Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Desplastificando um livro novo
Diario de um pai
joilson aleixo da Silva

Resumo:
Aprendendo sobre a importancia do livro

Diário de um pai: Desplastificando um livro novo

Querido Gabriel, hoje capturei a deliciosa sensação de abrir a embalagem de um livro novo. A primeira vista pode parecer uma bobagem. Mas é incrível como um livro pode satisfazer nossos sentidos.
Primeiro me vem a satisfação e gratidão pelo direito (mesmo parcelando no cartão) de adquirir um livro novo num país em que o hábito de leitura e compra de livros ainda não é (infelizmente) uma realidade tão expandida. Depois percebo o quanto este livro pode trazer coisas boas para mim:
1 – Não vou negar que é elegante entrar na livraria de um shopping e comprar um livro, não tem jeito...sempre fica um “arzinho” de vaidade, de orgulho próprio, uma leve sensação de poder, não sei explicar bem, deve ser algum sintoma que Werner Sombart não deixou claro em Capitalismo Moderno;
2 – Um livro novo não deve ser desembrulhado imediatamente, além de deselegante, é até demagogo. É preciso esperar um momento de tranqüilidade, de solidão, momentos importantes para nosso equilíbrio em dias tão corridos;
3 – Satisfazendo alguns sentidos:
3.1- Visão – Nem sempre o conteúdo é tão belo quanto a capa e vice-versa. Mas com os avanços gráficos os livros têm sido cada vez mais atraentes. São cada vez mais bonitos de se ler.
3.2 – Olfato – O que há demais em gostar do cheiro de livro novo? Tem gente que gosta do cheiro de carro novo, gosta do cheiro de móvel novo, roupa nova, caixa de chocolate fechada, buquê de flores, tem gente que cheira sapato novo, afinal devemos nos abrir para o novo...inclusive nosso olfato.
3.3 – Tato – Além da beleza visual da capa de um livro, vale a pena percorrer as mãos sobre o relevo das letras maiores, sentir a textura. É a segunda leitura que nós fazemos...quase que em braile. Enquanto tocamos podemos indagar: “como será feito essa capa?”:

                                                                                                                                             Produção gráfica e visual
O trabalho realizado pelos autores é aprimorado e cuidadosamente aperfeiçoado, primeiramente, do ponto de vista editorial por uma equipe de especialistas em editoração e revisão, e em seguida, por diagramadores, designers, ilustradores e capistas, profissionais experientes que desempenham um papel importante na etapa do desenvolvimento do projeto gráfico.
Fonte: http://www.editoravozes.com.br/publica.htm

Pois é meu pequeno Gabriel, um livro pode significar muita coisa. Mas o importante de tudo isso é o significado informativo que o livro representa. O livro (velho ou novo, bonito ou feio) tem a função de nos trazer mensagens diversas.

(...) é um revolucionário conceito de tecnologia de informação : não tem fios,circuitos elétricos, pilhas. Não necessita ser conectado a nada, nem ligado.É tão fácil de usar que até uma criança pode opera-lo. Basta abri-lo. Seu nome provem das inicias de Local de Informações Variadas, Reutilizáveis e Ordenadas – L.I.V.R.O.
                                                                     Millôr Fernandes

                        
Portanto adquira respeito a esse instrumento que tem se tornado cada vez mais democrático. Respeito não quer dizer que você deve seguir toda e qualquer ideologia apresentada num livro. Mas sim, compreender que tens o direito de conhecer primeiro para opinar depois.
Obtendo o hábito da leitura podemos manifestar a conexão AUTOR-LEITOR e daí podemos perceber a influencia mutua desses agentes. Quem LER também desenvolve o ato da ESCRITA. É como um ciclo beneficamente vicioso.
Por falar em benefícios, o livro que gerou este texto é:
O PODER DO AGORA de Eckhart Tolle. Já de capa me influenciou a te escrever, pois sei que se deixasse para depois meus pensamentos poderiam ser sumcubidos pelos eventos corriqueiros do dia-a-dia.
Agora iniciarei minha leitura e, claro, essa leitura futuramente será compartilhada com você em mais uma pagina de nosso diário.
Desejo-lhe discernimento, sabedoria e serenidade para saber colher, filtrar e utilizar as informações benéficas ao seu desenvolvimento moral e espiritual.
Apaixone-se pela vida, pelos detalhes. Leia o mundo com amor e este se manifestará como o teu guia. Te levará para os lugares dignos, para as leituras edificantes, para as palavras bem proferidas, para as escritas que se eternizam...
TE AMO...este é o titulo do livro sem letras e sem capa que te dedico...este é o livro escrito na pagina de cada um de nossos dias.


                                                                              Do leitor da vida:
                                                                                  PAPAI
                                                                      (Joilson Aleixo da Silva)


Biografia:
autor de: O Super-pai: A emergência de um novo modelo de paternidade
Número de vezes que este texto foi lido: 61760


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Meu presente para O Dia das Crianças joilson aleixo da Silva
Cartas Desplastificando um livro novo joilson aleixo da Silva
Cartas Meu último dia de aula joilson aleixo da Silva
Resenhas Considerações sobre o filme Sete Anos no Tibet Joilson Aleixo da Silva


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 62593 Visitas
Faça alguém feliz - 62575 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62564 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62561 Visitas
Idéais - valmir viana 62553 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62548 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62532 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 62530 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62520 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62511 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última