse atingido derrepentemente por uma flexa de um cupido, que vai gerar um louco desejo ardente. Toda revelação de se próprio, da ardencia deste desejo mostra-se através de uma erupção de palavras, olhares, gestos, atitudes e reações.
Se não há um desejo a ser revelado pela loucura ela se torna uma verdade ofuscada e oculta em seus sentimentos, não demostrando assim uma figura transparente em sua totalidade aparente, mas com um exteriotipo fragmentado e desgastado no seu prolongado tempo de existência e carência. É por isso que o louco só vai ser louco apartir de uma loucura revelada, da exposição do seu desejo ou da sua atuação na busca pela concretização deste desejo e na própria concretização do ato do conssumo.
Não há nada de errado em ser louco para atingir e sancionar suas vontades e desejos, desde que não venhamos ferir a nós mesmos, os princípios cristãos ou quebrarmos os princípios da razão no que tange ao relacionamento com o próximo e a natureza. O desejo da loucura vai ter exito no momento em que este louco Ser, tiver uma loucura pensante e não degradante, impulsiva. Obtendo uma consciencia do que é, de onde está, de onde se pode chegar através da loucura ativa pensante. Existe um caminho a ser percorrido até chegar na concretização do desejo, talvéz neste caminho de desafios a loucura se transforme numa intença coragem, determinação e fonte de equilíbrio.
A loucura acaba sendo um estado de consciencia sacralizado dentro do vies religioso, o santo é aquele que como se interpreta a palavra “hagios” é separado, sua estrutura de pensamento e ação é diferenciada das demais, nota-se sua loucura pelo seu modo de vivenciar o sagrado, que é o que tem mais valor na sua vida, é prazeroso sua confiança no Ser superior que rege e fundamenta sua vida.
A loucura convertida é a religiosidade em sua forma domada, domesticada, controlada. Hoje o que mais se vê nas igrejas protestantes são uma nova classe de pessoas que tem o maior prazer de falar de suas loucuras passadas, são os (ex), ex-drogado, ex-prostituta, ex-traficante, ex-homosexual, ex-depessivo, ex-bruxo, e por aí vai. Testemunham suas transformações e se revelam numa nova forma de viver, são loucos por Jesus, viciados no “pó-der” de Deus, no “baseado” na Bíblia.
No passado uma pessoa evangélica era um pouco discriminada, ninguem ousava se passar por um, mas hoje virou moda, status, isso depois das conversões de famosos. Pessoas que tinham tudo e não eram felizes, mas acabaram encontrando a felicidade na louca maneira Cristocentrica de viver dos evangélicos.
Como cristão eu fico a observar os atos de Cristo sobre a face da terra, Ele próprio diz que: “Deus usou as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias”, Jesus um homem que era chamado pela sociedade cheia da razão daquela época, de louco, glutão e beberrão. Que foi julgado por Simão, pelo fato de ter deixado uma prostituta enxer de beijos e carícias os seus pés, lava-los com suas lágrimas e enxugá-los com seus cabelos. Esse Jesus que vira as mesas dos cambistas, vendedores com suas barracas de bugingangas e animais em volta do templo, ele arranca o chicote e corre atras dos mercadores do templo expulssando-os, valoriza as mulheres numa época de desvalorização é tocado por uma mulher que era considerada imunda por ter uma hemorragia, cura no dia de sábado, come com pecadores, chama fariseus de hipócritas e a loucura da morte de cruz salva o mundo. A loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens.
Enquanto os judeus esperavam um messias que ia liberta-los a base da espada, da força, da rebelião, Jesus chega com um discurso totalmente inverso, dizendo para orar pelos que vos perssegue, servi o inimigo, se lhe baterem na face, ofereça a outra para bater, isso é loucura, tem que ser muito louco para vivenciar esses princípios num mundo hodierno, tem que ser cabra macho para andar com Cristo na vida, carregar um Jesus pindurado no peito é fácil difício é ter peito para levar Jesus.
O apóstolo Paulo diz que morrer é lucro para ele, porque o viver para ele é Cristo. Se vive, vive para agradar e servir a Cristo e se morrer é vantagem por entrar na glória com o Salvador. Muitos cristãos morreram nas arenas de Roma, mas enquanto um morria na arena, milhares se convertiam nas arquibancadas.
O que dizer sobre a fé que é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem. Ter fé não é ter esperança, é visualizar o não visto, como se já existisse, parece coisa de louco, mas é assim mesmo.


Biografia:
Frâncel Marzork: Mestrando Teologia e Educação Comunitária pela Faculdades EST-São Leopoldo RS,Especialista em Bioética pela UFLA-Lavras MG, Especialista em Docência do Ensino Superior EVATA-Viçosa MG,Formação em Ensino Religioso UNEB-Barreiras BA, Formação em Capelania UCEBRAS-Belo Horizonte MG, Teólogo, Filósofo,Professor,Escritor e Poeta. Sacerdote Metodista Wesleyano http://wwwfrancelteologiaereflexao.blogspot.com/
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios ENSAIO LÚCIDO SOBRE A LOUCURA Frâncel Marzork
Poesias ANDANÇAS Frâncel Marzork
Poesias FACE Frâncel Marzork
Poesias GUIRICEMA, HOJE AQUI... Frâncel Marzork
Poesias O SOM SEM RÍTIMO Frâncel Marzork
Poesias SIMPLESMENTE MENINA Frâncel Marzork
Poesias VARANDA PARA RUA Frâncel Marzork
Poesias MENTE SECA Frâncel Marzork
Poesias LÍNGUA QUENTE Frâncel Marzork


Publicações de número 1 até 9 de um total de 9.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56754 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55039 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54926 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última